ACRE
Sesacre promove simpósio sobre prevenção dos riscos ocupacionais em postos de combustíveis no Acre
ACRE
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o 1º Simpósio de Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis. O evento será realizado no auditório do Museu dos Povos Acreanos, a partir das 8h.
Com foco especial na exposição ao benzeno, substância invisível e altamente tóxica, associada a doenças graves como câncer e distúrbios hematológicos, o simpósio busca mapear riscos ocupacionais e fortalecer ações de prevenção em ambientes de trabalho.
“A Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com os sindicatos que representam a categoria, promove este momento de esclarecimento e troca de conhecimento voltado aos profissionais. O foco é a saúde do trabalhador e a exposição ao benzeno, um tema importante e delicado, que exige atenção para alertar e orientar aqueles que atuam nas unidades de distribuição de combustíveis e estão expostos a esse agente nocivo”, destaca Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Saúde.

A iniciativa reunirá vigilâncias de saúde, Cerests regionais, gestores, empresários, trabalhadores de postos e especialistas nacionais. O objetivo é promover a troca de experiências, aprimorar protocolos de segurança e reforçar a responsabilidade compartilhada entre trabalhadores, empregadores e poder público para reduzir a exposição a agentes nocivos.
“A principal característica do benzeno é ser um agente carcinogênico, capaz de causar câncer na medula, no cérebro, na pele e em diversos outros órgãos. A contaminação ocorre pela vaporização da substância, como durante o abastecimento de veículos, e não existe um nível seguro de exposição, qualquer contato pode levar ao desenvolvimento da doença. Na gasolina, a situação é ainda mais preocupante, pois não existe combustível livre de benzeno”, explica o palestrante e referência nacional em saúde do trabalhador, Alexandre José Jacobina.
A programação inclui palestras, rodas de conversa e atividades práticas, como inspeções sanitárias simuladas, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado e troca de conhecimento para melhorar a proteção à saúde no setor.

“Muitos trabalhadores estão expostos a riscos à saúde, e discutir temas como a exposição ao benzeno é fundamental para a Secretaria de Saúde. Com esse trabalho, conseguimos promover a saúde de forma efetiva. Nosso objetivo é fortalecer a vigilância em saúde, prevenindo doenças e protegendo a vida dos profissionais”, destaca o gerente do Cerest, Fernando de Abreu.
O presidente do Sindicato dos Trabalhares dos Postos de Combustíveis do Acre, Plínio Calixto, enfatiza a importância do simpósio para a conscientização da categoria. “A maioria de nós, trabalhadores dos postos de combustíveis, não tem o conhecimento adequado a respeito da nossa saúde enquanto trabalhador. E, com essa iniciativa, estamos aqui para adquirir essas informações, agregar conhecimento e repassar para os nossos colegas”, finaliza.
Fonte: Governo AC
ACRE
Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no programa Jovem Senador 2026
A estudante Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, é a grande vencedora acreana do Concurso Jovem Senador 2026 e representará o estado em Brasília durante a Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal, entre os dias 17 e 21 de agosto.

Yasmin conquistou o primeiro lugar no concurso de redação com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, destacando-se entre os participantes de todo o estado.
A vencedora receberá passagens aéreas e um troféu, além da oportunidade de vivenciar o cotidiano do Senado Federal. Os professores orientadores também são contemplados com viagem, hospedagem, alimentação, notebook e certificado de participação.
O segundo lugar ficou com Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, de Sena Madureira, enquanto Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, de Cruzeiro do Sul, conquistou a terceira colocação.

As escolas das estudantes classificadas em segundo e terceiro lugares receberam exemplares da coleção de livros do Senado Federal, já encaminhados às unidades de ensino.
O Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de ampliar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
No Acre, a iniciativa é coordenada pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) e pela Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
Para a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, professora Euresty Abreu, o envolvimento das escolas e dos professores orientadores foi fundamental para o sucesso da iniciativa.

“A participação efetiva de cada escola foi essencial para o fortalecimento e o êxito do programa. Destacamos, de forma especial, o importante trabalho desenvolvido pelos professores orientadores, cuja dedicação incentivou os estudantes à pesquisa, à reflexão e ao desenvolvimento da consciência cidadã, revelando grandes talentos em nossas escolas”, ressaltou.
Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes selecionados participam de uma programação intensa, com debates, palestras e atividades que simulam o trabalho parlamentar. Os professores orientadores acompanham as ações por meio de visitas guiadas e momentos formativos. A participação integral é requisito para o recebimento das premiações e certificações concedidas pelo programa.
Trajetória dos jovens senadores do Acre
Desde 2008, o Acre já contou com diversos representantes no programa nacional. Confira os estudantes que levaram o nome do estado ao Senado Federal:
2008 – Lucas Costa Vichinsk – Colégio Acreano, Rio Branco;
2009 – Francisca Eline Pereira de Queiroz – Escola Kairala José Kairala, Brasiléia;
2010 – José Vange do Nascimento Alves – Escola Professora Clícia Gadelha, Rio Branco;
2011 – Alex Uilian Almeida de Alencar – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2012 – Ana Cristina Pinto do Nascimento – Escola Jovem Boa União, Rio Branco;
2013 – Aline da Conceição Andrade – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;
2014 – Maria Carolina da Silva Wiciuk – Escola Jornalista Armando Nogueira, Rio Branco;
2015 – Eduarda Moura Pinheiro – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2016 – Soraia de Freitas Barbosa – Escola José Ribamar Batista, Rio Branco;
2017 – Sarah Evellyn Oliveira Borges – Escola José Rodrigues Leite, Rio Branco;
2018 – Giulia Lima Mendes – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2019 – Bruna Luiza Souza Silva – Colégio Militar Dom Pedro II, Cruzeiro do Sul;
2022 – Ana Beatriz de Freitas Amorim – Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, Cruzeiro do Sul;
2023 – Ana Sophie Silva dos Santos – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;
2024 – Eglaíny Inácio da Silva – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;
2025 – Nicoly Ketlen Silva Mendonça – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
POLÍTICA3 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
ACRE3 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
POLÍTICA3 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
ACRE3 dias atrásDurante Semana do Clima em Londres, Acre avança para garantir valor máximo a seus ativos ambientais e acelerar benefícios à população

