RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Governo do Acre realiza terceira reunião do comitê gestor do projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta quinta-feira, 25, a terceira reunião do Sistema de Gestão e Coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, no âmbito do Fundo Amazônia. O encontro foi realizado na Sala de Governança da Seplan, em Rio Branco.

Projeto busca fortalecer as ações de combate ao desmatamento ilegal e às queimadas por meio da atuação integrada de diferentes órgãos do Governo do Acre. Foto: Ascom/Seplan

A reunião contou com a presença de representantes das coexecutoras do projeto: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC); Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).

Durante a reunião, os representantes dos órgãos que integram o projeto apresentaram atualizações sobre o andamento das ações executadas em cada instituição, destacando os avanços alcançados e os principais desafios enfrentados na implementação das atividades. 

Leia Também:  Governo convoca candidatos da Educação para posse em municípios do Acre
Reunião também alinhou os preparativos para a próxima missão de acompanhamento do BNDES, prevista para o mês de julho. Foto: Ascom/Seplan

O encontro também alinhou os preparativos para a próxima missão de supervisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevista para julho, além de discutir a segunda solicitação de liberação de recursos financeiros do projeto, etapa considerada fundamental para garantir a continuidade das ações e o cumprimento do cronograma de execução.

Durante o encontro, também foi anunciada a mudança na coordenação da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP). A gestora de Políticas Públicas, Iara Bezerra, deixa a coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero, função que passa a ser exercida pela gestora de Políticas Públicas, Jeigiane Portela. Até então chefe do Departamento de Orçamento Setorial da Seplan, Jeigiane, assume a coordenação da UGP com a missão de dar continuidade à execução das ações e ao fortalecimento da gestão do projeto.

O diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, avaliou positivamente os avanços alcançados pelo projeto até o momento. Foto: Ascom/Seplan

Ao final da reunião, o diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, destacou os avanços alcançados pelo projeto. “A reunião foi muito positiva. Fizemos uma revisão de todos os avanços conquistados nesses primeiros anos do projeto e discutimos sobre a segunda liberação financeira, que deve ficar entre R$35 milhões e R$37 milhões. Também conversamos sobre a próxima missão de monitoramento do BNDES, quando vamos apresentar o que avançou no campo, em termos de sistemas e tudo o que foi acordado com o banco”, afirmou.

Leia Também:  Consumidores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul com débitos podem negociar dívidas em ação do Procon

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Governadora Mailza Assis leva força-tarefa a Sena Madureira para investigar queda de ponte
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Consumidores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul com débitos podem negociar dívidas em ação do Procon
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA