RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo promove projeto Tecnosfera para aproximar estudantes do futuro profissional

Publicados

ACRE

Olhares atentos, participações para lá de animadas e muita interatividade digital marcaram a tarde de centenas de alunos da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, na última sexta-feira, 28. Com foco em Inovação e Tecnologia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou a estreia do projeto Tecnosfera. O objetivo é aproximar os estudantes de escolas públicas do Acre do futuro profissional a partir do entendimento das áreas.

A ação é promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e o Instituto Mercosul Amazônia (IMA). O primeiro ciclo de atividades da iniciativa voltada à promoção de oportunidades de formação digital contou com palestras que apresentaram os conceitos de tecnologia, cultura digital e ferramentas educacionais, além de dinâmicas que trabalharam as diversas possibilidades profissionais que o universo da inovação oferece no atual contexto social.

Atividade foi realizada na Escola Armando Nogueira com centenas de alunos. Foto: Douglas Porto/cedida

Segundo Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, a ideia do Tecnosfera é despertar o interesse dos jovens para carreiras tecnológicas, fortalecer competências digitais e aproximar as unidades de ensino do Estado das mudanças que o mercado de trabalho passa com o surgimento de novas ferramentas. “O projeto aprofunda o mundo da tecnologia e inovação com a estratégia de fazer os alunos refletirem mais e de forma profunda sobre temas que fazem parte do dia a dia deles”, disse.

Para o chefe do Departamento de Inovações Educacionais da SEE, Anderson Melo, o projeto fortalece a política educacional do Estado ao alinhar escolas às tendências tecnológicas. “O Ministério da Educação já propõe a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] de Computação, e isso complementa o que se trabalha em sala. É fundamental. O aluno de hoje é digital e precisa compreender que tecnologia também é caminho para profissões e objetivos de vida”, completou.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou importância da tecnologia e inovação no futuro profissional dos jovens. Foto: Douglas Porto/cedida

Os estudantes também puderam conhecer mais sobre os cursos do Polo Digital da Seict. Pedro Freire, presidente do IMA, destacou que é preciso mostrar que tecnologia não é apenas entretenimento ou redes sociais. “Também oferecemos acesso à plataforma Alura para quem se destacou nas atividades, com até quatro meses de cursos na área. A ideia é que os estudantes percebam que o celular e a internet podem ser ferramentas para transformar a vida deles”, afirmou.

Coordenadora de Ensino da Escola Armando Nogueira, Cristiane Damião afirmou que a iniciativa faz com que os adolescentes e jovens consigam fazer um uso qualificado das ferramentas digitais. “Eles sabem mexer em vários aparelhos, aplicativos e redes sociais, mas aqui são estimulados a usar tecnologia para aprender, pesquisar e melhorar as notas. É um projeto lúdico, pensado para a realidade deles, e que ajuda na formação e no desenvolvimento dos nossos estudantes”, avaliou.

Aprovação dos alunos

As palestras interativas e o quiz gamificado da plataforma Educus, que permitiu participação em tempo real pelo celular, tiveram uma grande aprovação dos alunos. Eles elogiaram os conteúdos abordados na primeira parte da atividade na escola, que contemplou integrantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio, e a forma leve de entender melhor o universo no qual eles têm familiaridade. Já o segundo momento do projeto será realizado com alunos do 2º ano na próxima quarta-feira, 3.

Estudantes participaram de sorteios que deram premiações ao público. Foto: Douglas Porto/cedida

Maria Aparecida Félix afirmou que houve um impacto na visão que ela e os colegas têm sobre tecnologia. Esse projeto chegou em um momento decisivo. É importante demais para a gente que está terminando o Ensino Médio e pensando no futuro, que carreira vamos seguir e atuar pelos próximos anos. Gostei muito porque mostrou que tecnologia não é só TikTok e Instagram, mas um grande universo de possibilidades. Abriu os olhos para oportunidades de trabalho e estudo”.

Já Vitor Ian relatou que a dinâmica amplia o repertório e conecta a escola com o universo tecnológico em que os jovens já estão inseridos. “Aprendi novos métodos de como usar tecnologia nos estudos e na carreira, o que possibilita de nós potencializarmos o que temos de melhor. Eu gosto muito de audiovisual e percebi que a inovação tem tudo a ver com isso, está 100% integrada a essa área. É muito bom ter esse contato profundo e qualitativo dentro da escola”, finalizou ele.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Educação do Acre investe mais de R$ 14 milhões e leva manutenção escolar a áreas urbanas, rurais e indígenas
Propaganda

ACRE

Em Brasileia, encontro binacional debate políticas migratórias e fortalece cooperação na fronteira entre Brasil e Bolívia

Publicados

em

Por

Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, será realizado na próxima quinta-feira, 25, às 9h, o Encontro Binacional sobre Políticas de Migração, no Centro Cultural de Brasileia, localizado na Rua Vitória Salvatierra, nº 1.090, bairro Ferreira da Silva.

Evento reunirá autoridades, instituições e representantes da sociedade civil para discutir desafios e estratégias de acolhimento e proteção à população migrante na região de fronteira. Foto: divulgação

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reunirá representantes dos governos brasileiro e boliviano, das áreas de assistência social, saúde e educação dos municípios da regional do Alto Acre, instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública) sistema de segurança (polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Gefron), conselhos tutelares, acadêmicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater os desafios da mobilidade humana na região de fronteira, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas ao acolhimento, proteção e garantia de direitos das pessoas migrantes.

Durante a programação, serão discutidos temas como assistência humanitária, regularização migratória, proteção de grupos vulneráveis, acesso a serviços públicos, combate ao tráfico de pessoas e estratégias de cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios relacionados à migração.

Leia Também:  Educação do Acre sedia a 4ª formação do programa Criança Protegida

O encontro faz parte da 7ª Semana Estadual do Migrante, Refugiado e Apátrida e contempla duas importantes datas: o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, e o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho.

Programação:

24/06 – Assis Brasil

12h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem

25/6 – Brasileia

9h – Encontro Bifronteiriço Brasil/Bolívia

9h – Ciclo de palestras com representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH)

Consulado da Bolívia
Migração Bolívia

14h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem de Epitaciolândia

Serviço

Evento: Encontro Binacional sobre Políticas de Migração

Data: 25 de junho (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Centro Cultural de Brasiléia

Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090, Bairro Ferreira da Silva, Brasileia/AC.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA