RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Deracre avança em manutenção do Ramal do Açaí em Porto Acre

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), prossegue nesta sexta-feira, 26, com os serviços de manutenção no Ramal do Açaí, em Porto Acre. A frente de trabalho concentra esforços na recuperação do pavimento para garantir melhores condições de circulação, facilitar o transporte da produção agrícola e assegurar o deslocamento dos moradores.

Recuperação do Ramal do Açaí assegura mobilidade às comunidades da zona rural de Porto Acre. Foto: Ascom/Deracre

Os serviços incluem o reenquadramento dos trechos comprometidos, remoção do pavimento deteriorado, limpeza da pista, impermeabilização da base e aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), seguida da compactação da nova camada asfáltica.

Serviços incluem recuperação dos trechos mais desgastados e aplicação de CBUQ para garantir melhores condições de tráfego no Ramal do Açaí. Foto: Ascom/Deracre

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destaca que a atuação faz parte do planejamento da Operação Verão e prioriza pontos que demandam intervenção para preservar a trafegabilidade.

“Estamos atuando nos segmentos que apresentam desgaste para restabelecer as condições de tráfego do ramal. A aplicação de CBUQ aumenta a durabilidade da pista e reduz os impactos para quem depende diariamente dessa via para trabalhar, estudar e escoar a produção”, ressalta.

A manutenção integra o cronograma do Deracre, que mantém equipes em diferentes regiões do estado executando serviços de conservação e recuperação da infraestrutura viária durante a Operação Verão 2026.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo promove leilão remanescente de bens reutilizáveis em dezembro
Propaganda

ACRE

Governo do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), participou, entre quarta-feira, 24, e esta sexta-feira, 26, do 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo), realizado no Auditório Paulo Nogueira Neto, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF).

Com o tema “Ações estratégicas e articuladas para implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo”, o evento reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de instituições de pesquisa, sociedade civil e setor privado, para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.

O simpósio ocorre em um momento de consolidação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei nº 14.944/2024, fortalecendo a articulação entre diferentes esferas de governo para reduzir a incidência e os impactos dos incêndios florestais no país.

Governo do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo. Foto: cedida

A engenheira florestal Ylza Lima ressaltou que a atuação integrada entre as instituições tem sido essencial diante dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos anos.

“O trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Crise e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle tem priorizado ações antecipadas para minimizar os impactos de fenômenos climáticos, como o El Niño, por meio do monitoramento das condições meteorológicas e da preparação das equipes que atuarão durante situações de emergência”, explicou.

Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, major Freitas destacou a experiência acreana por meio da Operação Fogo Controlado, força-tarefa coordenada pelo CBMAC que atua na prevenção, monitoramento, fiscalização e combate aos incêndios florestais e urbanos durante o período de estiagem.

“Nos últimos cinco anos, a Operação Fogo Controlado vem apresentando resultados expressivos, consolidando o Acre como referência nacional nas ações operacionais de prevenção e combate aos incêndios florestais”, enfatizou.

Delegação acreana levou as experiências e boas práticas para o 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo. Foto: cedida

O primeiro-tenente Castelo Branco, coordenador dos brigadistas florestais da Sema, destacou que a participação no simpósio contribui para o aperfeiçoamento das estratégias desenvolvidas pelo Estado.

“O Sinafogo fortalece as discussões e o intercâmbio de experiências voltadas à implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, permitindo que possamos aprimorar cada vez mais as ações executadas no Acre”, disse.

A programação do simpósio contou com palestras e painéis conduzidos por especialistas de todo o país, abordando temas como governança, prevenção, monitoramento, combate aos incêndios florestais, meteorologia aplicada ao manejo integrado do fogo e os impactos econômicos das políticas públicas relacionadas ao manejo integrado do fogo.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Com implantação de calçadas, Deracre avança em obras da Estrada Dias Martins, em Rio Branco
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA