RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Estudantes de Rio Branco embarcam para Brasília e iniciam jornada rumo à NASA e Disney

Publicados

SEM CATEGORIA

Seis estudantes da rede municipal de ensino de Rio Branco viveram, na noite desta terça-feira (21), um momento inesquecível ao embarcarem para Brasília, dando início a uma jornada internacional que inclui visitas à NASA e aos parques da Disney, nos Estados Unidos. A viagem é resultado do excelente desempenho escolar dos alunos, selecionados por meio de avaliação interna da rede municipal.

Antes do embarque, os estudantes foram recepcionados pelo prefeito Alysson Bestene, em encontro realizado no gabinete municipal. Acompanhados por pais, professores e coordenadores, os alunos compartilharam a expectativa pela experiência inédita, que une aprendizado, cultura e realização de sonhos.

WhatsApp Image 2026 04 21 at 21.47.55
“Concluímos a primeira etapa de um sonho: alunos selecionados pelo mérito terão a oportunidade de conhecer novas culturas e ampliar horizontes. A educação transforma vidas”, afirmou o gestor. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

Durante a recepção, o prefeito destacou o significado da conquista e o papel da educação na transformação de vidas. Segundo ele, o projeto foi idealizado ainda na gestão do ex-prefeito Tião Bocalom e agora se consolida como política pública permanente.

“Estamos concluindo a primeira etapa de um sonho. Esses alunos foram selecionados pelo mérito, pelo desempenho. É uma oportunidade de conhecer novas culturas e ampliar horizontes. A educação transforma vidas, e queremos continuar incentivando nossos estudantes a alcançar cada vez mais”, afirmou o gestor.

Após o encontro, o grupo seguiu para o aeroporto e embarcou rumo a Brasília, onde dará início aos trâmites necessários para a viagem internacional, incluindo a emissão de vistos.

WhatsApp Image 2026 04 21 at 21.47.58 12
“O programa permite aos alunos vivenciar na prática conteúdos da sala de aula, ampliando o aprendizado e o interesse pelo conhecimento. Novas edições devem ocorrer nos próximos anos”, destacou Kelce. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A secretária municipal de Educação, Kelce Nayra Paes, ressaltou a relevância pedagógica da iniciativa. “Esse programa permite que os alunos vivenciem, na prática, conteúdos trabalhados em sala de aula, ampliando o aprendizado e despertando ainda mais o interesse pelo conhecimento”, destacou. Ela também confirmou que novas edições devem ocorrer nos próximos anos.

Leia Também:  Reparo no sistema de abastecimento de água da estrada do bairro São Francisco é realizado sem interrupção no abastecimento

Entre os alunos selecionados está Ana Luísa da Silva, de 11 anos. Para a mãe, Veridiana Silva, o momento é de orgulho e reconhecimento pelo esforço da filha. “Ela sempre foi muito dedicada, nunca gostou de faltar aula e sempre se esforçou ao máximo. Ver esse resultado é emocionante. É um orgulho para nossa família e para o nosso estado”, afirmou.

WhatsApp Image 2026 04 21 at 21.47.59
“O estudo ainda é o melhor caminho. Pais, incentivem seus filhos todos os dias. Esse investimento nunca é em vão, é um futuro brilhante que está sendo construído”, asseverou Veridiana. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

Veridiana também reforçou a importância do incentivo familiar. “O estudo ainda é o melhor caminho. Pais, incentivem seus filhos todos os dias. Esse investimento nunca é em vão, é um futuro brilhante que está sendo construído”, asseverou.

Outra estudante contemplada, Yasmin Silva Matos, também celebrou a oportunidade. Ex-aluna da Escola Mariana da Silva Oliveira e atualmente na Escola Elisira dos Santos, ela destacou a emoção de participar do programa.

WhatsApp Image 2026 04 21 at 21.47.58 10
“Estou muito animada, é uma experiência incrível e muito especial. Esse projeto incentiva outras crianças a se dedicarem mais nos estudos. Ir para a Disney é um sonho de muitos”, disse Yasmin. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

“Estou muito animada, é uma experiência incrível. Aconteceu tudo muito rápido, mas é muito especial. Esse projeto incentiva outras crianças a se dedicarem mais nos estudos”, disse. Para ela, a viagem representa a realização de um sonho: “Ir para a Disney é o sonho de muitas crianças — e até dos adultos também”, frisou.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco alerta sobre desmoronamento no Ramal da Cooperativa de Frutas e já atua no local

A iniciativa contempla ainda professores da rede municipal, reconhecidos pelo desempenho pedagógico, que acompanharão os alunos ao lado de coordenadores. Ao todo, a comitiva inclui estudantes, educadores e responsáveis, reforçando o caráter coletivo da conquista.

Os seis estudantes selecionados representam diferentes escolas e bairros da capital acreana, refletindo a diversidade da rede municipal de ensino:

  • Yasmin Silva Matos – Escola Mariana da Silva Oliveira (Bairro Adalberto Sena)
  • Carlos Dawi da Silva de Mendonça – Escola Luiz de Carvalho Fontinelle (Bairro Bosque)
  • José Pedro Rebouças Felix – Escola Chico Mendes (Bairro Santa Inês)
  • Ana Luisa da Silva Montalvão – Escola Ismael Gomes de Carvalho (Bairro Tancredo Neves)
  • Kauã Victor Soliza da Silva – Escola Ilson Ribeiro (Bairro Ilson Ribeiro)
  • Miguel Lima da Costa – Escola Maria Lúcia (Bairro Morada do Sol)

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o programa tem como objetivo incentivar o protagonismo estudantil e valorizar o mérito acadêmico, promovendo experiências práticas que contribuam para a formação integral dos alunos.

WhatsApp Image 2026 04 21 at 21.47.55 1
A Secretaria Municipal de Educação informou que o programa busca incentivar o protagonismo estudantil, valorizar o mérito acadêmico e promover experiências práticas para a formação integral dos alunos. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A viagem oficial para os Estados Unidos, prevista para maio, incluirá visitas ao centro de pesquisas da NASA e aos parques da Disney, proporcionando vivências científicas, culturais e educacionais que prometem marcar a trajetória dos estudantes.

Entre familiares e alunos, o clima foi de emoção e expectativa. Para muitos, trata-se da primeira viagem internacional — um sonho que começa a se concretizar graças à dedicação aos estudos e ao incentivo à educação pública de qualidade.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Emurb intensifica serviços de manutenção e infraestrutura em Rio Branco neste sábado

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), mantém neste sábado (20) uma ampla frente de serviços em diferentes bairros da capital. As equipes atuam em ações de manutenção asfáltica, drenagem, remendo profundo, recuperação de vias e intervenções na rede coletora de esgoto, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade, a segurança e a qualidade de vida da população.

Pavimentação Asfáltica
As equipes atuam em ações de manutenção asfáltica, drenagem, remendo profundo, recuperação de vias e intervenções na rede coletora de esgoto. (Foto: Katiussi Melo/Secom)

Entre os serviços programados estão manutenções pontuais na Rua Barbosa Lima e na Rua Estado do Acre, na região da Base e do Centro; na Estrada Dias Martins, no bairro Chácara Ipê; na Rua Rio de Janeiro e na Estrada do Calafate, entre os bairros Floresta e Vila Betel; na Rua Senador Kairala, na Estação Experimental; na Rua São Matheus, no Floresta Sul; e também na Estrada do Calafate, no Portal da Amazônia.

As equipes do caminhão tapa-buraco também atuam na Avenida Norte, Avenida Central e Avenida Noroeste, no bairro Tucumã, além da Estrada do Aviário e da Travessa Santa Inês, atendendo as regiões do Aviário e Morada do Sol.

Foto pavimentação
Os trabalhos incluem ainda a recuperação de vias com remendo profundo na Rua Maestro Sandoval e na Rua Arco-Íris, no bairro Chico Mendes. (Foto: Katiussi Melo/Secom)

Os trabalhos incluem ainda a recuperação de vias com remendo profundo na Rua Maestro Sandoval e na Rua Arco-Íris, no bairro Chico Mendes. O serviço garante maior durabilidade ao pavimento e melhores condições de tráfego para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Leia Também:  Reforço na frota, ônibus climatizados e nova licitação: Em reunião na Câmara, Prefeitura de Rio Branco elenca compromissos com transporte público

Na área de drenagem, as equipes realizam intervenções na Rua Alcides Teixeira, no bairro Santo Afonso, dentro do Programa Mil e Uma Dignidade, e na Rua Maestro Sandoval, no bairro Vitória. Já na Rua Raimundo Targino, no bairro Rosa Linda, os serviços contemplam melhorias na rede coletora de esgoto.

De acordo com o encarregado de obras da Emurb, Nildomar Nunes, a atuação simultânea das equipes em diversas regiões da cidade é resultado do compromisso da gestão municipal em manter a capital bem estruturada e atender, com agilidade, as demandas apresentadas pela população.

Nildomar
“Estamos executando um trabalho planejado para alcançar o maior número possível de bairros, com intervenções que vão desde a manutenção asfáltica até serviços de drenagem e recuperação de vias”, destacou Nildomar. (Foto: Katiussi Melo/Secom)

“Estamos executando um trabalho planejado para alcançar o maior número possível de bairros, com intervenções que vão desde a manutenção asfáltica até serviços de drenagem e recuperação de vias. A orientação do prefeito Alysson Bestene é manter as equipes em campo, garantindo melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para quem utiliza as ruas da nossa cidade diariamente. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura cada vez melhor para os moradores de Rio Branco”, destacou Nildomar.

Leia Também:  Vereador Éber Machado cobra esclarecimentos sobre contrato da saúde e defende oitiva de ex-secretário

No Residencial Araçá, onde as equipes também realizam melhorias na infraestrutura urbana, a população comemora o atendimento de uma reivindicação antiga da comunidade. Morador da região, Graci Resende ressaltou a importância dos serviços e agradeceu o empenho da gestão municipal.

Graci Resende
“Hoje vemos o serviço sendo realizado com qualidade e excelência, trazendo mais dignidade para quem vive aqui”, disse Graci Resende. (Foto: Katiussi Melo/Secom)

“Essa era uma demanda que os moradores aguardavam há muito tempo. Hoje vemos o serviço sendo realizado com qualidade e excelência, trazendo mais dignidade para quem vive aqui. Todos nós somos gratos pelo trabalho das equipes da Emurb e pelo acompanhamento constante do prefeito Alysson Bestene, que tem demonstrado sensibilidade para ouvir a população e compromisso em atender as necessidades dos bairros. É uma satisfação ver que nossa comunidade está sendo valorizada”, afirmou.

Segundo a Emurb, a programação poderá sofrer alterações em razão das condições climáticas ou de demandas emergenciais identificadas durante a execução dos trabalhos.

Foto pavimentação
As ações fazem parte do cronograma permanente de manutenção urbana desenvolvido pela Prefeitura de Rio Branco. (Foto: Katiussi Melo/Secom)

As ações fazem parte do cronograma permanente de manutenção urbana desenvolvido pela Prefeitura de Rio Branco, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Alysson Bestene com a conservação da infraestrutura da cidade, a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA