RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Na Semana do Clima de Londres, Acre apresenta experiências em conservação das florestas e estratégias de enfrentamento aos impactos do El Niño

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou, entre os dias 22 e 25, da Semana do Clima de Londres. Considerado um dos principais fóruns internacionais sobre mudanças climáticas, o evento reuniu governos, organismos internacionais, investidores e especialistas para debater financiamento climático, transição para uma economia de baixo carbono e soluções para a implementação da agenda climática global.

Representando a Sema, participaram do evento o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e a assessora superior executiva, Silvia Uszacki.

Acre compartilha experiências em conservação das florestas, Plataforma Selo Verde e estratégias de enfrentamento aos impactos do El Niño na Semana do Clima de Londres. Foto: cedida

Durante a programação, o secretário Leonardo Carvalho participou de painéis estratégicos nos quais apresentou experiências desenvolvidas pelo Acre nas áreas de conservação das florestas, adaptação às mudanças climáticas e mecanismos de financiamento climático.

Entre os destaques esteve o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para as cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão florestal (DCF)”, promovido pela Iniciativa do Accountability Framework (AFi), Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e Fundação Floresta Tropical da Noruega (RFN). O debate discutiu estratégias para fortalecer mercados sustentáveis. 

Leia Também:  Sipam prevê segunda-feira (9) com céu nublado e possibilidade de chuva na parte da tarde no Acre
Entre os destaques esteve o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para as cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão florestal (DCF)”. Foto: cedida

Na ocasião, o secretário apresentou a Plataforma Selo Verde Acre, ferramenta desenvolvida em parceria com o Centro de Inteligência Territorial  da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando dados oficiais e tecnologia de ponta para monitorar, de forma transparente, as condições ambientais dos imóveis rurais, por meio de mapeamento em alta resolução e imagens de satélite.  

A agenda também incluiu o painel “A Amazônia e o El Niño – uma tempestade de fogo em 2026”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e pela Universidade de Oxford, dedicado aos impactos do fenômeno climático sobre a Amazônia e as estratégias de resposta aos eventos extremos. Durante o debate, o gestor apresentou as ações implementadas pelo governo do Acre para fortalecer a resiliência do estado diante das secas severas, entre elas o monitoramento climático, o Programa de Brigadistas Comunitários e o uso de tecnologias para prevenção e combate aos incêndios florestais.

Secretário Leonardo Carvalho apresentou as ações implementadas pelo governo do Acre para fortalecer a resiliência do estado diante das secas severas. Foto: cedida

O secretário também participou do painel sobre salvaguardas socioambientais e mercado de carbono, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Coalizão de Mercado Voluntário de Carbono (VCM+ Collaborative), no qual foram discutidos mecanismos para garantir integridade ambiental, transparência e benefícios sociais em iniciativas de carbono. 

“Participar da Semana do Clima de Londres é uma oportunidade de mostrar que o Acre tem desenvolvido soluções concretas para conciliar conservação das florestas, desenvolvimento sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Compartilhamos iniciativas como a Plataforma Selo Verde Acre, que fortalece a transparência e a rastreabilidade das cadeias produtivas, além das estratégias adotadas pelo Estado para aumentar a resiliência diante dos eventos climáticos extremos.  Esses espaços também são fundamentais para fortalecer parcerias  e atrair investimentos que contribuam para a implementação da agenda climática no Acre” , destacou o secretário.

Evento reuniu governos, organismos internacionais, investidores e especialistas para debater financiamento climático, transição para uma economia de baixo carbono e soluções para a implementação da agenda climática global. Foto: cedida

Além dos painéis temáticos, o Acre integrou a programação do Local Climate Action Summit, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Under2 Coalition, e participou de diálogos sobre segurança energética, resiliência econômica e financiamento climático. 

Os encontros reuniram governadores, gestores públicos e representantes de governos subnacionais de diversos países para discutir soluções voltadas à adaptação às mudanças climáticas, ao fortalecimento da infraestrutura resiliente, à aceleração da transição energética e à ampliação do acesso a financiamentos para ações climáticas.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Sede e anexos de escola ribeirinha de Mâncio Lima realizam formatura de alunos
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Vice-governadora Mailza entrega kits e carteiras profissionais para trabalhadores do turismo acreano
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA