RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Vice-governadora Mailza prestigia desfile de 7 de Setembro em Cruzeiro do Sul e reforça defesa da democracia

Publicados

ACRE

A Praça Orleir Cameli e a Avenida Rodrigues Alves ficaram tomadas pela população de Cruzeiro do Sul, neste domingo, 7, durante o desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil.

Representando o poder Executivo, a vice-governadora Mailza Assis participou do ato em carro aberto do Exército, ao lado de autoridades civis e militares, e reforçou a defesa da democracia e do espírito patriótico.

Ao lado de autoridades, Mailza desfilou em carro aberto na Avenida Rodrigues Alves Foto: Neto Lucena/Secom

“Esse é o momento da gente comemorar, refletir sobre a independência e valorizar esse marco histórico do nosso Brasil. Reconhecer as dificuldades, mas também valorizar as conquistas e resgatar o sentimento de pátria que nós tanto precisamos. A democracia é necessária, principalmente em tempos turbulentos, e hoje é um dia de celebrar a paz, o equilíbrio e o respeito ao próximo”, afirmou Mailza, que pela manhã também havia acompanhado o desfile em Rio Branco.

Vice-governadora Mailza prestigiou desfile ao lado do prefeito Zequinha Lima

Ao lado da vice-governadora estiveram o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, a vice-prefeita Delcimar Leite, o coronel de infantaria Gustavo Moreira Matias, comandante do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva, a coronel Marta Renata da Silva Freitas Alves, comandante-geral da Polícia Militar do Acre, e o coronel Charles da Silva Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Desfile militar e cívico

A solenidade teve início com o desfile das três Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, seguidos pelas forças auxiliares: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Em seguida, foi a vez do desfile cívico, que reuniu estudantes das redes municipal e estadual de ensino, além de entidades da sociedade civil organizada.

Desfile destacou o papel das Forças Armadas e das instituições civis na construção do país. Foto: Neto Lucena/Secom

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância do ato para os cruzeirenses. “Setembro é um mês especial para nós brasileiros, em que celebramos a independência, a liberdade e a democracia. Este ano, vemos não só as instituições militares, mas também as escolas e a participação massiva do nosso povo, o que engrandece ainda mais a festa”, disse.

Orgulho da população

Moradores de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos prestigiaram o desfile em clima de festa e emoção. A estudante Raquel da Silva Barbosa, recém-chegada de Porto Walter, participou pela primeira vez da celebração na cidade. “Vim de mudança para cursar faculdade aqui e aproveitei para vir. É uma festa bonita, estou gostando muito”, relatou.

Alunos de escolas municipais e estaduais se apresentaram durante desfile Foto: Neto Lucena/Secom

Já Alciete Mesquita da Silva levou toda a família para assistir ao filho, de 21 anos, desfilar pelo Exército. “É o segundo ano que ele participa. No primeiro eu não consegui ver, mas desta vez a família inteira veio prestigiar”, contou, emocionada.

Símbolo de patriotismo

O desfile de 7 de Setembro em Cruzeiro do Sul reforçou o sentido de unidade nacional, com apresentações que lembraram o processo histórico da independência e o papel das Forças Armadas e das instituições civis na construção do país.

Forças Armadas desfilaram no 7 de setembro Foto: Neto Lucena/Secom

Mailza concluiu ressaltando o valor da presença popular. “Cruzeiro do Sul realiza uma festa linda, marcada pela participação da população. É uma das datas mais importantes para nós, brasileiros, e fico feliz em celebrar esse momento ao lado do povo do Juruá.”

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Procon e Tribunal de Justiça firmam cooperação para fortalecer combate ao superendividamento no Acre
Propaganda

ACRE

Em Brasileia, encontro binacional debate políticas migratórias e fortalece cooperação na fronteira entre Brasil e Bolívia

Publicados

em

Por

Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia na construção de políticas públicas voltadas à população migrante, será realizado na próxima quinta-feira, 25, às 9h, o Encontro Binacional sobre Políticas de Migração, no Centro Cultural de Brasileia, localizado na Rua Vitória Salvatierra, nº 1.090, bairro Ferreira da Silva.

Evento reunirá autoridades, instituições e representantes da sociedade civil para discutir desafios e estratégias de acolhimento e proteção à população migrante na região de fronteira. Foto: divulgação

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reunirá representantes dos governos brasileiro e boliviano, das áreas de assistência social, saúde e educação dos municípios da regional do Alto Acre, instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública) sistema de segurança (polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Gefron), conselhos tutelares, acadêmicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater os desafios da mobilidade humana na região de fronteira, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas ao acolhimento, proteção e garantia de direitos das pessoas migrantes.

Durante a programação, serão discutidos temas como assistência humanitária, regularização migratória, proteção de grupos vulneráveis, acesso a serviços públicos, combate ao tráfico de pessoas e estratégias de cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios relacionados à migração.

Leia Também:  Procon e Tribunal de Justiça firmam cooperação para fortalecer combate ao superendividamento no Acre

O encontro faz parte da 7ª Semana Estadual do Migrante, Refugiado e Apátrida e contempla duas importantes datas: o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, e o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho.

Programação:

24/06 – Assis Brasil

12h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem

25/6 – Brasileia

9h – Encontro Bifronteiriço Brasil/Bolívia

9h – Ciclo de palestras com representantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH)

Consulado da Bolívia
Migração Bolívia

14h – Visita técnica e roda de conversa com os migrantes acolhidos na casa de passagem de Epitaciolândia

Serviço

Evento: Encontro Binacional sobre Políticas de Migração

Data: 25 de junho (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Centro Cultural de Brasiléia

Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090, Bairro Ferreira da Silva, Brasileia/AC.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA