RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Em parceria com a Ufac, governo inaugura TV Nova Aldeia e anuncia reforma da sede da Rádio e TV Aldeia em Rio Branco

Publicados

ACRE

Ampliando a comunicação pública, na tarde desta quinta-feira, 9, o governo do Acre, em comunhão com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), celebrou a inauguração da TV Nova Aldeia. A solenidade, realizada na capital Rio Branco, marcou o retorno do estado à Rede Nacional da TV Brasil após sete anos de ausência.

Cerimônia de inauguração foi realizada no Teatro Universitário da Ufac e contou com a presença de profissionais de comunicação do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com investimento de R$ 1,25 milhão em recursos próprios, a emissora entra no ar com um novo transmissor de 3 mil watts de potência, garantindo mais alcance e qualidade de sinal. O canal poderá ser sintonizado no 2.1 digital, transmitindo a programação nacional da TV Brasil e, em breve, conteúdos regionais produzidos no Acre.

Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para a reforma da sede da Rádio e TV Aldeia, entre a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Obras Públicas (Seop). A revitalização, avaliada em R$ 398 mil, contempla a modernização do prédio histórico da Fundação Aldeia, oferecendo novos estúdios e infraestrutura adequada aos profissionais da comunicação pública.

Revitalização será realizada com recursos próprios do Estado, reforçando o compromisso do governo com a comunicação. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a solenidade, o governador Gladson Camelí destacou a importância da reativação da emissora e das parcerias que tornaram o projeto possível. “Hoje é um dia histórico para a comunicação pública do Acre. A TV Nova Aldeia simboliza a união de esforços para devolver aos acreanos uma emissora pública moderna e comprometida com a nossa cultura e identidade”, afirmou o governador.

Leia Também:  Governadora em exercício Mailza acompanha obras de duplicação da rodovia AC-405 em Cruzeiro do Sul
Em seu discurso, o governador parabenizou Nayara Lessa e Silvânia Pinheiro, as quais estabeleceram a parceria com universidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

Camelí também ressaltou o investimento na reforma da sede da Rádio e TV Aldeia e o papel da emissora como espaço de formação e cidadania. “Com a retomada da TV e a reforma da sede, reafirmamos nosso compromisso com a democratização da informação e com o fortalecimento da comunicação pública. A Nova Aldeia será um espaço de aprendizado, cidadania e valorização do nosso povo”, concluiu.

A titular da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Nayara Lessa, ressaltou a dimensão histórica do momento: “Fazer parte desse resgate é emocionante e foi uma vitória construída por várias mãos. A Nova Aldeia será um espaço de produção de conteúdo que vai fortalecer a nossa cultura e a nossa gente. É mais uma conquista da política de comunicação do governador Gladson Camelí, que vem reestruturando todo o Sistema Público de Comunicação acreano”.

“Esse é um momento de gratidão pelos servidores e um exercício de democracia, alavancando a comunicação pública de qualidade”, destacou Nayara Lessa. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ela lembrou que o projeto é resultado de um processo de revitalização iniciado em 2019: “Desde o início da gestão do governador Gladson, implementamos várias ações de reestruturação como as reformas das rádios, compra de equipamentos e veículos, recuperação da sede da Secom e da Rádio Difusora. Faltava a retomada da TV, um veículo muito simbólico para a nossa história. Hoje, com apoio da Ufac e do governo federal, conseguimos tornar isso realidade.”

Conhecido como amigo da comunicação, Gladson Camelí priorizou a reestruturação da comunicação pública acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom

Representando a EBC, a gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Gracielly Bittencourt, celebrou o reencontro do Acre com a rede nacional. “Considerávamos esse projeto prioritário, porque prezamos por informação de qualidade. Nossa programação é voltada para a cultura e a educação, não incentiva o consumo e busca valorizar o que é do povo. Fazia muita falta ver a cara e ouvir a voz do povo acreano na TV Brasil. Bem-vindos de volta à nossa tela.”

Leia Também:  Em Cruzeiro do Sul, governadora Mailza concede entrevista à TV Juruá e destaca planejamento e ações do governo
“Vida longa à TV Nova Aldeia”, celebrou Gracielly ao encerrar seu discurso. Foto: Diego Gurgel/Secom

Já o assessor de Comunicação da Ufac, Gilberto Lobo, enfatizou a importância da parceria com o Estado para a reativação do sinal e o papel formativo da emissora. “O governo cedeu espaço e infraestrutura para que pudéssemos reativar o sinal. A grade de programação será dividida, contando com produções do governo e da universidade”.

Lobo aponta a TV Nova Aldeia como um espaço rico para o aprendizado e crescimento de muitos profissionais. Foto: Diego Gurgel/Secom

Lobo destacou ainda que a TV volta a ser também um campo de estágio e formação para os estudantes de jornalismo da Ufac: “A TV Nova Aldeia será um espaço de aprendizado, pesquisa e experimentação. Queremos formar profissionais mais completos, éticos e conscientes do papel social da comunicação pública.”

A jornalista Celis Fabrícia, que acompanhou a trajetória da TV Aldeia desde 2004, destacou a emoção de ver a emissora renascer. “Estou muito feliz em ver a TV retornar, agora digitalizada, com uma nova roupagem, voltando a ser uma emissora pública de alma acreana, feita com o Acre, pelo Acre e para o mundo.”

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Formação em inteligência estratégica fortalece preparação da Polícia Militar para desafios futuros

Publicados

em

Por

O fortalecimento da gestão e da capacitação profissional, um dos eixos do planejamento estratégico da Polícia Militar do Acre (PMAC) para os próximos anos, ganhou mais um importante avanço. Na manhã desta quarta-feira, 24, a comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, recebeu o major PM Jadson Figueiredo, após a conclusão do Curso Superior de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).

Coronel Marta Renata recebeu major PM Jadson Figueiredo após a conclusão do curso. Foto: Davi Barbosa/PMAC

Comandante do 4º Batalhão, sediado em Senador Guiomard, desde fevereiro de 2024, o oficial integrou a 31ª turma do curso, composta por 45 alunos de 32 instituições civis e militares de todo o país. A capacitação foi realizada entre março e junho, totalizando 420 horas de instrução.

Durante o curso, os participantes aprofundaram conhecimentos em disciplinas como Sistemas de Inteligência, Relações Internacionais e Geopolítica, Contrainteligência, Segurança, Desenvolvimento e Defesa, além de Estudos Aplicados de Inteligência. A formação também contou com palestras ministradas por mais de 80 especialistas e visitas técnicas a órgãos estratégicos nacionais.

Participaram da formação 45 alunos de 32 instituições civis e militares de todo o país. Foto: cedida

Além de comandar o 4º Batalhão, o major Jadson Figueiredo possui MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o oficial, a formação contribui diretamente para o aprimoramento da gestão e do planejamento institucional.

“O curso amplia nossa capacidade de analisar cenários, antecipar desafios e aperfeiçoar o planejamento estratégico. Esse conhecimento fortalece a tomada de decisões e contribui para que a Polícia Militar esteja cada vez mais preparada para atender às demandas da sociedade nos próximos anos”, destacou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto O Acre Existe aborda mudanças climáticas, culinária tradicional e valorização cultural na Escola Mário de Oliveira
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA