RIO BRANCO
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Fagner Calegário defende valorização dos policiais penais e pede criação de comissão para visitar presídios do Acre

Publicados

POLÍTICA

Durante a sessão desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Fagner Calegário (Podemos), fez um pronunciamento em defesa da categoria dos policiais penais e sugeriu a criação de uma comissão de deputados para visitar as unidades prisionais do Estado.

O deputado iniciou seu discurso destacando a presença de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e dos policiais penais que acompanhavam a sessão. Ele propôs à Mesa Diretora que, ao final do pequeno expediente, a categoria pudesse se manifestar de forma pacífica no plenário.

A fala do parlamentar ganhou força ao mencionar a fuga de oito detentos registrada no último fim de semana no presídio de Cruzeiro do Sul. Segundo ele, o problema da segurança no sistema prisional não pode ser tratado com normalidade.

“O que está acontecendo? A gente vê que os presos fogem, mas não vemos notícias de recaptura. Não podemos normalizar essas situações. É preciso ouvir aqueles que estão no dia a dia, batendo cadeado, para entender o que realmente está acontecendo”, disse.

Leia Também:  Deputados destacam prioridades para a Lei Orçamentária de 2026 durante audiência pública na Aleac

Fagner Calegário lembrou ainda o compromisso assumido pelo governador com a valorização da Polícia Penal e ressaltou a necessidade de estruturar melhor a categoria. “Os colegas estão aqui reivindicando melhorias, pedindo a criação de um CNPJ que possibilite buscar mais investimentos e estrutura. Não dá para fingir que nada está acontecendo enquanto eles enfrentam as dificuldades do sistema”, reforçou.

Como encaminhamento, ele sugeriu a formação de uma comissão parlamentar para visitar os presídios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Jarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre

Publicados

em

Por

Na sessão desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo) manifestou apoio aos integrantes do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre e criticou o que classificou como falta de prioridade do governo estadual em relação às áreas essenciais.

Ao saudar os aprovados presentes nas galerias da Casa, o parlamentar afirmou que a importância da corporação precisa ser reconhecida com planejamento e investimentos adequados, sobretudo diante da proximidade do período de estiagem.

“Quando começar o verão e os incêndios se espalharem pelo Estado, é que vamos perceber a real importância do Corpo de Bombeiros. Mas isso se faz com antecedência, com planejamento e definindo aquilo que é prioridade”, afirmou.

Jarude relembrou que, durante a discussão do orçamento do Estado, apresentou uma emenda para ampliar os recursos destinados às forças militares, equiparando-os aos gastos previstos com a contratação de aeronaves, proposta que, segundo ele, não foi aprovada. O deputado argumentou que a ausência de reforço no efetivo poderá comprometer a capacidade de resposta da corporação em um dos períodos mais críticos para o Acre.

Leia Também:  Adailton Cruz destaca papel transformador do IFAC e homenageia reitor e servidores durante sessão solene

“Agora é muito difícil corrigir essas distorções, porque o orçamento foi aprovado no ano passado. Aos 45 do segundo tempo, não será possível contratar, treinar e preparar os bombeiros da forma que o Estado precisa”, ressaltou.

O parlamentar declarou apoio à mobilização em favor da convocação dos aprovados e afirmou que os militares devem ser tratados como prioridade pelo poder público.

Durante o pronunciamento, o deputado também contestou declarações de que a saúde pública estadual vive um momento positivo. Ele citou uma mensagem recebida de um morador de Xapuri relatando a falta de aparelho de raio-X no município e afirmou que é preciso reconhecer os problemas enfrentados pela população. “A gente não pode maquiar a realidade. Temos que falar dos problemas para que eles sejam resolvidos”, disse.

Por fim, Emerson Jarude criticou o que considera uma excessiva preocupação do governo com a disputa eleitoral de 2026, defendendo que a prioridade da gestão deve ser a solução das demandas da população acreana.

“Vamos resolver os problemas do povo e deixar a eleição para o seu devido momento. O foco precisa estar nas pessoas e nas necessidades do nosso Estado”, concluiu.

Leia Também:  Nova suspeita de planejar ataque contra Cristina Kirchner é presa

Texto: Mircléia/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA