RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Vereadora Elzinha Mendonça solicita ações de prevenção à gravidez precoce

Publicados

SEM CATEGORIA

A vereadora Elzinha Mendonça (PP), em pronunciamento na sessão de terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco, destacou dois temas diretamente relacionados à proteção da população de Rio Branco: a gravidez precoce entre adolescentes e as condições do transporte público da capital.

Ao iniciar sua fala, a parlamentar chamou a atenção para os dados recentes do Ministério da Saúde e do IBGE que apontam 113 bebês nascidos de meninas de 14 anos no Acre em 2025, sendo 35 desses casos registrados em Rio Branco. Para Elzinha, os números refletem um cenário que exige atuação contínua e integrada das instituições.

Ela citou iniciativas já em andamento, como a Lei Estadual nº 4.580, que criou o Programa Adolescente Consciente, ampliando o acesso a métodos contraceptivos de longa duração, e as qualificações técnicas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para implementação de implantes contraceptivos. No entanto, reforçou que as medidas ainda são insuficientes diante da complexidade do problema.

A vereadora solicitou que a Prefeitura desenvolva um programa municipal robusto de prevenção à gravidez precoce, com foco especial em meninas entre 13 e 15 anos. Entre as ações sugeridas, destacou atividades educativas nas escolas, abordagens nas Unidades Básicas de Saúde e trabalho social nas comunidades mais vulneráveis.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco leva mais arborização e qualidade de vida à Praça do Aroeira com plantio de 150 mudas

Em seguida, Elzinha abordou a situação do transporte público de Rio Branco, relatando episódios recentes que colocaram em risco a segurança dos usuários. Ela mencionou a quebra de um ônibus na Ponte Metálica, que chegou a bloquear o trânsito e dificultar a passagem de uma ambulância, além de outro caso em que a porta de um veículo se abriu durante o trajeto, provocando a queda de uma mulher e de uma criança.

Segundo a vereadora, esses fatos levaram o Ministério Público a intervir e solicitar providências à empresa responsável. Para ela, os episódios evidenciam a necessidade de maior atenção à manutenção da frota e de medidas preventivas.

Elzinha solicitou que a RBTrans e a Prefeitura de Rio Branco apresentem relatórios transparentes sobre as condições reais dos ônibus, informando quais veículos passaram por manutenção, quais estão aptos à circulação e quais ações estão sendo adotadas para evitar novos acidentes. Ela reforçou ainda a necessidade de intensificar a fiscalização.

Por fim, a parlamentar afirmou que os temas discutidos têm em comum o compromisso com a proteção da vida e a garantia de direitos, e reiterou que a Câmara Municipal segue à disposição para dialogar, acompanhar e cobrar medidas necessárias para melhorar a qualidade de vida da população.

Leia Também:  Vereador João Paulo celebra 94º Círio de Nazaré em ato solene na Câmara Municipal

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Rio Branco Torce Junto celebra classificação do Brasil com vitória de 3 a 0 sobre a Escócia

Publicados

em

Por

A torcida rio-branquense fez festa na Praça da Revolução na noite desta quarta-feira (24), durante mais uma edição do Rio Branco Torce Junto, promovido pela Prefeitura de Rio Branco. O público acompanhou em telão a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, em uma noite marcada por emoção, lazer e integração entre as famílias.

Foto: Marcos Araújo/Secom
Uma noite marcada por emoção, lazer e integração entre as famílias. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Com o resultado, a Seleção Brasileira garantiu o primeiro lugar na chave e avançou à próxima fase da competição. O primeiro gol saiu logo aos sete minutos de jogo, com Vinicius Júnior abrindo o placar. Já nos acréscimos da primeira etapa, o atacante voltou a balançar as redes, ampliando a vantagem da equipe brasileira e levando os torcedores presentes ao delírio. No segundo tempo, aos 15 minutos, Matheus Cunha marcou o terceiro gol e confirmou a vitória brasileira.

Além da transmissão da partida, a Prefeitura preparou uma estrutura com segurança, monitoramento, espaço para crianças, atrações culturais e sorteios para o público. Durante a programação, foram sorteados seis prêmios de R$ 200 via Pix e uma televisão de 50 polegadas, animando ainda mais os participantes.

Foto: Marcos Araújo/Secom
Foram sorteados seis prêmios de R$ 200 via Pix e uma televisão de 50 polegadas. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A noite também contou com a comemoração do aniversário do prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, celebrada junto à população presente na praça.

Foto: Marcos Araújo/Secom
Comemoração do aniversário do prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, celebrada junto à população presente na praça. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o gestor municipal, o evento reforça o compromisso da gestão em oferecer espaços de convivência, lazer e entretenimento para os moradores da capital.

Foto: Marcos Araújo/Secom
“Aqui a gente buscou dar toda a segurança, construímos esse ambiente para torcer juntos e aqui vai ser um ambiente onde vamos fazer várias festividades”, asseverou o gestor municipal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Torcer pela nossa seleção só alegra o coração de todos nós, porque esse equipamento público é para as famílias, é para as pessoas. Aqui a gente buscou dar toda a segurança, construímos esse ambiente para torcermos juntos e aqui vai ser um ambiente onde vamos fazer várias festividades, várias atrações, vários movimentos. É isso, transformando a nossa cidade cada vez mais atraente, mais moderna, inovadora e tudo isso pensando nas pessoas em primeiro lugar. Deu sorte hoje, 3 a 0 Brasil, e vamos continuar aqui torcendo na próxima segunda-feira para que a gente chegue ao hexa”, destacou o prefeito.

Leia Também:  PPA 2026-2029 é aprovado pelos vereadores de Rio Branco

O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, ressaltou a união entre esporte, cultura e entretenimento proporcionada pelo projeto.

rio branco torce junto
“Isso a gente faz com todo o coração, porque essa torcida merece”, destacou o diretor-presidente. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O público gosta de futebol, gosta de pagode, gosta de música, e é isso que o prefeito solicitou: animar as pessoas para torcer junto. Daqui a pouco tem banda para comemorar a vitória do Brasil. É isso que a gente faz com todo o coração, porque essa torcida merece. E vamos ter muito mais coisas pela frente. No próximo jogo tem pagode, tem samba e tem Jogo do Brasil”, afirmou o diretor.

A animação da torcida e a grande participação das famílias reforçaram o sucesso de mais uma edição do Rio Branco Torce Junto.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA