RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre promove Dia D “Direito Delas”, com serviços integrados e acolhimento às mulheres em Cruzeiro do Sul

Publicados

ACRE

Com foco no cuidado integral e na garantia de direitos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Juruá (Cramju), em Cruzeiro do Sul, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, realizou nesta, quinta-feira, 26, o Dia D “Direito Delas”, voltado às mulheres do município.

Intitulada “Dia D para Mulheres de Cruzeiro do Sul”, a ação reuniu diversos serviços voltados ao público feminino. Foto: Marcos Santos/ Secom

A ação, realizada na sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher no Juruá, das 8h às 13h, reuniu uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica e bem-estar, além de palestras educativas que reforçam a autonomia e a proteção das mulheres. A iniciativa contou com a presença de representantes dos órgãos que integram a rede de proteção nos municípios do Juruá, bem como de diversas instituições parceiras.

Serviços de manicure foram disponibilizados às participantes, promovendo cuidado e valorização da autoestima. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante todo o mês de março, uma série de ações vem sendo realizada em alusão ao Mês da Mulher, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres a serviços essenciais. A iniciativa promove acolhimento, orientação e o fortalecimento dos direitos, por meio de atendimentos integrados nas áreas de saúde, assistência social e jurídica.

Acolhimento e informação como ponto de partida

Logo nas primeiras horas da manhã, o espaço já recebia mulheres em busca de atendimento, orientação e cuidado. A programação iniciou com acolhimento e organização dos serviços, seguida da abertura oficial, com apresentação da banda do Exército e falas institucionais.

Objetivo é despertar o público feminino para seus direitos e aproximá-lo da rede de proteção e dos serviços disponíveis. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante o evento, as participantes tiveram acesso a atendimentos médicos, odontológicos, nutricionais, vacinação e testes rápidos, além de suporte psicológico e social por meio do Ônibus Lilás. Também foram oferecidas orientações jurídicas pelo Ministério Público, atualização do Bolsa Família e serviços de beleza.

A coordenadora do centro, Ane Monteiro, destacou a importância da ação para fortalecer a rede de proteção às mulheres:

“Hoje celebramos o Dia D dos Direitos das Mulheres, uma ação voltada ao fortalecimento feminino, com atenção especial às mulheres em situação de violência doméstica. Em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o governo do Estado do Acre, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher, oferecemos diversos serviços com o objetivo de promover acolhimento, orientação e empoderamento”, frisou.

Ação foi realizada na sede do Centro de Referência da Mulher Brasileira, ao lado da Vila da Marinha, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A gestora também explanou sobre o trabalho desenvolvido no Juruá por meio das ações voltadas ao combate à violência e ao feminicídio: “O Centro de Referência da Mulher Brasileira do Juruá é um importante ponto de apoio para mulheres vítimas de violência. Nosso trabalho é contínuo, com atendimentos psicológicos e sociais, contribuindo para o acompanhamento e o rompimento do ciclo da violência doméstica e fortalecendo a autonomia dessas mulheres”.

Ane Monteiro: “Convidamos a sociedade a comparecer e a aproveitar esta oportunidade.”. Foto: Marcos Santos/Secom

Compromisso do poder público com a dignidade e os direitos das mulheres

Entre as autoridades presentes e atuantes  na programação, a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, destacou que iniciativas como essa integram uma política pública contínua de valorização e fortalecimento das mulheres.

A iniciativa é resultado de uma importante parceria entre o governo do Estado, por meio do governador Gladson Camelí, e da vice-governadora Mailza Assis, e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, representada pelo prefeito Zequinha Lima, contando ainda com o apoio da Polícia Militar e do 61º Batalhão de Infantaria de Selva. A união de esforços fortalece as ações voltadas ao cuidado e à proteção das mulheres no município, com a perspectiva de expansão dos serviços para áreas rurais e vilas, sempre com foco no bem-estar da população, destacou.

Delcimar Leite: “Com os órgãos em união, as mulheres só têm a ganhar”. Foto: Marcos Santos/Secom

Entre os participantes, representando a Patrulha Maria da Penha, a sargento Maria Pinheiro destacou a importância da integração entre as instituições para ampliar o alcance das políticas públicas e fortalecer a proteção às mulheres.

A Patrulha Maria da Penha desempenha papel fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher, atuando no acompanhamento de vítimas com medidas protetivas, para garantir o cumprimento das determinações judiciais e prevenir a reincidência. Em parceria com a Secretaria da Mulher e toda a rede de apoio, o trabalho também inclui ações preventivas, como palestras, campanhas, rodas de conversa e grupos reflexivos. Essas ações são desenvolvidas por meio do 6º Batalhão da Polícia Militar, com foco na proteção, na orientação e no fortalecimento das mulheres, afirmou.

Maria Pinheiro: “Acreditamos que a educação e a prevenção são fundamentais. Ao informar crianças, homens, meninos e mulheres, disseminamos o conhecimento e, consequentemente, diminuímos os casos de violência”. Foto: Marcos Santos/Secom

A atividade foi enriquecida com ações autocuidado, palestras e oferta de serviços para as mulheres. “Nosso objetivo é oferecer serviços e incentivar o autocuidado feminino, fortalecendo as mulheres para que possam romper o ciclo da violência. Esse é um trabalho que já desenvolvemos e que hoje reforçamos, diante da necessidade de reduzir os casos de feminicídio e todas as formas de violência que ainda preocupam. Queremos que cada mulher entenda que é possível recomeçar. Por isso, o Estado e o município promovem este dia especial, com ações de acolhimento, empoderamento e valorização, incluindo atividades que fortalecem a autoestima, como cuidados pessoais, para que elas se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias”, disse Lúcia do Vale, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Atividades envolvem a conscientização do público masculino. Foto: cedida

Conhecimento que transforma vidas

A programação também contou com palestras educativas que abordaram temas essenciais, como pensão alimentícia, medidas protetivas, autonomia feminina, Lei Maria da Penha, primeiros socorros e saúde da mulher.

Programação também contou com palestras, entre elas a do Corpo de Bombeiros, que abordou o tema primeiros socorros. Foto: cedida

As orientações repassadas ao longo da programação contribuíram de forma significativa para informar e empoderar as participantes, ampliando o conhecimento sobre seus direitos e os caminhos para acessá-los. Por meio das palestras e atendimentos, as mulheres tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compreender os mecanismos de proteção disponíveis e fortalecer sua autonomia. A iniciativa também incentivou a busca por apoio junto à rede de atendimento, promovendo mais segurança, consciência e confiança para que possam romper ciclos de violência e construir novas perspectivas de vida.

Palestra sobre pensão alimentícia, medidas protetivas e autonomia feminina foi conduzida por Jamily Fontes, vice-presidente da OAB/AC – Subseção Vale do Juruá, e Michelle Matos, secretária-geral adjunta e presidente da comissão das mulheres advogadas. Foto: cedida

Vozes beneficiadas

Entre as mulheres atendidas, o sentimento predominante foi de gratidão e acolhimento. Para Gerbiana Damião, o acesso facilitado aos serviços contribui para que as mulheres despertem para seus direitos e fortaleçam sua autonomia.

Acredito que essa ação incentiva as mulheres a cuidar tanto da sua saúde física quanto da saúde mental. Durante as palestras, foi abordada a crescente e lamentável ocorrência de violência contra a mulher. Hoje, muitas mulheres são vítimas fatais apenas por serem mulheres, o que demonstra a extrema importância do evento. Algumas mulheres podem estar em relacionamentos abusivos sem perceberem. É crucial que possam identificar essa situação, analisando-a de uma perspectiva externa, contou.

Gerbiana Damião: “Busquei aqui atendimento psicológico, pois acredito que a área psicológica é fundamental. Eu mesma enfrentei a depressão após um diagnóstico de câncer de mama em 2016. Foi então que percebi a importância crucial da saúde mental em nossas vidas. Sem saúde mental, nada funciona”. Foto: Marcos Santos/ Secom

Outra participante, Aldenora Brígida, de 62 anos, que participou da ação e recebeu atendimento médico, ressaltou o impacto da iniciativa.

“Considero este dia muito importante, porque muitas vezes é difícil conseguir agendar consultas médicas e enfrentar as dificuldades de acesso aos serviços. Aqui, tivemos a oportunidade de receber atendimento gratuito, sem burocracia e com muita qualidade. Além disso, ter esse Centro no Juruá é essencial, pois ajuda as pessoas a conhecerem seus direitos. Muitas mulheres ainda não têm essa informação, e ações como essa orientam, fortalecem e mostram que existem órgãos preparados para ajudar a sair da violência doméstica. É algo realmente muito positivo”, disse emocionada.

Aldenora Brígida foi uma das beneficiadas e destacou, com entusiasmo, a importância do acesso facilitado ao atendimento médico e a segurança em contar com um espaço específico voltado ao acolhimento e cuidado das mulheres. Foto: Marcos Santos/Secom

Integração que gera transformação

O Dia D “Direito Delas” reforça a importância de ações integradas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, ampliando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo a rede de apoio no município.

A iniciativa evidencia o compromisso do governo do Acre em investir em políticas públicas que promovam qualidade de vida, proteção e autonomia feminina, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quantidade de energia furtada nos primeiros seis meses do ano poderia abastecer Cruzeiro do Sul por 45 dias 
Propaganda

ACRE

Polícia Civil do Acre participa de curso nacional de investigação de homicídios em Goiás

Publicados

em

Por

A Polícia Civil do Acre (PCAC) participou do 27º Curso de Investigação de Homicídios, realizado entre os dias 15 e 19, na Escola Superior da Polícia Civil de Goiás, em Goiânia. A capacitação foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reuniu profissionais de segurança pública de diversas unidades da federação para o aperfeiçoamento de técnicas investigativas voltadas à elucidação de crimes contra a vida.

Representantes da Polícia Civil do Acre participaram do 27º Curso de Investigação de Homicídios, promovido pela Senasp, em Goiás. Foto: cedida

Representando a Polícia Civil acreana, participaram do curso o delegado Marcílio Laurentino, titular das delegacias de Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, e a oficial investigadora de Polícia Ana Paula de Oliveira, lotada na Delegacia de Marechal Thaumaturgo.

A capacitação abordou metodologias modernas de investigação, produção de provas, análise de cenas de crime, inteligência policial e estratégias para o aumento da eficiência na resolução de homicídios, fortalecendo o trabalho desenvolvido pelas polícias judiciárias em todo o país.

Delegado Marcílio Laurentino e a investigadora Ana Paula de Oliveira participaram da capacitação promovida pela Senasp. Foto: cedida

Para o delegado Marcílio Laurentino, a participação no curso representa um importante investimento na qualificação profissional e no aprimoramento das investigações realizadas no Acre.

“Este curso possui grande relevância para a elucidação de homicídios no Estado do Acre, especialmente por proporcionar a troca de experiências e o acesso a técnicas atualizadas de investigação. Os resultados já demonstram a eficiência do trabalho realizado pelas nossas equipes. Em Rodrigues Alves estamos há um ano sem registro de homicídios, enquanto Marechal Thaumaturgo completa 11 meses sem ocorrências dessa natureza. Além disso, nos últimos três anos alcançamos 100% de resolutividade dos homicídios registrados nesses municípios, fruto de um trabalho investigativo sério, técnico e comprometido com a justiça e a segurança da população”, destacou o delegado.

O aperfeiçoamento constante dos profissionais da Polícia Civil integra a política de fortalecimento da segurança pública no Acre, garantindo que as equipes estejam preparadas para atuar com cada vez mais eficiência no enfrentamento à criminalidade e na prestação de serviços à sociedade acreana.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O perigo do planejamento perfeito: quando pensar demais impede você de avançar
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA