RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco apresenta proposta de reajuste salarial a sindicatos em reunião institucional

Publicados

SEM CATEGORIA

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e da Secretaria Municipal de Articulação Política, realizou na tarde desta terça-feira (5), uma reunião com representantes de diversos sindicatos do município para discutir a pauta de reajuste salarial dos servidores públicos. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e contou com a presença dos presidentes das entidades sindicais.

Durante a reunião, a gestão municipal apresentou uma proposta de reposição inflacionária para todos os servidores. O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, destacou que o objetivo do encontro foi dar transparência à capacidade financeira do município e abrir diálogo com as categorias.

Foto da reunião
Durante a reunião, a gestão municipal apresentou uma proposta de reposição inflacionária para todos os servidores. (Foto: Secom)

“Abrimos esse diálogo para expor a todos os sindicatos qual é a capacidade do município para atender a esses reajustes. O prefeito Alysson Bestene, sensível aos pedidos, autorizou a apresentação de uma proposta de reposição inflacionária para todos os servidores. Estamos propondo uma reposição igualitária, respeitando os limites orçamentários, e acreditamos que será possível chegar a um entendimento”, afirmou.

Leia Também:  Vereadora Elzinha Mendonça solicita ações de prevenção à gravidez precoce

Inicialmente, a proposta apresentada foi de 4,18%. No entanto, segundo o secretário, a gestão avançou na negociação e propôs um reajuste de 5% a partir de junho de 2026, percentual acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,14%.

O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, ressaltou que esta é a segunda rodada de diálogo com os sindicatos desde o início da atual gestão, que completa cerca de 30 dias. Ele enfatizou que o objetivo da administração é minimizar as perdas salariais acumuladas e estabelecer uma relação contínua de negociação com as categorias.

Foto Wilson Leite
Queremos valorizar o servidor e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço público de qualidade à população”, explicou Wilson Leite. (Foto: Secom)

“Nosso interesse é amenizar as perdas que vêm ocorrendo nos últimos anos. O prefeito pediu que utilizássemos este ano como referência, já que é o início da gestão, e garantiu que as tratativas com as categorias serão permanentes. Queremos valorizar o servidor e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço público de qualidade à população”, explicou.

Leia Também:  Felipe Tchê denuncia violência contra criança autista em agência bancária e cobra providências

Já o secretário municipal de Articulação Política, Márcio Pereira, salientou o papel da pasta na mediação entre o governo e os sindicatos, reforçando a importância do diálogo para a construção de soluções.

Foto da Reunião
“Essa reunião foi fundamental, e seguiremos recebendo todas as categorias para construir encaminhamentos e buscar resolver as demandas apresentadas”, reforçou. (Foto: Secom)

“Nosso papel é dialogar e buscar caminhos. Quando conhecemos de perto os problemas, conseguimos avançar nas soluções. Essa reunião foi fundamental, e seguiremos recebendo todas as categorias para construir encaminhamentos e buscar resolver as demandas apresentadas”, reforçou.

Representando os trabalhadores, Jarison Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte, Terraplanagem e Afins (Sintraterra), destacou a importância da negociação, especialmente diante da defasagem salarial enfrentada por algumas categorias.

Foto Jarisson
Jarison Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte, Terraplanagem e Afins (Sintraterra), destacou a importância da negociação, especialmente diante da defasagem salarial enfrentada por algumas categorias. (Foto: Secom)

“Há categorias que estão há quatro anos sem reajuste. Isso cria uma disparidade que precisa ser considerada. A reunião é importante para que a gestão compreenda essa realidade. Diante do cenário apresentado, entendemos que é melhor avançar com a proposta atual do que aguardar uma possível melhora futura na arrecadação”, pontuou.

A Prefeitura informou que continuará o diálogo com os sindicatos nos próximos dias, com o objetivo de chegar a um consenso que atenda às demandas dos servidores sem comprometer o equilíbrio fiscal do município.

,

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco recebe doação de roupas do Tribunal de Justiça do Acre

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu, nessa terça-feira (23), uma doação de roupas destinadas ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

A entrega foi realizada pela juíza Isabelle Sacramento, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari. Os donativos foram recebidos pelo secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ivan Ferreira, em nome da gestão municipal.

As peças fazem parte do projeto Bazar Solidário, iniciativa realizada anualmente pelo Poder Judiciário acreano com o objetivo de contribuir com instituições e ações de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O secretário Ivan Ferreira destacou a importância da parceria institucional para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo município.

“É uma honra contar com o apoio do Tribunal de Justiça do Acre como parceiro em nossas ações de atendimento às pessoas em situação de rua. O prefeito Alysson Bestene valoriza parcerias que contribuam para o aprimoramento dos serviços e beneficiem diretamente a população rio-branquense”, afirmou.

Leia Também:  Vereadora Elzinha Mendonça solicita ações de prevenção à gravidez precoce

As roupas passarão por um processo de triagem e serão organizadas em kits para distribuição às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop. A iniciativa busca, especialmente, amenizar os impactos provocados pela queda brusca das temperaturas registrada na capital acreana.

De acordo com o coordenador do Centro Pop, Gabriel Ferreira, a doação contribuirá diretamente para o atendimento das pessoas mais vulneráveis.

“Os itens doados ajudarão as pessoas que mais precisam neste período de baixas temperaturas. Agradecemos ao Tribunal de Justiça pelo apoio às nossas ações de fortalecimento da assistência social e de promoção dos direitos humanos”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA