RIO BRANCO
Search
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Governo de São Paulo libera R$ 3 milhões em crédito para modernizar cultivo de morango

Publicados

AGRONEGÓCIO

Investimento para fortalecer a produção de morangos em São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a liberação de R$ 3 milhões em crédito para impulsionar a modernização do cultivo de morango no estado. O recurso será disponibilizado por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) e tem como objetivo estimular a adoção de tecnologias e melhorar a produtividade dos produtores.

A iniciativa permitirá investimentos em estufas, túneis, sistemas de irrigação modernos e mudas certificadas, fortalecendo os polos produtivos e ampliando a competitividade da fruticultura paulista.

Linhas de crédito acessíveis para diferentes perfis de produtores

O programa oferece condições diferenciadas para produtores individuais e organizações rurais. De acordo com o FEAP, pessoas físicas poderão financiar até R$ 250 mil, enquanto pessoas jurídicas terão acesso a até R$ 500 mil.

Já associações e cooperativas podem solicitar até R$ 800 mil para implantação ou renovação das áreas de cultivo. Além disso, até 30% do valor contratado poderá ser destinado ao custeio da produção, incluindo a compra de insumos e despesas iniciais.

Leia Também:  Preparativos para a Safra 2025/26 de Uvas no Sul do Brasil Avançam no Paraná

O crédito pode ser pago em até 84 meses, com carência de 12 meses para início do pagamento — uma condição considerada atrativa para os produtores que buscam expandir ou atualizar suas estruturas.

Polos produtivos e impacto econômico na região

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o estado já conta com polos produtivos consolidados, como Atibaia e Jarinu, que se destacam pela tradição no cultivo de morangos e pela qualidade da produção.

Piai destacou ainda que a fruticultura desempenha um papel estratégico na economia paulista, tanto pelo potencial de geração de emprego e renda quanto pelo estímulo ao agroturismo.

“A fruticultura tem impacto transversal, porque além de ser um importante indutor do agroturismo na região, tem alta demanda por trabalhadores durante a colheita, o que gera um ciclo de desenvolvimento que vai para além da porteira”, afirmou o secretário.

Modernização para garantir sustentabilidade e competitividade

Com a liberação do crédito, o governo busca incentivar o uso de tecnologias sustentáveis e boas práticas agrícolas, que garantam maior eficiência e qualidade na produção. A expectativa é de que o programa contribua para aumentar a renda dos produtores, estimular a inovação no campo e reforçar o protagonismo de São Paulo como um dos principais estados produtores de frutas do país.

Leia Também:  Estudo sobre patogenicidade da Salmonella aponta novas estratégias de controle na produção animal

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Decisão judicial extingue ação da Aprosoja que cobrava R$ 1,1 bilhão por Moratória da Soja

Publicados

em

Por

A Justiça de Mato Grosso encerrou a ação em que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) cobrava R$ 1,1 bilhão de empresas e entidades por prejuízos que atribuía à Moratória da Soja. A sentença, proferida na terça-feira (13), fecha na primeira instância a tentativa de obter uma reparação coletiva aos agricultores atingidos pelas restrições de compra do acordo.

A cobrança buscava compensar perdas que, segundo a associação, decorreram da dificuldade de vender soja mesmo quando a produção atendia à legislação ambiental. A Aprosoja-MT pretendia que empresas comercializadoras, entidades setoriais e seus representantes respondessem financeiramente por esses danos.

O processo discutia os efeitos de um pacto do qual a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) anunciou sua saída em janeiro de 2026. A retirada ocorreu após a entrada em vigor da lei mato-grossense que restringiu incentivos fiscais a empresas participantes de acordos com exigências superiores às da legislação ambiental. Em agosto, depois do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a entidade reafirmou que não pretendia retomar a moratória. Saiba mais aqui

Criado em 2006, o compromisso previa a recusa de soja cultivada em áreas do bioma Amazônia desmatadas depois de julho de 2008. A restrição alcançava também áreas abertas com autorização. Para a Aprosoja-MT, esse critério prejudicava agricultores que cumpriam a lei, mas encontravam menos alternativas de compradores para sua produção.

A saída das empresas e a cobrança pelas perdas anteriores seguiram caminhos diferentes. Enquanto a Abiove abandonou o pacto coletivo, a associação dos produtores manteve a tentativa de responsabilizar seus participantes pelos efeitos que atribuía à aplicação das restrições.

Leia Também:  O que mudou nos smartphones dobráveis nos últimos anos e por que eles ganharam espaço

Essa cobrança foi atingida pelo julgamento do STF de 12 de agosto. O Supremo considerou que o acordo respeitava a Constituição e determinou o encerramento dos processos judiciais e administrativos baseados na sua suposta ilegalidade, inclusive dos pedidos de responsabilização financeira. A Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá aplicou essa ordem ao processo da Aprosoja-MT. portal.stf.jus.br

Com isso, o pedido de R$ 1,1 bilhão foi encerrado antes da análise dos prejuízos alegados. A sentença deixa os agricultores representados pela associação sem a reparação buscada nessa ação e afasta das empresas processadas, nesta primeira instância, a cobrança coletiva.

O Supremo também manteve as leis estaduais que restringem incentivos a participantes de acordos dessa natureza. Estabeleceu, porém, que a retirada de benefícios deve respeitar os prazos tributários e a proteção das isenções concedidas mediante condições assumidas pelas empresas. O resultado preservou tanto a validade jurídica do pacto quanto a possibilidade de os estados estabelecerem condições para conceder incentivos.

Na mesma sentença, a Justiça rejeitou os pedidos para que a Aprosoja-MT pagasse honorários, despesas processuais e multa por má-fé. A associação teve sua cobrança encerrada, mas ficou livre dessas despesas reclamadas pelos réus.

Na comercialização atual, a Abiove informou que suas associadas passaram a atender individualmente às exigências dos mercados compradores. Para o produtor, as condições de aceitação da soja dependem das políticas de cada empresa. Já a sentença desta semana trata da disputa pelas perdas atribuídas ao antigo compromisso coletivo e encerra, nessa primeira instância, a tentativa de recuperação desses valores.

Isan Rezende

Com isso, os produtores representados pela Aprosoja-MT não receberão qualquer indenização das empresas ligadas à Moratória da Soja. A Aprosoja-MT buscava responsabilizar empresas e entidades por prejuízos que atribuía à moratória. Seu argumento era que agricultores que respeitavam a legislação ambiental também podiam ficar sem acesso a compradores por causa das exigências do acordo.

Leia Também:  Decisão judicial reforça regras e mira proteção da fruticultura gaúcha

O presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, lamentou a decisão. “O encerramento da ação frustra a expectativa de reparação dos produtores que se consideram prejudicados pela Moratória da Soja. A cobrança da Aprosoja procurava dar uma resposta a quem cumpriu a legislação ambiental, investiu na propriedade e encontrou restrições para vender. A sentença encerrou esse pedido sem examinar os prejuízos alegados. Isso precisa ficar claro para o agricultor”, comentou.

“O problema comercial continua exigindo atenção. O produtor precisa saber, antes de plantar e de assumir compromissos, quais critérios serão usados para receber sua soja. Quem trabalha dentro da lei precisa de previsibilidade para investir. Também é necessário dar transparência às exigências dos compradores, para que o agricultor consiga avaliar suas alternativas de venda e os custos envolvidos”, disse Rezende.

“Agora, o setor precisa concentrar esforços para ampliar mercados e construir condições comerciais mais claras. Sair de um acordo coletivo não significa, necessariamente, abandonar as restrições de compra. Por isso, a representação dos produtores deve acompanhar as regras adotadas por cada empresa e buscar soluções que preservem o acesso aos mercados e a renda de quem produz”, recomendou o presidente do IA.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA