RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Recepção acreana gera experiências positivas a visitantes do Salão do Turismo

Publicados

ACRE

A recepção calorosa dos acreanos é uma das marcas registradas no estande do Acre, no Salão do Turismo, em São Paulo (SP). O evento que reúne destinos turísticos de todo o país tem gerado experiências positivas para os visitantes do estande do estado, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

Roleta premiada disponibiliza brindes do estado para visitantes do estande do Acre. Foto: Bruno Moraes/Sete

Entre os atrativos, a roleta premiada e produções acreanas como a cachaça de jambu têm ganhado o público. Em visita ao estande, Elizabeth Andrade aproveitou para experimentar a bebida. “A nossa curiosidade em conhecer o Norte foi muito grande. Fomos muito bem recepcionados no estande aqui do Acre e estamos ansiosas para conhecer todas as cidades e as aventuras de vocês. A cachaça é maravilhosa”, disse.

Elizabeth Andrade experimentou produções acreanas no Salão do Turismo. Foto: Bruno Moraes/Sete

Natural de São Paulo, Alexandre Rocha revelou que tem como meta conhecer todos os parques nacionais brasileiros e que o Parque Nacional da Serra do Divisor está entre os roteiros almejados. “Sou aqui de São Paulo. Vim conhecer o primeiro estande aqui do Salão do Turismo, do Acre, fiquei muito feliz com a recepção da Claudia Jorge [servidora da Sete]. Ela me atendeu super bem aqui no estande e, com certeza, pretendo conhecer a Serra do Divisor, mais um parque nacional do nosso Brasil”.

Visitante Alexandre Rocha revelou interesse em conhecer o Parque Nacional da Serra do Divisor. Foto: Bruno Moraes/Sete

Acre no Salão do Turismo

No Salão do Turismo, o Acre apresenta diversidade de roteiros, como a Rota Conheça Rio Branco, com a presença da prefeitura municipal. Nesta edição, a Prefeitura de Xapuri também está presente no estande do estado, apresentando a marca turística do município. O turismo de base comunitária da comunidade Crôa e do Parque Nacional da Serra do Divisor, iniciativas apoiadas pelo Programa Redd+ Early Movers (REM), também são apresentados no Salão.

Ministro do Turismo, Celso Sabino, visitou o estande do Acre. Foto: Bruno Moraes/Sete

Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, destacou a importância da presença do estado na feira. “Mostrar as nossas experiências turísticas, a gastronomia e o artesanato é reafirmar o potencial do Acre. Somos um estado rico em cultura e diversidade e temos muito a mostrar. Com certeza, será uma feira de bons resultados e novos negócios firmados.”

Equipes das prefeituras de Rio Branco e de Xapuri, além da Fecomércio/AC, também participam do evento. Foto: Bruno Moraes/SeteFoto: Bruno Moraes/Sete

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, destacou o potencial turístico do estado no evento.

Rabada no tucupi foi receita escolhida para representar o Acre, no programa Cozinha Show, do Senac. Foto: Bruno Moraes/Sete

Feirão do Turismo

Este ano, a 9ª edição do Salão Nacional do Turismo – Conheça o Brasil, é realizada em São Paulo (SP), entre 21 e 23 de agosto. Segundo o Ministério do Turismo, o Feirão do Turismo, que ocorre simultaneamente ao Salão, disponibiliza ofertas especiais para viagens em todo o país, com condições de crédito exclusivas para o público do feirão. Clique aqui e acesse as ofertas do Feirão do Turismo.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No Mês do Servidor, governo promove palestra sobre educação com especialista na área
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Governo divulga cronograma de convocações e relação atualizada de exames médicos para posse de 2.612 professores da rede estadual
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Acre conquista 2º lugar em ranking de execução de repasses para obras no sistema penitenciário brasileiro
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA