RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Valorização dos servidores fortalece a educação pública no Acre

Publicados

ACRE

A valorização dos profissionais da educação tem sido uma das prioridades do governo do Acre nos últimos anos. Por meio de investimentos e ações estruturantes, a gestão estadual vem promovendo avanços significativos que impactam diretamente a vida dos servidores e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino ofertado à população.

Servidores não docentes da rede estadual participam de formação promovida pela SEE, em uma iniciativa que fortalece a qualificação e a valorização profissional. Foto: Madilson Gomes/SEE

O conjunto de medidas inclui reajustes salariais, pagamento do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP), realização de concurso público, formação continuada, melhorias na infraestrutura escolar, ampliação dos serviços de atenção à saúde dos trabalhadores e fortalecimento da participação dos servidores não docentes na gestão educacional.

A política de valorização contempla professores e servidores não docentes, reconhecendo a importância de todos os profissionais que atuam diariamente nas escolas da rede estadual de ensino.

Reajustes e ganhos salariais históricos

Entre os principais avanços, o governo estadual garantiu um reajuste geral anual acumulado de 20,32%, aplicado em quatro parcelas de 5,08%, pagas entre 2023 e 2026. O percentual beneficia mais de 51 mil servidores públicos do Estado.

Governadora Mailza Assis participa da posse dos novos servidores da Educação, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento do quadro efetivo da rede pública. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além disso, entre 2022 e 2023, os profissionais da educação acumularam ganhos salariais de aproximadamente 75%, resultado dos reajustes e das políticas de valorização implementadas pelo Estado. Somente em 2021 e 2022, os abonos concedidos aos trabalhadores da educação somaram R$ 262 milhões, beneficiando mais de 14,5 mil servidores.

Uma das conquistas alcançadas em 2026 foi a ampliação e unificação do auxílio-alimentação, que passou de R$ 480 para R$ 800 mensais, beneficiando os servidores estaduais.

Concurso amplia oportunidades em todo o estado

Outro marco importante foi a publicação, em setembro de 2024, do edital do maior concurso público da história da educação estadual, destinado a profissionais docentes e não docentes dos níveis médio e superior. Foram ofertadas 3 mil vagas para professores de diversas disciplinas e profissionais de apoio administrativo educacional em diferentes funções, fortalecendo o quadro efetivo de servidores em todas as regionais do Acre.

“Estudei muito para conseguir estar aqui hoje, e esse dia para mim é muito gratificante”, explica Ícaro Lebre, empossado no apoio administrativo escolar.

Durante solenidade de posse realizada este ano, a governadora Mailza Assis ressaltou que a educação sempre foi prioridade na gestão. “Não há justiça social sem escola, professor valorizado e estrutura para se ensinar e aprender. Ser professor é plantar esperança e ajudar a construir humanidade a cada dia. Recebam essa missão nobre de servir ao povo acreano e construir um futuro melhor para milhares de estudantes. Estamos investindo em pessoas, em dignidade, em sociedade”.

Empossado como apoio administrativo educacional, Ícaro Lebre destaca que a dedicação aos estudos foi fundamental para conquistar uma vaga no maior concurso da história da Educação estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O governo do Acre tem trabalhado de forma permanente para valorizar os profissionais da educação, porque são eles que fazem a diferença no dia a dia das nossas escolas. Os reajustes salariais concedidos nos últimos anos, aliados à realização do maior concurso público da história da Educação estadual, demonstram o compromisso da gestão com o fortalecimento da carreira, a recomposição do quadro efetivo e a oferta de uma educação pública cada vez mais qualificada para a população acreana”, destaca o secretário de Estado de Educação e Cultura, Reginaldo Prates.

Leia Também:  Imprensa tem até o dia 31 de outubro para veicular conteúdo para o 3° Prêmio de Comunicação do governo do Estado

Formação continuada para quem faz a educação acontecer

Paralelamente aos investimentos financeiros, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), tem ampliado as oportunidades de formação inicial e continuada para os servidores da rede estadual.

As capacitações alcançam profissionais da capital e do interior que atuam nas zonas urbana e rural, incluindo professores, mediadores, secretários escolares, agentes de portaria, auxiliares de biblioteca, merendeiras, auxiliares escolares, coordenadores administrativos, pedagógicos e de ensino, além de outros trabalhadores que integram o apoio educacional das escolas.

Secretário de Estado de Educação e Cultura, Reginaldo Prates, destaca as ações de valorização e fortalecimento da carreira dos profissionais da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A iniciativa faz parte da política de valorização profissional do governo do Acre e busca fortalecer o clima organizacional, a convivência escolar e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Aprender não tem idade

Com 34 anos dedicados à educação, a auxiliar de portaria da Escola João Paulo II, Verinha Souza da Silva, de 63 anos, é uma das participantes das formações promovidas pela Secretaria de Educação.

Segundo ela, o acesso ao conhecimento representa uma oportunidade permanente de crescimento.

“Eu nunca quero ficar para trás. Não é a idade que define se a gente pode aprender ou não. O mundo muda, e a gente precisa acompanhar. Essa formação é maravilhosa”, afirma.

Auxiliar de portaria da Escola João Paulo II, Verinha Souza da Silva, de 63 anos, reforça que aprender não tem idade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Verinha também destaca a importância da inclusão dos servidores não docentes nos processos formativos.

“Eu me sinto lisonjeada e privilegiada. Muitas vezes, as formações são voltadas apenas para os professores, mas nós também somos educadores”, ressalta.

Saúde e bem-estar como prioridade

A valorização dos profissionais também passa pelo cuidado com a saúde física e emocional. Nesse sentido, a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da SEE tornou-se uma importante aliada dos servidores.

Atendimentos voltados ao bem-estar dos trabalhadores integram as ações desenvolvidas pela Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da SEE. Foto: Cedida

O setor oferece acolhimento psicológico, auriculoterapia, florais de Bach, ventosaterapia, quick massage e sessões em poltrona massageadora, entre outros atendimentos voltados à promoção da saúde.

As ações têm como objetivo reduzir os impactos do estresse, aliviar tensões emocionais e musculares e contribuir para uma rotina de trabalho mais saudável e equilibrada.

Mais participação na gestão escolar

A valorização dos servidores não docentes também avançou no âmbito da gestão democrática das escolas.

Uma das mudanças mais significativas ocorreu durante o processo eleitoral escolar de 2019, quando esses profissionais passaram a ter assegurado o direito de disputar cargos de gestão escolar em igualdade de condições com os professores.

Servidora não docente, Adriana Lima assumiu a gestão da Escola Estadual Samuel Barreira, resultado da ampliação da participação desses profissionais no processo de gestão democrática. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os candidatos habilitados participaram do processo de certificação organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, assumindo a gestão das escolas no período de 2019 a 2023, com possibilidade de reeleição e participação de novos candidatos para o mandato de 2024 a 2027.

Leia Também:  Ipem inaugura laboratório contra fraudes em bombas de combustíveis e passa por reestruturação de mais de R$ 2 milhões

A medida ampliou as oportunidades de participação e reconheceu a capacidade técnica dos servidores não docentes para contribuir diretamente com a administração das unidades escolares.

Adriana Lima, que tem contrato de apoio administrativo, assumiu seu segundo mandato na Escola Samuel Barreira e afirmou: “Com a experiência que temos o mandato fica mais leve e mais fácil conseguirmos atingir nossos objetivos. Tivemos muitas formações e teremos ainda mais”, comentou.

“Essa é a primeira vez que o Estado dá a oportunidade para os funcionários não docentes concorrerem ao processo eleitoral das escolas. Estamos muito satisfeitos, pois temos pessoas capacitadas para assumir o cargo”, destacou a servidora Admilde Santiago.

Servidora recebe atendimento de quick massage, uma das práticas oferecidas pela SEE para promover a saúde física e emocional dos trabalhadores da educação. Foto: Cedida

Prêmio Anual de Valorização e desenvolvimento profissional

Regulamentado pelo Decreto nº 8.100, de 23 de fevereiro de 2021, o VDP é pago em parcela única e contempla servidores docentes e não docentes, efetivos e temporários, em exercício nas escolas, na sede da SEE, nos núcleos municipais e em unidades especializadas em educação especial.

Não são contemplados os servidores cedidos para outros órgãos, aqueles que sofreram condenações em sindicâncias ou processos administrativos durante o período de aferição e os que ocupam exclusivamente cargos em comissão.

De acordo com a chefe da Divisão do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional da SEE, Jessika Silva, o benefício representa um importante instrumento de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores da rede estadual.

Professores da rede estadual participam de formação pedagógica, fortalecendo as práticas educacionais e a qualidade do ensino ofertado aos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Trata-se de um instrumento fundamental de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores da rede estadual de Educação, que valoriza o desempenho profissional, estimula o comprometimento com a qualidade dos serviços educacionais e fortalece a cultura de responsabilidade, mérito e melhoria contínua”, destaca.

Segundo ela, o prêmio reforça a política de valorização dos profissionais da educação no Acre.

“O prêmio demonstra o compromisso do Estado com a valorização do servidor, incentiva boas práticas profissionais e promove uma gestão educacional baseada em critérios de desempenho e responsabilidade. Dessa forma, não apenas valoriza o servidor individualmente, mas também contribui para a melhoria da qualidade da educação ofertada à sociedade acreana”, analisa.

Momentos de yoga e relaxamento integram as ações de promoção da saúde mental e da qualidade de vida dos servidores da Educação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Conforme prevê o decreto, o pagamento pode ser realizado até novembro do ano subsequente ao período de avaliação. O prêmio referente a 2025 está em análise e poderá ser pago até novembro de 2026.

Com o pagamento do VDP, o governo do Acre reafirma o compromisso de valorizar mais de 11 mil servidores que, diariamente, dedicam seu trabalho à educação pública em todas as regionais do estado.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas abre programação do Arraial Cultural

Publicados

em

Por

Considerado um dos maiores eventos juninos do Acre, o Arraial Cultural teve início na noite desta terça-feira, 23, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. Promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o evento se estende até o próximo domingo, 28, reunindo cultura, gastronomia, música e apresentações das principais quadrilhas juninas acreanas.

Arraial Cultural apresentará 18 quadrilhas juninas e shows de artistas regionais. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A abertura da programação contou com a escolha das realezas juninas e a apresentação de duas quadrilhas de Rio Branco, marcando o início do circuito estadual de quadrilhas juninas. A competição, realizada pela Liga do Acre de Quadrilhas Juninas, tem apoio da Fundação Garibaldi Brasil e do governo do Estado. 

População acompanhou de perto as primeiras apresentações da etapa estadual da competição junina. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A vencedora representará o Acre no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), programado para os dias 11 e 12 de julho, em Canaã dos Carajás, no Pará.

O presidente da FEM, Matheus Gomes, ressaltou a importância e a dimensão do evento para a cultura acreana. “O Arraial Cultural é um evento já consolidado no Acre e, com grande satisfação, estamos desenvolvendo mais uma edição desse grande evento. Esse é um arraial pensado para as famílias acreanas, com muita diversão e segurança para que todos desfrutem do melhor que temos a oferecer. O Arraial Cultural é sobre a alegria e a cultura do nosso povo”, afirmou.

Presidente da FEM, Matheus Gomes: “Nossas juninas são de grande excelência, não deixando a desejar para as de outros estados. Nossa cultura está muito bem representada”. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Junina estreante

A primeira apresentação da noite ficou por conta da junina Bagaceiros do São João, estreante no circuito estadual. Com apenas oito meses de atuação, o grupo levou ao público o espetáculo Te Entrego ao Céu, que narra a história de um casal apaixonado que se conhece na infância e, anos depois, se reencontra para fortalecer os laços do amor, sob as bênçãos de São João.

Primeira apresentação contou a história de um amor que perpassa gerações, abençoado por São João. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Formada majoritariamente por moradores do bairro João Eduardo, na Baixada da Sobral, a quadrilha reúne jovens e veteranos que acumulam experiências em outras companhias juninas e blocos carnavalescos.

Junina Bagaceiros do São João é estreante nas competições estaduais e foi a primeira a se apresentar. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A noiva do espetáculo, Patrícia Mendes, destacou o impacto positivo da arte na vida dos brincantes. “Para muitos, a dança junina é uma forma de terapia. Quando estamos ali ensaiando, dançando e nos apresentando, esquecemos dos nossos problemas e nos fortalecemos com essa expressão artística. Ver a emoção no rosto do público também é muito gratificante. É quando percebemos que todo o esforço para fazer um bom espetáculo vale a pena”, declarou.

Noiva da Bagaceiros do São João, Patrícia Mendes: “Ver a emoção no rosto do público também é muito gratificante”. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Tradição e renovação

A segunda apresentação da noite foi da Quadrilha Amor Junino, fundada em 2014, que levou à arena o tema Do Clique ao Pique. O espetáculo propõe uma reflexão sobre os impactos da tecnologia nas relações humanas e no cotidiano das crianças e jovens, resgatando brincadeiras tradicionais de quintal, rodas e esconde-esconde.

Amor Junino questiona a dominação das tecnologias na sociedade atual, substituindo brincadeiras e tradições antigas. Foto: Clemerson RIbeiro/Secom

Com figurinos inspirados em clássicos da literatura infantil, a apresentação trouxe referências a Alice no País das Maravilhas e ao Sítio do Picapau Amarelo, compondo um cenário alegre e nostálgico para o tradicional casamento junino.

Originária do bairro Recanto dos Buritis, no Segundo Distrito de Rio Branco, a Amor Junino recebeu em 2025 um importante reconhecimento institucional, ao ser declarada patrimônio cultural do Estado do Acre, por meio da Lei nº 4.538. A legislação reconhece a contribuição da quadrilha para a preservação e valorização das tradições culturais acreanas.

Apresentação da Amor Junino traça um paralelo entre a juventude do passado com a juventude atual. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Marcador da junina, Alexsandro Ferreira destacou o papel do grupo na formação de novos quadrilheiros. “Este ano estamos com 80% do nosso corpo de brincantes formado por novos integrantes, a maioria menores de idade e estreando no circuito junino. Temos um histórico de formar muitos quadrilheiros que descobrem o gosto pela arte em nossa companhia e, posteriormente, seguem trajetória em grupos maiores”, explicou.

Engajado com diversas manifestações de arte, Alexsandro é quadrilheiro, regente de fanfarra, DJ e capoeirista. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Participando da quadrilha há oito anos e envolvido em diversas manifestações culturais, Alexsandro também elogiou a estrutura oferecida pelo governo do Estado para a realização do evento. “A cada ano o Estado está se aprimorando e surpreendendo o público e nós, brincantes. Também parabenizo o trabalho de transmissão pelo YouTube, que eterniza nossas apresentações e permite que mais pessoas acompanhem esse trabalho”, destacou.

Com programação diária a partir das 18h, o Arraial Cultural prossegue até domingo, movimentando a economia, valorizando as tradições populares acreanas e fortalecendo a cultura junina no estado. 

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Correios anunciam fechamento de agência franqueada em Rio Branco
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA