RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Grupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas

Publicados

ACRE

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) realizou um encontro de acolhimento e reconhecimento com servidores e familiares participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo. A iniciativa teve como objetivo acolher, valorizar e parabenizar os participantes que vêm alcançando resultados positivos no processo de abandono do cigarro.

Grupo de Combate ao Tabagismo do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre

Atuando diretamente no Pronto-Socorro, o Nast desempenha um papel fundamental e estratégico na promoção de saúde dos servidores. Mais que oferecer suporte institucional, o núcleo cuida de quem cuida, promovendo ações voltadas à saúde, à prevenção de agravos e ao bem-estar físico e mental dos profissionais que enfrentam diariamente a rotina intensa da unidade de saúde.

Os profissionais da saúde passam muitas horas dentro da unidade, enfrentando longos plantões e uma carga emocional elevada. Para muitos, o tabagismo torna-se uma forma de enfrentar o estresse da rotina. É nesse contexto que o núcleo oferece um ambiente de acolhimento e cuidado, incentivando hábitos mais saudáveis e disponibilizando acompanhamento especializado para quem deseja deixar o cigarro, em um processo pautado pelo respeito, pela escuta qualificada e pelo apoio contínuo.

Leia Também:  Nota de esclarecimento sobre ocorrência no Pronto-Socorro de Rio Branco

Esse trabalho de conscientização e busca ativa exige dedicação diária. João Lourenço, técnico em enfermagem do Nast, atua na identificação e no acolhimento de servidores interessados em participar do grupo, além de desenvolver ações de prevenção e combate ao tabagismo. “Estamos aqui em prol da saúde. Muitas pessoas recorrem ao cigarro como forma de lidar com o estresse, e este grupo proporciona vida, saúde e sonhos para os funcionários. Nossa missão é cuidar das pessoas”, pontua o técnico.

João Lourenço, técnico em enfermagem do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre

Um ano de transformações e qualidade de vida

Com um ano de existência, o grupo de combate ao tabagismo já alcança resultados expressivos: oito servidores conseguiram deixar o cigarro nesse período.

Para Jesus Xavier, enfermeira e coordenadora do Nast, o momento é de celebração e evidencia a importância das ações preventivas: “É de grande satisfação, principalmente por sabermos que os servidores têm procurado o grupo em busca de mais qualidade de vida e da superação do tabagismo. Nosso objetivo é contribuir para tenham mais saúde, bem-estar e longevidade”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Civil do Acre participa da conferência internacional de Osint e ciberinteligência em São Paulo

Entre as histórias de sucesso está a de Fátima Araújo. Participante do projeto, ela conseguiu deixar o cigarro em apenas três meses após ingressar no grupo. As mudanças na saúde e na qualidade de vida foram percebidas rapidamente. “Consegui ganhar peso. Eu comecei a fumar aos 12 anos de idade e parar de fumar me deixou mais disposta e feliz. Só tenho a agradecer ao grupo e aos profissionais que atuam aqui, sempre comprometidos com a nossa saúde e qualidade”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Polícia Civil do Acre participa da conferência internacional de Osint e ciberinteligência em São Paulo
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Nota de esclarecimento sobre ocorrência no Pronto-Socorro de Rio Branco
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA