RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Pré-Enem Legal inicia nova temporada de aulões com 18 sábados letivos dedicados à preparação para o exame

Publicados

ACRE

A rede estadual de ensino deu início à nova temporada de aulões do Pré-Enem Legal neste sábado, 28. A edição 2026 traz como novidade a realização de 18 aulões ao vivo, transmitidos pelo canal oficial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) no YouTube (youtube.com/@educacaodoacre), sempre aos sábados letivos.

Todas as escolas de ensino médio da rede estadual se reuniram para assistir ao aulão. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os sábados passam a integrar oficialmente o calendário das turmas da 3ª série do ensino médio em todas as escolas da rede estadual. Ao longo do ano, os estudantes participarão de uma programação voltada exclusivamente para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o secretário de Estado de Educação e Cultura (SEE), Aberson Carvalho, com a mobilização simultânea das escolas da rede estadual, o Pré-Enem Legal consolida-se como uma estratégia estruturada de preparação. “É o governo garantindo acesso gratuito, material de qualidade e acompanhamento contínuo aos nossos estudantes que sonham com o ingresso no ensino superior”, destaca.

Estudante Hana Lis Tobu acredita que o programa a ajudará a conquistar uma vaga no ensino superior. Foto: Jorge William/SEE

O Pré-Enem Legal é um programa do governo do Acre, gerido pela SEE, que oferece preparação gratuita para o Enem aos alunos da rede estadual e comunidade. Além dos aulões ao vivo, o programa disponibiliza aulas gravadas, materiais didáticos focados no exame e plataforma de apoio para reforço dos conteúdos.

Na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, estudantes, professores e equipe gestora acompanharam juntos a aula inaugural. Entre eles, a aluna Hana Liz Tobu, da 3ª série, para quem o momento representa mais que uma revisão de conteúdos.

Para o estudante Rafael Alves Wolter, o programa amplia as oportunidades. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu não conhecia o Pré-Enem Legal. Passei a conhecer através do incentivo dos meus professores. Estou achando a aula de hoje muito legal, está sendo uma experiência ótima, de muita aprendizagem. Tenho certeza de que, com a ajuda do cursinho, eu e meus colegas vamos conseguir conquistar nossa vaga na universidade”, relata a aluna.

Também estudante da 3ª série, Rafael Alves Wolter destacou a importância da iniciativa para ampliar oportunidades.

Professor Kai Choi afirma que o programa é essencial para os alunos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“É uma oportunidade muito boa. Antigamente muitos alunos não tinham essa chance. Hoje a gente pode acompanhar de casa e também pela escola. Isso ajuda muito na preparação”, ressalta Rafael.

Para o professor de Física e coordenador da área de Matemática da escola, Kai Choi, o programa contribui diretamente para o desempenho dos alunos. “O Pré-Enem é essencial para que os estudantes se familiarizem com o exame e desenvolvam estratégias, principalmente nas áreas em que têm mais dificuldade. Isso fortalece a preparação e aumenta a confiança deles”, afirma.

Coordenadora Cristiane Damian relata que a ação foi toda alinhada com a SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A coordenadora de ensino da unidade, Cristiane Damian, explica que a organização começou logo após o envio das orientações pela Secretaria: “Recebemos todas as orientações e imediatamente alinhamos com os coordenadores de área. Tivemos um público muito bom já neste primeiro dia, com os alunos atentos e participativos.”

Segundo ela, o trabalho de motivação começa desde o primeiro ano do ensino médio, mas ganha ainda mais intensidade na reta final.

“Quando eles chegam ao terceiro ano, entendem que é a reta final do ensino médio. É o encerramento de um ciclo e o início de outro. Estamos juntos nessa caminhada rumo ao Enem 2026.”

Equipe do Programa Pré-Enem Legal no estúdio do Cemeac durante a live inaugural de 2026. Foto: Rarismar Bezerra/SEE

De acordo com o chefe da Divisão do Pré-Enem Legal, professor Humberto Miranda, a proposta do programa é garantir que os estudantes tenham acesso aos conteúdos e às principais habilidades exigidas pelo exame.

“O nosso objetivo é que, quando chegue a prova do Enem, o estudante tenha tido acesso aos conteúdos e às principais habilidades que a prova exige. Por isso, o programa é muito importante e também motivacional.”

Além das transmissões online, que serão produzidas nos estúdios do Centro de Mídias Educacionais do Acre (Cemeac), unidade da SEE responsável pela produção e veiculação de conteúdos pedagógicos digitais para a rede estadual, a equipe do programa também realizará atividades presenciais em todos os municípios ao longo do primeiro semestre, ampliando o alcance da iniciativa.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Campanha solidária da Secretaria de Estado de Educação leva brinquedos a alunos da zona rural de Cruzeiro do Sul
Propaganda

ACRE

Governo do Acre promove palestras e cursos de capacitação em Tarauacá

Publicados

em

Por

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e da Prefeitura de Tarauacá, deu início nesta terça-feira, 23, a uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, à promoção da saúde emocional e ao fomento ao empreendedorismo feminino, no município de Tarauacá. 

Equipe da Semulher percorreu escolas da rede pública de Tarauacá no primeiro dia de atividades da programação semanal. Foto: Danniely Silva/Semulher

No primeiro dia de ação, a equipe técnica da Semulher realizou as palestras ‘O silêncio mata, peça ajuda!’ e ‘Papo de Homem’, abordando temas relacionados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. As atividades promoveram reflexões sobre a importância da denúncia, os impactos do silêncio diante de situações de violência e a construção de relações baseadas no respeito e na igualdade, alcançando cerca de 270 estudantes da rede pública de ensino nas escolas Djalma da Cunha Batista, Plácido de Castro e José Augusto de Araújo, que também atende alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Ao final das atividades, a equipe da Semulher realizou a entrega de kits pedagógicos com materiais para orientar as equipes no trabalho contínuo com os temas abordados nas palestras. Entre os materiais distribuídos está a cartilha “Proteger, escutar e acolher: prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes”, além de outros recursos didáticos sobre violência doméstica e familiar. A iniciativa busca garantir que o debate iniciado pelas palestras tenha continuidade dentro de cada instituição de ensino.

Kits pedagógicos com cartilhas foram entregues às escolas para dar continuidade ao trabalho com os temas abordados nas palestras. Foto: Danniely Silva/Semulher

Para o estudante Erivelton da Costa,16 anos, a atividade proporcionou uma nova perspectiva sobre o papel dos homens nas relações e na construção de uma sociedade mais respeitosa. “Eu achei uma palestra bem interessante e não deve ser passada apenas em nossa escola, mas em outras escolas de Tarauacá também. É uma experiência, porque a gente pode adquirir conhecimento de não agir com violência e sim de forma certa como homem”, afirmou. 

Erivelton da Costa e Elizandra Fontenele participaram das palestras da Semulher em Tarauacá. Foto: Danniely Silva/Semulher

Já a estudante Elizandra Fontenele, 17, contou que as palestras foram importantes para ampliar seu entendimento sobre situações de violência e a ajudaram a reconhecer experiências que já haviam ocorrido em seu ambiente familiar, mas que ela ainda não conseguia compreender com clareza.

“A maioria das coisas eu não sabia identificar ainda, então foi uma experiência boa para mim, porque eu consegui identificar e entender coisas que já aconteceram na minha família que eu não sabia, mas agora a palestra me ajudou a perceber”, relatou.

Além das palestras nas escolas, a programação do primeiro dia também marcou o início do Curso de Customização de Panos de Prato e Sandálias, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro. A capacitação é oferecida gratuitamente pela Semulher e tem como objetivo estimular a geração de renda, o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres do município.

Curso de Customização de Panos de Prato e Sandálias teve início na Escola João Ribeiro. Foto: Danniely Silva/Semulher

As ações da Semulher em Tarauacá seguem ao longo da semana com uma programação diversificada, voltada ao acolhimento e atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, à conscientização para a prevenção da violência e à promoção da autonomia financeira, por meio de iniciativas de qualificação e incentivo ao empreendedorismo feminino. A programação integra as políticas públicas do governo do Acre voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, à ampliação do acesso à informação e à garantia de direitos para as mulheres acreanas.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No Juruá, governo e Conselho Estadual de Direitos Humanos realizam 1ª conferência regional
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA