ACRE
Governo reforça pedido em Brasília para possibilitar voos internacionais no Acre
ACRE
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), voltou a defender melhorias aeroportuária no estado para possibilitar a operação de voos internacionais, junto aos ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo. O objetivo é utilizar o modelo dos chamados aeroportos binacionais, em parceria com a Bolívia e o Peru.
O pedido foi reforçado pelo secretário de Turismo, Marcelo Messias, nesta sexta-feira, 10, quando representou o governo do Estado em audiências naqueles ministérios, integrando comissão que busca esse apoio, e que também contou com a participação de outros integrantes do governo, parlamentares e representantes municipais.
Secretário de Turismo, Marcelo Messias reforçou pedido de medidas para possibilitar voos internacionais no Acre em reunião com representante do Ministério dos Portos e Aeroportos. Foto: Dilma Tavares/RepacEntre as medidas solicitadas estão serviços aduaneiros necessários para esse tipo de operação, incluindo o atendimento de todos os órgãos envolvidos.
As solicitações foram feitas para a secretária-executiva substituta do Ministério de Portos e Aeroportos, Tairyne Oliveira, que garantiu o apoio. “O Ministério está à disposição para fomentar essas rotas internacionais”, disse ela, que se comprometeu a apresentar as reivindicações em comissão ministerial que trata desse tipo de questão.
Secretária-executiva substituta do Ministério dos Portos e Aeroportos, Thairyne Oliveira disse que apresentará as reivindicações do Acre em comissão que trata do assunto. Foto: Dilma Tavares/RepacNa reunião no Ministério do turismo, Marcelo Messias reforçou a importância de ampliar a conectividade e a integração internacional na região para o desenvolvimento turístico levando em conta o amplo interesse dos turistas pela Amazônia e pela proximidade do Acre com a Bolívia e, especialmente, o Peru, por ser rota de grande fluxo turístico.
“Hoje a Amazônia está no centro do interesse turístico. O Peru é um país extremamente desenvolvido no setor e o Acre pode ser porta de entrada de turistas que visitam aquele país, o que significa incremento turístico, entrada de recursos e desenvolvimento para o nosso estado e a região Norte”, explicou Messias para a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Fernanda Norat.
Secretário Marcelo Messias reforçou a importância de ampliar a conectividade e a integração internacional na região para o desenvolvimento turístico local e regional. Foto: Dilma Tavares/RepacEla garantiu medidas para apoiar a solicitação e explicou que o ministério está desenvolvendo iniciativas como pesquisas “para possibilitar a definição de uma estratégia nacional para o turismo de fronteira”.
Marcelo Messias entregou uma caixa de madeira produzida em marchetaria para envio ao ministro da pasta como exemplo da beleza do artesanato acreano. Foto: Dilma Tavares/RepacNa ocasião, o secretário entregou a ela uma caixa produzida em marchetaria a ser entregue ao ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, como “exemplo do extraordinário artesanato produzido no Acre”.
Titilar da Sete também participou de reunião com o embaixador do Peru, Rómulo Acurio (na poltrona do centro), quando foram dialogadas medidas para melhorar o ambiente de negócios com aquele País. Foto: Dilma Tavares/RepacAinda nesta sexta-feira, Marcelo Messias participou de reunião com o embaixador do Peru, Rómulo Acurio, que tratou sobre infraestrutura para avanços no ambiente de negócio do Brasil, via Acre, com aquele país.
Fonte: Governo AC
ACRE
Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas
Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.
A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.
“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.
Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.
Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.
“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.
A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”
A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”
Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.
Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
POLÍTICA2 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
ACRE2 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
POLÍTICA2 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
MP AC2 dias atrásBujari: MPAC recebe visita institucional de representantes da Câmara Municipal


Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Foto: Ingrid Kelly/Secom