ACRE
Imprensa tem até o dia 31 de outubro para veicular conteúdo para o 3° Prêmio de Comunicação do governo do Estado
ACRE
Os interessados em concorrer ao 3° Prêmio de Comunicação do Governo do Estado – Marcos Vicentti terão até o dia 31 de outubro para veicular conteúdos que podem ser inscritos para o prêmio.
As reportagens devem ser produzidas por profissionais da imprensa nos veículos de comunicação de jornalismo do estado do Acre, abrangendo jornal, rádio, telejornal, sites, portais. Além destas áreas, o prêmio terá este ano, a categoria foto amadora.
O prêmio idealizado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) premiará trabalhos jornalísticos que abordam as ações de governo e que sejam de interesse e relevância para a sociedade acreana, em suas mais diversas áreas, como: saúde, educação, cultura, cidadania, segurança pública, transporte, gestão pública, agricultura, esporte, direitos humanos, turismo, comunicação, produção, meio ambiente e ações sociais.

“A comunicação é um dos pilares mais importantes da democracia. É por meio dela que garantimos transparência, que damos voz à população e que construímos pontes entre o governo e os cidadãos. Esta é uma forma de reconhecer o trabalho incansável dos comunicadores, que com ética, sensibilidade e compromisso, ajudam a informar, fiscalizar e multiplicar as ações que desenvolvemos em prol do nosso Estado. Sempre faço questão de agradecer à imprensa, que cumpre um papel essencial: fiscaliza com responsabilidade, divulga com precisão e contribui para que nossas ações cheguem a quem mais precisa. O trabalho da comunicação é parte fundamental da construção de um Acre mais justo, mais transparente e mais próximo das pessoas. Esse prêmio é uma forma de agradecer a todos por estarem conosco nesta missão,” destacou o governador Gladson Camelí.
Este ano, o 3º Prêmio de Comunicação homenageia o fotojornalista Marcos Vicentti, que faz parte da história da imprensa acreana, tendo atuado nos principais jornais do estado do Acre. Reconhecido por seu talento e dedicação à fotografia, “Marcão” como era chamado pelos amigos, contribuiu não somente com os registros fotográficos de grande expressão, como também com o papel de ensinar, por meio de cursos de fotografia e sobre redes sociais. Além disso, Vicentti foi um grande incentivador do turismo ecológico. Em suas expedições, ele mostrou em suas fotografias, as riquezas naturais do Parque Estadual Chandless e da Serra do Divisor.
Marcos Vicentti deixa legado de luz e inspiração no fotojornalismo. Foto: Alisson Oliveira/Secom“Todos os anos a gente homenageava um profissional in memorian. Não tinha como a gente homenagear outra pessoa que não fosse ele, que trabalhou com a gente, participou dos lançamentos da primeira edição do prêmio gravando vídeo, participou da cobertura e por todo o seu legado profissional dentro da fotografia fosse ministrando curso, fotografando as agendas, matérias especiais, matérias com o governador”, destacou a secretária de Comunicação.
“Quero fazer uma menção especial ao legado do fotojornalista Marcos Vicentti, que nos deixou no ano passado, mas permanece vivo em cada imagem que capturou com olhar humano e profundo. Marcos não apenas registrava fatos, ele contava histórias, revelava sentimentos e compartilhava conhecimento com os colegas, sendo um verdadeiro multiplicador da boa comunicação”, pontuou Camelí.
Nayara Lessa, secretária de Comunicação, destaca o trabalho da equipe da rede de rádios Aldeia. Foto: Neto Lucena/SecomSobre a atuação de Vicentti no serviço público, a titular da Secom acrescentou: “O Marcão teve uma vasta experiência cobriu muitos chefes de Estado. Era um funcionário efetivo da Secom, então os motivos pra gente homenagear ele são inúmeros, por todo o profissionalismo, mas também acima de tudo pelo ser humano que ele era, pelo tratamento com os colegas, o cuidado. Então todas as homenagens são dignas para o ser humano que ele foi e que ele representou para todos nós”, ressaltou.
Durante a cerimônia de premiação, que será realizada no dia 27 de novembro de 2025, no Afa Jardim, às 19h30, a imprensa acreana conhecerá os ganhadores da 3ª edição do prêmio.
Para conferir o regulamento e todas as informações sobre o evento acesse o link: Regulamento-Premio-de-Comunicacao-Marcos-Vicentti
Fonte: Governo AC
ACRE
Fotojornalista acreano expõe Mostra Fotográfica Aurora Nubilosa no Salão Nobre do Tribunal de Contas
O fotojornalista acreano Diego Gurgel expôs na manhã desta terça-feira, 22, no Salão Nobre do Tribunal de Contas do Estado do Acre, a Mostra Fotográfica Aurora Nubilosa. Os registros detalham, sob um olhar sensível e técnico, um fenômeno natural que ocorre na Amazônia.
Mostra leva nome dado pelo fotojornalista. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA exposição contou com a presença da presidente da casa, Dulcinéia Benício, fotógrafos e comunicadores do Estado, além de amigos e familiares do fotojornalista. O objetivo de Diego era compartilhar os registros fotográficos feitos do fenômeno em algumas das suas expedições fotográficas.
Segundo Gurgel, o projeto se desenvolveu, quando saiu a convite dos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar os geoglifos presentes na Amazônia. O fotógrafo conta que, em momento posterior, estava analisando o material e percebeu a beleza que o acervo possuía.
Segundo Gurgel, o projeto se desenvolveu, quando saiu a convite dos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar os geoglifos presentes na Amazônia. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom“Eu estava olhando os arquivos e percebi no meio do acervo esse material incrível. Essas fotos são maravilhosas, porque exigem não só a técnica do fotógrafo, mas outros fatores como o tempo, já que esse fenômeno acontece em um período do dia”, explicou.
Diego contou que os registros começaram a ser feitos desde 2009, e que a ideia inicial era apenas fazer as fotografias dos geoglifos. O fotojornalista disse que durante os voos observou a paisagem e decidiu fazer os registros. “Fiz essas fotos nas primeiras horas do amanhecer, enquanto sobrevoávamos o local”, relembra.
Apesar de todas as fotografias carregarem as marcas do olhar sensível do profissional, Diego contou qual delas é a sua preferida: “É um quadro que está bem preenchido com a floresta, onde os raios solares fazem uma silhueta das copas das árvores. Nelas dá para ver o sol tocando as folhas, passando pelas árvores e rabiscando a paisagem. É uma foto muito interessante”.
Diego começou produzir os registros da Mostra desde 2009. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Dulcinéia Benício, comentou sobre a exposição e destacou a importância do trabalho realizado pelo fotógrafo no Acre. O Diego é um presente não apenas para o nosso estado, mas para o Brasil e o mundo. Nesse trabalho ele conseguiu trazer uma visão diferenciada e sensível da Amazônia e, em especial da aurora nubilosa”, salientou.
Para Dulcinéia é muito gratificante ver trabalhos como o de Gurgel sendo expostos no Tribunal. “É um trabalho magnífico, e veio num momento oportuno. Nesse dia também debateremos os problemas climáticos que afetam a região amazônica”, pontuou.
Fotógrafo Diego Gurgel acompanha a presidente do Tribunal de Contas durante exposição da mostra fotográfica. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomTácila Matos é estudante de comunicação e esteve presente na Mostra. Segundo ela, as fotografias oferecem para os visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Amazônia e os seus fenômenos por meio da fotografia.
Tácila Matos também estuda fotografia. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom“É um trabalho muito interessante porque ele registra um momento muito específico, um dos mais bonitos do dia. O registro passa a passa a sensação de um momento de respiração da natureza. É incrível como a fotografia nos aproxima de paisagens como essa”, salientou.
Juliane Ferreira, esposa de Diego Gurgel, celebrou a exposição fotográfica. “Eu fico extremamente orgulhosa, porque eu sei o quanto o Diego se dedica ao trabalho. A fotografia é mais do que um trabalho, é uma paixão para ele”, explicou.
Juliane comentou sobre a paixão do fotojornalista pela fotografia. Foto: Clemerson Ribeiro/SecomA mostra visual seguirá para outros lugares. Para aqueles que desejarem ver ou até mesmo adquirir alguns dos registros fotográficos, basta entrar em contato com o fotógrafo por meio das redes sociais.
Fonte: Governo AC
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeitura acompanha demandas da comunidade e avalia melhorias no Ramal da Água, na região do Quixadá
-
ESPORTES7 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
SEM CATEGORIA7 dias atrásPrefeito de Rio Branco prestigia celebração histórica pelos 64 anos de emancipação política do Acre
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
FAMOSOS6 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
FAMOSOS6 dias atrásHulk curte momento de relaxamento com a esposa em sauna, em casa: ‘Com meu amor’

