ACRE
Pela primeira vez, café acreano produzido de forma sustentável será servido na merenda escolar
ACRE
Para dar ainda mais sabor à merenda escolar, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), adquiriu, de forma inédita, um café exclusivamente acreano, de produção familiar, para reforçar a alimentação nas escolas da rede pública.
O café Raízes da Floresta, produzido de forma sustentável na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex Chico Mendes), já é conhecido pelos acreanos que apreciam a bebida, e agora vai estar presente durante as refeições dos estudantes da rede pública.

O titular da SEE, Reginaldo Prates, afirma que a iniciativa é importante, pois segue uma determinação da governadora Mailza Assis, de valorizar o produtor familiar, e de garantir a qualidade da merenda escolar.
“Com a orientação da governadora Mailza Assis, a aquisição de produtos acreanos que promovem a sustentabilidade é importante, pois além de agredir menos o ambiente, sabemos que tem qualidade e vai alimentar muito bem os alunos da rede”, declarou.

O produto, o primeiro café acreano produzido por agricultura familiar, foi adquirido por meio da Chamada Pública n° 001/2025, integra a política pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que visa fortalecer não só a segurança alimentar na escola, como a agricultura familiar.
De acordo com a chefe da Divisão de Nutrição da SEE, Lorena Lima, a meta de aquisição de alimentos da agricultura familiar em 2025 era de 30%, e o Acre atingiu 51% de produtos acreanos adquiridos para a merenda.

“O Programa Nacional de Alimentação Escolar é um programa incrível, porque a gente consegue suprir a necessidade dos alunos com uma alimentação saudável. Uma das diretrizes do programa é incentivar a produção local, com esse consumo dentro das escolas”, disse.
A gestora explica que somente em 2025, o Estado investiu aproximadamente R$ 75 milhões na alimentação dos alunos da rede pública. Cerca de R$ 18 milhões desse valor foram viabilizados pelo PNAE para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
“Quando garantimos a aquisição de produtos produzidos no próprio estado, fortalece a economia local também. Então esse café que é produzido no nosso próprio estado, na regional do Alto Acre, ele vai ser distribuído para as escolas das regionais do Alto Baixo Acre que é onde teve essa habilitação para a venda deste produto”, explica Lorena.
Na merenda escolar, o café é servido nas escolas junto com leite, uma combinação que reforça a nutrição para os alunos na alimentação.
Sustentabilidade e agricultura familiar
Os investimentos e a capacitação dos produtores familiares faz parte de uma estratégia do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) para geração de renda e emprego no campo e também de abastecimento local.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção acreana de café em 2025 alcançou 6,1 toneladas do fruto, aumentou em 99,7% se comparado ao ano anterior, 2024, quando registrou a produção de 3 toneladas, evidenciando o crescimento da produção cafeeira em todo o estado.

Os produtores do café Raízes da Floresta, Keyti Kety Souza e Jorge Souza, moram no coração da Reserva Extrativista Chico Mendes, local conhecido pela preservação da natureza e pela sustentabilidade.
De acordo com Jorge, a produção do fruto começou a partir de áreas degradadas dentro da reserva. A parte de mata é o limite máximo para o plantio do fruto.

Esposa de Jorge, Keyti Kety Souza explica que a introdução de um café regional na merenda escolar é motivo de alegria e reconhecimento de um trabalho que já vem gerando resultados.
“Para mim, ver o café Raízes da Floresta sendo adquirido para a merenda escolar é motivo de muita alegria e orgulho. Essa conquista representa a valorização do trabalho das famílias extrativistas da Reserva Extrativista Chico Mendes, que produzem com dedicação, respeito à floresta e compromisso com a qualidade”, afirma.

Leia Também
O respeito com a floresta e as raízes locais é essencial para a produção dentro da Resex, pois representa não só o compromisso com a conservação da mata, mas também a cultura e tradição local.
Com apoio da Seagri, que levou os primeiros grãos de café até a Resex, e disponibilizou técnicos que capacitaram os produtores com boas práticas e manejo do fruto, o Raízes da Floresta já foi comercializado desde os Estados Unidos até a China, comprovando a qualidade da marca.

Os produtores estiveram entre os finalistas da 1ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre (Qualicafé), concurso de qualidade do café Robusta Amazônico do Acre, que é a variedade mais produzida no Acre.
“Como produtora de café especial, é muito gratificante saber que um produto cultivado pelas mãos de famílias extrativistas poderá fazer parte da alimentação dos estudantes da rede estadual de ensino. Isso demonstra que é possível produzir com qualidade, gerar renda e manter a floresta em pé, valorizando a sociobiodiversidade da nossa região”, complementa Keyti.
Fonte: Governo AC
ACRE
Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.
Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.
Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.
A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse.
Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.
Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
POLÍTICA3 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
ACRE3 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
POLÍTICA3 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
ACRE3 dias atrásDurante Semana do Clima em Londres, Acre avança para garantir valor máximo a seus ativos ambientais e acelerar benefícios à população

