RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Transparência, integridade e fortalecimento do controle interno marcam atuação da Controladoria-Geral do Acre em 2025

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), registrou em 2025 avanços significativos na consolidação de uma gestão pública alinhada aos mais elevados padrões nacionais e internacionais de transparência, integridade e controle interno. A CGE ampliou esforços com iniciativas estratégicas voltadas ao fortalecimento da ética, da participação cidadã, à qualificação de servidores e ao aperfeiçoamento dos mecanismos de governança. Esses esforços resultaram na modernização de processos administrativos, no fortalecimento das estruturas de controle e na ampliação do acesso à informação, reafirmando o compromisso do governo em promover uma gestão pública cada vez mais eficiente, confiável e alinhada às melhores práticas globais.

Ações da CGE em 2025 ampliaram a eficiência, a transparência e a confiabilidade da gestão pública estadual. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Para a controladora-geral do Estado, Mayara Cristine de Lima, a atuação da CGE tem se concentrado na construção de bases sólidas para garantir que as políticas de transparência, integridade e controle interno não sejam ações isoladas, mas práticas permanentes na administração pública acreana.

“Nosso trabalho tem sido transformar valores em práticas, fortalecendo a cultura da integridade, da transparência e do controle preventivo. Estamos elevando o padrão da governança no Acre, estimulando a cooperação técnica e a atuação integrada com os municípios. O objetivo é garantir continuidade, segurança institucional e uma gestão cada vez mais orientada pela ética, pela prevenção de riscos e pela escuta ativa da sociedade,” disse.

Fortalecimento da governança e modernização dos instrumentos de controle

Entre os principais avanços de 2025 está a ampliação das políticas estruturantes voltadas ao aperfeiçoamento dos processos internos do Estado e à modernização da auditoria interna, por meio da implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), em parceria com o Banco Mundial, no âmbito do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão Acre). Como parte dessa cooperação, está em andamento a contratação de consultoria individual para a implementação dos macroprocessos do IA-CM, com vistas ao avanço do nível de maturidade institucional e à certificação da Controladoria-Geral do Estado para o nível 2 do modelo.

O IA-CM contribui para fortalecer a qualidade dos trabalhos de auditoria, aprimorar processos, ampliar a confiabilidade das informações e elevar o padrão de governança pública estadual, alinhando o Acre às boas práticas e referências internacionais, com foco em auditorias mais eficientes, transparentes e estratégicas.

Certificação no Programa Progestão Acre faz parte do esforço contínuo de aprimoramento da gestão pública para garantir a qualidade e a eficiência dos sistemas de auditoria e controle no Estado. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

No âmbito do controle interno, a CGE regulamentou os procedimentos da Tomada de Contas Especial, estabelecendo fluxos mais claros e padronizados para a apuração de danos ao erário e a responsabilização administrativa. Com foco na correta aplicação das diretrizes do Decreto nº 11.762/2025 — que introduziu critérios, atribuições e mecanismos mais rigorosos de prestação de contas —, realizou a Capacitação Técnica sobre Gestão e Controle de Diárias, reunindo mais de 200 servidores dos setores de controle interno e financeiro do Poder Executivo.

Mais de 200 servidores dos órgãos do Poder Executivo do Estado participaram da capacitação, reforçando o compromisso com a boa gestão e o aprimoramento contínuo do serviço público. Foto: Raryka Souza/CGE

A instituição também conduziu uma Ação Integrada de Controle Interno em 59 órgãos estaduais, promovendo diagnósticos e orientações técnicas que fortaleceram a cultura de prevenção, conformidade e melhoria contínua em toda a administração pública. Como parte desse processo, foi realizado o curso Controles Internos e Auditoria Governamental, fundamentado na Instrução Normativa CGE nº 003/2023 — que institui o Plano Anual de Auditoria e Controle (Paac) — e no Manual de Auditoria Interna, instrumentos utilizados como referência para padronizar e orientar a atuação das unidades de controle interno.

Mais de 100 servidores do Poder Executivo Estadual participaram do curso. Foto: Raryka Souza/CGE

A criação do Conselho Estadual de Controle Interno (Coneci), fruto da articulação entre a CGE e os municípios, em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac), coloca o Acre em posição de destaque na Região Norte, ao estabelecer uma rede colaborativa de controle interno alinhada às diretrizes nacionais e orientada pela cooperação técnica, diálogo e capacitação entre as controladorias municipais e o controle interno estadual.

Leia Também:  Polícia Civil recebe idosos do bairro Cidade do Povo para ação social
Diretoria executiva eleita conta com membros de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima. Foto: Raryka Souza/CGE

Transparência ativa ampliada e novas ferramentas para o cidadão

O compromisso com a abertura de dados e o acesso à informação avançou com a publicação do Guia de Transparência Ativa e do Guia para Classificação de Informações Sigilosas, documentos que orientam os órgãos estaduais sobre como organizar, classificar e disponibilizar informações essenciais de forma padronizada, clara e acessível. As publicações fortalecem a cultura da transparência no âmbito do Poder Executivo, promovem maior segurança jurídica na gestão da informação e contribuem para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), além de ampliar as condições para o controle social e o acompanhamento das ações governamentais pela sociedade.

Novas ferramentas fortaleceram a cultura da transparência no Poder Executivo. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Outra entrega relevante foi o plano de comunicação e o novo site institucional da Controladoria, totalmente reformulado, com navegação simplificada, linguagem acessível e espaço ampliado para consulta de dados e informações estratégicas. A modernização da plataforma, alinhada aos trabalhos de melhoria na comunicação e de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito estadual, passou a ser referência em boas práticas para os sites das demais secretarias e órgãos.

Avanços na modernização dos serviços reforçaram o compromisso com o cidadão. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

A CGE também lançou a Carta de Serviços ao Cidadão no novo site, reunindo, de forma clara e acessível, todos os serviços ofertados, os canais de acesso e os prazos de atendimento, fortalecendo o compromisso com a transparência e a qualidade na prestação do serviço público.

Integração das ouvidorias e valorização da participação social

Em 2025, o Acre avançou de maneira significativa na criação da Rede Estadual de Ouvidorias, proposta que busca integrar municípios e órgãos estaduais em um sistema único de atendimento ao cidadão. A iniciativa fortalece a escuta social ao promover maior articulação entre as unidades, permitindo um fluxo de comunicação mais rápido, coordenado e eficiente.

Ação integra a estratégia do governo estadual de descentralizar os serviços de controle interno, transparência e ouvidoria, aproximando-os da realidade vivida pela população nas diferentes regiões do Acre. Foto: Raryka Souza/CGE

A visita da Controladoria-Geral ao interior do estado, levando informações e mobilizando gestores municipais para a adesão à rede, reforçou a importância dessa integração para ampliar o acesso dos cidadãos aos canais oficiais de diálogo com o poder público.

Pela primeira vez, a CGE participou da Expoacre Juruá, marcando presença com estande institucional voltado ao fortalecimento da cidadania, da transparência pública e da participação social. No evento, a população do Vale do Juruá teve acesso ao atendimento presencial de ouvidoria, com orientação para o registro de manifestações e esclarecimento sobre os canais oficiais de comunicação com o Estado.

Vice-governadora Mailza prestigiou o trabalho da CGE. Foto: Marcos Santos/Secom

Na capital, a CGE também esteve presente na 50ª edição da Expoacre, celebrando os 18 anos da instituição e reforçando sua atuação junto à população, com ações voltadas à promoção da transparência, do controle social e do fortalecimento da cidadania, ampliando o alcance dos serviços de ouvidoria.

Participação especial na exposição também celebrou 18 anos de fundação do órgão, comemorado em agosto. Foto: Raryka Souza/CGE

A agenda de fortalecimento e capacitação das ouvidorias setoriais contou com a realização do Ouvidor Day, momento em que foram reconhecidas práticas exitosas por meio do edital Ouvidoria em Foco: Inovação e Reconhecimento, além do 3º Encontro de Ouvidorias Setoriais e da promoção de uma roda de conversa do projeto Fala Ouvidor!, que proporcionou um espaço de escuta, troca de experiências e alinhamento entre os servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos estaduais.

Integração entre ouvidorias setoriais é essencial para ampliar a participação social e garantir respostas mais qualificadas às demandas da população. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Integridade e ética como pilares da gestão pública

A publicação do Plano de Integridade marcou um dos avanços mais relevantes da gestão pública acreana em 2025. O documento estabelece ações preventivas, diretrizes e mecanismos de controle voltados à construção de um ambiente institucional ético, seguro e transparente. Além de orientar as práticas internas da CGE, o plano se destaca como referência para outros órgãos estaduais, servindo de base para a disseminação de modelos de integridade em toda a administração pública.

Leia Também:  Deracre executa asfaltamento no pátio da nova sede do Samu, em Rio Branco

O fortalecimento dessa agenda se ampliou com a estruturação de instâncias essenciais, como o Comitê Interno de Governança, a Comissão de Ética e o Grupo de Trabalho da Política de Gestão de Riscos.

Trabalho da Comissão de Ética da CGE é essencial para orientar condutas, promover a transparência e consolidar uma gestão responsável no Estado. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Para promover a internalização desses valores, a Controladoria publicou o Código de Conduta Ética da CGE, que reúne princípios, diretrizes e regras de comportamento aplicáveis aos servidores, também realizou o Workshop de Ética e Integridade, iniciativa voltada ao desenvolvimento de capacidades técnicas e ao fortalecimento de uma cultura organizacional orientada à transparência, prevenção de riscos e valorização da conduta ética no serviço público.

Investir em capacitação é valorizar quem faz a gestão acontecer, fortalecendo competências e elevando a qualidade do serviço público. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Resultados que reforçam a confiança e elevam o Acre no cenário nacional

A atuação estratégica da Controladoria-Geral do Estado resultou no fortalecimento da presença acreana em âmbito nacional, com a ocupação inédita da vice-presidência do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Participação reforça compromisso do Estado com o aperfeiçoamento das práticas de controle, ética e governança na administração pública. Foto: cedida

As iniciativas conduzidas ao longo do período demonstram um avanço consistente na estruturação do sistema de controle interno, evidenciando maior maturidade institucional e capacidade de articulação entre áreas estratégicas do governo. A adoção de diretrizes mais claras, aliada à consolidação de normativos, protocolos e instrumentos de governança, contribuiu para tornar os processos mais estáveis, padronizados e tecnicamente alinhados às melhores práticas do setor público.

Esse cenário reforça a posição do Estado como referência regional em controle, transparência e integridade, ampliando sua participação em espaços de diálogo técnico e cooperação federativa, e consolidando bases duradouras para a continuidade das políticas públicas de integridade e boa governança.

Perspectivas da CGE para 2026

Em 2026, a Controladoria-Geral do Estado dará continuidade ao processo de fortalecimento institucional e consolidação dos avanços obtidos em 2025, ampliando sua atuação estratégica nas áreas de governança, integridade, gestão de riscos, transparência, proteção de dados e auditoria interna. Como parte desse movimento, a CGE passará a contar, no primeiro trimestre do ano, com uma nova sede, estruturada para ampliar sua capacidade operacional e integrar soluções tecnológicas voltadas às ações de controle, auditoria, transparência e integridade.

Ilustração gráfica: Seop

Entre as principais entregas previstas, destacam-se a publicação do Manual de Gerenciamento de Riscos, do Guia de Boas Práticas de Governança, da Instrução Normativa referente à ordem cronológica de pagamentos, da Instrução Normativa CGE/Secc sobre os Planos de Integridade, do Guia do Controlador Interno e do Manual de Procedimentos para o Tratamento de Dados Pessoais e Sensíveis nas Ouvidorias.

Na área de auditoria, a CGE avançará na implementação dos KPAs do nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), com a realização de auditorias, consultorias técnicas, inspeções e ações de integração com a área de Tecnologia da Informação. Em paralelo, serão promovidas capacitações, oficinas e ações educativas, incluindo a padronização de procedimentos relacionados à proteção de dados pessoais e sensíveis e o fortalecimento dos controles internos setoriais, por meio de oficinas do Paac.

As perspectivas para 2026 reforçam o compromisso do governo do Acre e da CGE com a modernização do Estado, a qualificação das políticas públicas e o fortalecimento da confiança da sociedade na administração pública.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Governo do Acre orienta Plácido de Castro na implementação de ações de segurança alimentar e nutricional
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Estado realiza simulado contra eventos climáticos extremos para aprimorar capacidade operacional da Defesa Civil
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA