RIO BRANCO
Search
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Importações de insumos agrícolas batem recorde: R$ 77,2 bilhões em 2025

Publicados

AGRONEGÓCIO

O avanço da produção agrícola brasileira segue sustentado por um fator estrutural que ganhou ainda mais peso em 2025: a forte dependência de insumos importados. Dados consolidados do comércio exterior mostram que o Brasil importou R$ 77,2 bilhões em insumos agrícolas no ano passado, valor que marca um dos maiores níveis da série histórica e evidencia o grau de exposição do setor às oscilações do mercado internacional.

Do total importado, os defensivos químicos concentraram a maior fatia, respondendo por mais de 96% do valor movimentado. Bioinsumos e sementes, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda representam parcelas marginais do comércio externo do setor. O movimento reflete tanto o aumento da área cultivada quanto a intensificação do uso de tecnologias de manejo, em um contexto de pressão por produtividade e controle fitossanitário.

O crescimento das importações foi puxado principalmente pelos produtos químicos, que somaram R$ 74,5 bilhões em 2025, alta de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior. Em termos absolutos, isso significou um acréscimo de cerca de R$ 9,7 bilhões na conta externa do agronegócio. O avanço ocorreu tanto em valor quanto em volume, indicando não apenas preços mais elevados, mas também maior consumo físico de insumos.

Em volume, o Brasil importou 1,76 milhão de toneladas de defensivos e matérias-primas em 2025, o maior patamar já registrado. O destaque ficou para os produtos formulados, que ultrapassaram 1 milhão de toneladas, seguidos pelas matérias-primas industriais e pelos produtos técnicos. Para analistas, esse perfil mostra uma indústria nacional fortemente integrada às cadeias globais, dependente de insumos intermediários e princípios ativos produzidos no exterior.

Leia Também:  Mercado de insumos agrícolas começa o ano com contrastes entre fertilizantes e defensivos

A concentração dos fornecedores segue elevada. A China manteve a liderança absoluta nas exportações de insumos agrícolas ao Brasil, com vendas que alcançaram cerca de R$ 32,4 bilhões no ano passado. Índia e Estados Unidos aparecem na sequência, mas com participação significativamente menor. No caso chinês, o domínio se estende a todas as categorias — matérias-primas, produtos técnicos e formulados — reforçando a centralidade do país asiático no abastecimento do campo brasileiro.

Esse grau de dependência externa torna o produtor mais sensível a fatores que vão além da dinâmica agrícola. Tensões geopolíticas, variações cambiais, custos logísticos e mudanças regulatórias em países fornecedores passam a influenciar diretamente o custo de produção no Brasil. Mesmo com a recente queda do dólar, o impacto acumulado dos insumos segue pressionando as margens, sobretudo em regiões mais distantes dos grandes centros consumidores.

Apesar da forte dependência das importações, o Brasil também ampliou suas exportações de insumos agrícolas em 2025, alcançando R$ 5,27 bilhões, o melhor desempenho em 14 anos. Embora o valor seja modesto frente ao volume importado, o resultado sinaliza avanço da indústria nacional em nichos específicos, como sementes e bioinsumos, além de produtos químicos destinados a mercados regionais.

As sementes responderam por pouco mais de um quarto das exportações do setor, com destaque para milho, forrageiras e hortaliças. Mesmo com leve recuo no volume embarcado, a valorização dos preços médios garantiu crescimento em valor. Países vizinhos da América do Sul seguem como os principais destinos, reforçando o papel do Brasil como fornecedor regional de tecnologia agrícola adaptada a sistemas tropicais.

Leia Também:  Digitalização e novas sementes elevam produtividade do algodão em até 10 arrobas por hectare

Outro movimento relevante de 2025 foi o número recorde de registros de novos produtos agrícolas. Foram mais de 900 liberações ao longo do ano, com destaque para defensivos químicos genéricos e bioinsumos. Para especialistas, esse avanço tem dupla leitura: de um lado, amplia a oferta e aumenta a concorrência, contribuindo para aliviar custos; de outro, reforça a dependência de moléculas e tecnologias desenvolvidas fora do País.

No caso dos bioinsumos, o crescimento reflete tanto a entrada de novas empresas quanto a estratégia das grandes multinacionais de diversificar portfólio diante das exigências ambientais e regulatórias. Já entre os químicos, o avanço dos genéricos consolida uma tendência de busca por alternativas mais acessíveis, especialmente em um cenário de margens cada vez mais apertadas no campo.

Para o produtor rural, o quadro desenhado pelos dados de 2025 reforça um ponto central: a competitividade da agricultura brasileira segue fortemente atrelada ao comportamento do mercado internacional de insumos. A gestão de risco, o planejamento antecipado de compras e a atenção ao câmbio tornam-se cada vez mais determinantes para a sustentabilidade econômica da atividade, em um ambiente no qual produtividade elevada já não é suficiente para garantir rentabilidade.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Decisão judicial extingue ação da Aprosoja que cobrava R$ 1,1 bilhão por Moratória da Soja

Publicados

em

Por

A Justiça de Mato Grosso encerrou a ação em que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) cobrava R$ 1,1 bilhão de empresas e entidades por prejuízos que atribuía à Moratória da Soja. A sentença, proferida na terça-feira (13), fecha na primeira instância a tentativa de obter uma reparação coletiva aos agricultores atingidos pelas restrições de compra do acordo.

A cobrança buscava compensar perdas que, segundo a associação, decorreram da dificuldade de vender soja mesmo quando a produção atendia à legislação ambiental. A Aprosoja-MT pretendia que empresas comercializadoras, entidades setoriais e seus representantes respondessem financeiramente por esses danos.

O processo discutia os efeitos de um pacto do qual a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) anunciou sua saída em janeiro de 2026. A retirada ocorreu após a entrada em vigor da lei mato-grossense que restringiu incentivos fiscais a empresas participantes de acordos com exigências superiores às da legislação ambiental. Em agosto, depois do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a entidade reafirmou que não pretendia retomar a moratória. Saiba mais aqui

Criado em 2006, o compromisso previa a recusa de soja cultivada em áreas do bioma Amazônia desmatadas depois de julho de 2008. A restrição alcançava também áreas abertas com autorização. Para a Aprosoja-MT, esse critério prejudicava agricultores que cumpriam a lei, mas encontravam menos alternativas de compradores para sua produção.

A saída das empresas e a cobrança pelas perdas anteriores seguiram caminhos diferentes. Enquanto a Abiove abandonou o pacto coletivo, a associação dos produtores manteve a tentativa de responsabilizar seus participantes pelos efeitos que atribuía à aplicação das restrições.

Leia Também:  Investimento estrangeiro no Brasil atinge US$ 74,3 bilhões até outubro e já supera total de 2024

Essa cobrança foi atingida pelo julgamento do STF de 12 de agosto. O Supremo considerou que o acordo respeitava a Constituição e determinou o encerramento dos processos judiciais e administrativos baseados na sua suposta ilegalidade, inclusive dos pedidos de responsabilização financeira. A Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá aplicou essa ordem ao processo da Aprosoja-MT. portal.stf.jus.br

Com isso, o pedido de R$ 1,1 bilhão foi encerrado antes da análise dos prejuízos alegados. A sentença deixa os agricultores representados pela associação sem a reparação buscada nessa ação e afasta das empresas processadas, nesta primeira instância, a cobrança coletiva.

O Supremo também manteve as leis estaduais que restringem incentivos a participantes de acordos dessa natureza. Estabeleceu, porém, que a retirada de benefícios deve respeitar os prazos tributários e a proteção das isenções concedidas mediante condições assumidas pelas empresas. O resultado preservou tanto a validade jurídica do pacto quanto a possibilidade de os estados estabelecerem condições para conceder incentivos.

Na mesma sentença, a Justiça rejeitou os pedidos para que a Aprosoja-MT pagasse honorários, despesas processuais e multa por má-fé. A associação teve sua cobrança encerrada, mas ficou livre dessas despesas reclamadas pelos réus.

Na comercialização atual, a Abiove informou que suas associadas passaram a atender individualmente às exigências dos mercados compradores. Para o produtor, as condições de aceitação da soja dependem das políticas de cada empresa. Já a sentença desta semana trata da disputa pelas perdas atribuídas ao antigo compromisso coletivo e encerra, nessa primeira instância, a tentativa de recuperação desses valores.

Isan Rezende

Com isso, os produtores representados pela Aprosoja-MT não receberão qualquer indenização das empresas ligadas à Moratória da Soja. A Aprosoja-MT buscava responsabilizar empresas e entidades por prejuízos que atribuía à moratória. Seu argumento era que agricultores que respeitavam a legislação ambiental também podiam ficar sem acesso a compradores por causa das exigências do acordo.

Leia Também:  Digitalização e novas sementes elevam produtividade do algodão em até 10 arrobas por hectare

O presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, lamentou a decisão. “O encerramento da ação frustra a expectativa de reparação dos produtores que se consideram prejudicados pela Moratória da Soja. A cobrança da Aprosoja procurava dar uma resposta a quem cumpriu a legislação ambiental, investiu na propriedade e encontrou restrições para vender. A sentença encerrou esse pedido sem examinar os prejuízos alegados. Isso precisa ficar claro para o agricultor”, comentou.

“O problema comercial continua exigindo atenção. O produtor precisa saber, antes de plantar e de assumir compromissos, quais critérios serão usados para receber sua soja. Quem trabalha dentro da lei precisa de previsibilidade para investir. Também é necessário dar transparência às exigências dos compradores, para que o agricultor consiga avaliar suas alternativas de venda e os custos envolvidos”, disse Rezende.

“Agora, o setor precisa concentrar esforços para ampliar mercados e construir condições comerciais mais claras. Sair de um acordo coletivo não significa, necessariamente, abandonar as restrições de compra. Por isso, a representação dos produtores deve acompanhar as regras adotadas por cada empresa e buscar soluções que preservem o acesso aos mercados e a renda de quem produz”, recomendou o presidente do IA.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA