A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta segunda-feira (22), um plantio simbólico no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A atividade fez parte das celebrações pelo Dia da Árvore, comemorado no último dia 21 de setembro, e marcou o início das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura e o TRE-AC.
O acordo foi assinado durante a Semana de Sustentabilidade do TER-AC e a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura em junho deste ano, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas de arborização e educação ambiental em diversos espaços da cidade.
Durante o evento, foi realizado o primeiro plantio de forma simbólica, já que o período atual, conhecido como verão amazônico, não é o mais adequado para a fixação de mudas devido à seca. A intensificação dos plantios está prevista para outubro, com a chegada das chuvas, contemplando áreas como a sede do TRE, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sindjus) e outros locais estratégicos.
Atividade marcou o início das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura e o TRE-AC. (Foto: Secom)
A secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Lima, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável do município.
“Esse é um passo fundamental para fortalecer a arborização urbana e a conscientização ambiental em nossa cidade. Mais do que plantar árvores, queremos semear a ideia de pertencimento e responsabilidade coletiva com os espaços públicos. A parceria com o TRE demonstra que, juntos, podemos construir uma Rio Branco mais verde e sustentável, alinhada ao compromisso da gestão do prefeito Tião Bocalom com o cuidado da nossa cidade e do meio ambiente”, afirmou.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro, que também participou da cerimônia, ressaltou a relevância da parceria entre os poderes na preservação ambiental e na promoção da qualidade de vida.
“A iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é extremamente positiva. Ações como esta incentivam as instituições a se comprometerem cada vez mais com a preservação do meio ambiente, pensando no bem-estar e na qualidade de vida das gerações futuras”, destacou a magistrada.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Unidade de Tratamento e Disposição de Resíduos, realizou, nesta quarta-feira (24), a primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Green Eletron.
A iniciativa representa um marco para o município, por ser a primeira coleta efetivamente realizada após a formalização da parceria. O acordo tem como objetivo fortalecer a implantação da logística reversa e assegurar a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e outros materiais descartados pela população.
A ação consolida um importante avanço nas políticas públicas ambientais de Rio Branco, contribuindo para a redução dos impactos provocados pelo descarte irregular desses resíduos e incentivando práticas sustentáveis alinhadas aos princípios da economia circular.
A logística reversa permite que materiais retornem ao ciclo produtivo para reutilização, reciclagem ou descarte adequado, reduzindo impactos ambientais como a contaminação do solo e da água. (Foto: Lucas Brito/Secom)
A logística reversa possibilita que os materiais retornem ao setor produtivo para reaproveitamento, reciclagem ou destinação final adequada, evitando a contaminação do solo, da água e outros danos ao meio ambiente.
O trabalho se soma a outras iniciativas desenvolvidas pelo Município, como o recolhimento de pneus inservíveis. Por meio desse projeto, cerca de 800 toneladas de pneus usados são encaminhadas anualmente para o estado de Mato Grosso, onde recebem a destinação apropriada.
As ações demonstram o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Esse momento é importante para Rio Branco, pois consolida o acordo de cooperação e garante o descarte correto dos resíduos”, destacou Camila. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo a engenheira ambiental e sanitarista Camila Cardozo, a primeira coleta concretiza o acordo de cooperação e representa um avanço para a conscientização da população sobre a importância do descarte correto.
“Esse momento é muito importante para Rio Branco porque, de fato, concretiza esse acordo de cooperação. Esses resíduos estão sendo descartados de maneira correta”, destacou.
Os resíduos eletroeletrônicos e as pilhas podem ser entregues nos ecopontos disponibilizados pelo Município, incluindo a unidade localizada no Horto Florestal. Depois de recolhidos, os materiais são separados e encaminhados para empresas especializadas.
A primeira remessa coletada em Rio Branco será enviada para Porto Velho, em Rondônia, onde receberá a destinação ambientalmente adequada.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com a preservação ambiental e com a implementação de políticas públicas que promovam a participação da população e mais responsabilidade no descarte de resíduos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.