AGRONEGÓCIO
Plano Safra 2026/27: crédito rural enfrenta desafio de chegar ao produtor em cenário de juros altos e incertezas globais
AGRONEGÓCIO
O anúncio do Plano Safra 2026/27, previsto para esta terça-feira (30), ocorre em um dos momentos mais desafiadores para o agronegócio brasileiro nos últimos anos. A combinação de juros elevados, aumento do endividamento rural e instabilidade no cenário internacional coloca o acesso ao crédito entre as principais preocupações dos produtores para o novo ciclo agrícola.
Embora o mercado espere um aumento dos recursos destinados ao financiamento agropecuário, especialistas avaliam que a principal questão deixou de ser apenas o volume disponibilizado pelo governo. O grande desafio será garantir que esses recursos cheguem efetivamente ao campo em um ambiente de maior cautela por parte das instituições financeiras.
Segundo Wolney Arruda, CEO da Plantae Agrocrédito, a necessidade de capital do agronegócio brasileiro supera com folga a capacidade de atendimento do crédito oficial.
“O Plano Safra continua sendo um instrumento essencial para o setor, mas a demanda por financiamento é muito maior. O agronegócio brasileiro necessita entre R$ 1,2 trilhão e R$ 1,3 trilhão por ano para sustentar suas operações”, afirma.
Endividamento pressiona acesso ao crédito
Além da limitação dos recursos públicos, o crescimento do endividamento rural tornou a concessão de crédito mais criteriosa. De acordo com Arruda, o estoque das dívidas do setor já se aproxima de R$ 800 bilhões, cenário que leva bancos e demais agentes financeiros a reforçarem as análises de risco, exigências de garantias e capacidade de pagamento.
“O produtor vive uma situação delicada. Precisa de novos financiamentos para manter a produção, mas, ao mesmo tempo, carrega compromissos assumidos em safras anteriores. As instituições financeiras precisam equilibrar a oferta de crédito sem desconsiderar esse passivo”, explica.
O cenário se torna ainda mais desafiador diante da taxa Selic em 14,25% ao ano. Mesmo com expectativas de redução gradual dos juros ao longo do segundo semestre, o elevado custo do dinheiro continua limitando investimentos e ampliando a necessidade de planejamento financeiro nas propriedades.
Para o executivo, disciplina financeira será determinante neste novo ciclo.
“O crédito deve estar diretamente ligado à capacidade de geração de receita da fazenda. O produtor precisa avaliar fluxo de caixa, custos de produção e capacidade de pagamento antes de assumir novos compromissos.”
Crédito privado ganha protagonismo no financiamento do agro
O avanço da produção agropecuária também vem acelerando uma transformação no modelo de financiamento do setor. Se durante décadas o crédito subsidiado foi a principal fonte de recursos, hoje a participação do mercado privado tornou-se indispensável.
Segundo Arruda, não existe concorrência entre os dois modelos.
“O crédito oficial continua sendo fundamental, mas já não consegue atender sozinho toda a demanda do agronegócio. O financiamento privado passou a complementar essa necessidade e hoje ambos são essenciais para sustentar o crescimento do setor.”
Geopolítica amplia riscos para a próxima safra
Enquanto o setor aguarda a divulgação do novo Plano Safra, outro fator passou a preocupar produtores, investidores e agentes financeiros: o aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio.
O risco de impactos sobre cadeias estratégicas, especialmente nos mercados de energia, logística e fertilizantes, ganhou força com o aumento das incertezas envolvendo o Estreito de Hormuz, uma das principais rotas do comércio marítimo mundial.
Para Arruda, o maior desafio para o segundo semestre poderá vir justamente do ambiente internacional.
“O produtor brasileiro sabe lidar com oscilações climáticas e com os ciclos do mercado. O fator mais imprevisível neste momento é a geopolítica, que pode afetar simultaneamente custos, logística, inflação e disponibilidade de insumos.”
Segundo ele, aproximadamente um terço dos fertilizantes comercializados no mundo passa pela região do Estreito de Hormuz. Embora não haja indicação de desabastecimento imediato, qualquer interrupção ou aumento das tensões tende a elevar a volatilidade dos preços e reduzir a previsibilidade para o planejamento da safra.
“O maior impacto não é necessariamente a falta de produto, mas a incerteza. Petróleo, fertilizantes, fretes e inflação reagem rapidamente a qualquer mudança no cenário internacional.”
Gestão de risco será decisiva
Diante desse ambiente de juros elevados, crédito mais seletivo e maior volatilidade global, especialistas reforçam que a gestão de risco passa a ocupar posição estratégica dentro das propriedades rurais.
Ferramentas como seguro rural, operações de hedge, proteção de preços, planejamento antecipado das compras e controle rigoroso do fluxo de caixa tornam-se fundamentais para preservar a rentabilidade da atividade.
“O produtor precisa buscar previsibilidade. Hoje, proteger as margens de lucro é tão importante quanto aumentar a produtividade. Quem administrar melhor seus riscos estará mais preparado para enfrentar qualquer cenário”, destaca Arruda.
Novo Plano Safra chega em momento decisivo
Às vésperas da divulgação do Plano Safra 2026/27, o agronegócio brasileiro enfrenta uma realidade mais complexa do que em temporadas anteriores. Mais do que ampliar a produção, produtores e agentes financeiros terão como prioridade preservar a rentabilidade, garantir liquidez e manter a capacidade de investimento em um ambiente marcado por crédito mais restrito, custos financeiros elevados e crescente influência do cenário geopolítico sobre o desempenho do setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
AGRONEGÓCIO
Decisão judicial extingue ação da Aprosoja que cobrava R$ 1,1 bilhão por Moratória da Soja
A Justiça de Mato Grosso encerrou a ação em que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) cobrava R$ 1,1 bilhão de empresas e entidades por prejuízos que atribuía à Moratória da Soja. A sentença, proferida na terça-feira (13), fecha na primeira instância a tentativa de obter uma reparação coletiva aos agricultores atingidos pelas restrições de compra do acordo.
A cobrança buscava compensar perdas que, segundo a associação, decorreram da dificuldade de vender soja mesmo quando a produção atendia à legislação ambiental. A Aprosoja-MT pretendia que empresas comercializadoras, entidades setoriais e seus representantes respondessem financeiramente por esses danos.
O processo discutia os efeitos de um pacto do qual a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) anunciou sua saída em janeiro de 2026. A retirada ocorreu após a entrada em vigor da lei mato-grossense que restringiu incentivos fiscais a empresas participantes de acordos com exigências superiores às da legislação ambiental. Em agosto, depois do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a entidade reafirmou que não pretendia retomar a moratória. Saiba mais aqui
Criado em 2006, o compromisso previa a recusa de soja cultivada em áreas do bioma Amazônia desmatadas depois de julho de 2008. A restrição alcançava também áreas abertas com autorização. Para a Aprosoja-MT, esse critério prejudicava agricultores que cumpriam a lei, mas encontravam menos alternativas de compradores para sua produção.
A saída das empresas e a cobrança pelas perdas anteriores seguiram caminhos diferentes. Enquanto a Abiove abandonou o pacto coletivo, a associação dos produtores manteve a tentativa de responsabilizar seus participantes pelos efeitos que atribuía à aplicação das restrições.
Essa cobrança foi atingida pelo julgamento do STF de 12 de agosto. O Supremo considerou que o acordo respeitava a Constituição e determinou o encerramento dos processos judiciais e administrativos baseados na sua suposta ilegalidade, inclusive dos pedidos de responsabilização financeira. A Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá aplicou essa ordem ao processo da Aprosoja-MT. portal.stf.jus.br
Com isso, o pedido de R$ 1,1 bilhão foi encerrado antes da análise dos prejuízos alegados. A sentença deixa os agricultores representados pela associação sem a reparação buscada nessa ação e afasta das empresas processadas, nesta primeira instância, a cobrança coletiva.
O Supremo também manteve as leis estaduais que restringem incentivos a participantes de acordos dessa natureza. Estabeleceu, porém, que a retirada de benefícios deve respeitar os prazos tributários e a proteção das isenções concedidas mediante condições assumidas pelas empresas. O resultado preservou tanto a validade jurídica do pacto quanto a possibilidade de os estados estabelecerem condições para conceder incentivos.
Na mesma sentença, a Justiça rejeitou os pedidos para que a Aprosoja-MT pagasse honorários, despesas processuais e multa por má-fé. A associação teve sua cobrança encerrada, mas ficou livre dessas despesas reclamadas pelos réus.
Na comercialização atual, a Abiove informou que suas associadas passaram a atender individualmente às exigências dos mercados compradores. Para o produtor, as condições de aceitação da soja dependem das políticas de cada empresa. Já a sentença desta semana trata da disputa pelas perdas atribuídas ao antigo compromisso coletivo e encerra, nessa primeira instância, a tentativa de recuperação desses valores.
Isan Rezende
Com isso, os produtores representados pela Aprosoja-MT não receberão qualquer indenização das empresas ligadas à Moratória da Soja. A Aprosoja-MT buscava responsabilizar empresas e entidades por prejuízos que atribuía à moratória. Seu argumento era que agricultores que respeitavam a legislação ambiental também podiam ficar sem acesso a compradores por causa das exigências do acordo.
O presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, lamentou a decisão. “O encerramento da ação frustra a expectativa de reparação dos produtores que se consideram prejudicados pela Moratória da Soja. A cobrança da Aprosoja procurava dar uma resposta a quem cumpriu a legislação ambiental, investiu na propriedade e encontrou restrições para vender. A sentença encerrou esse pedido sem examinar os prejuízos alegados. Isso precisa ficar claro para o agricultor”, comentou.
“O problema comercial continua exigindo atenção. O produtor precisa saber, antes de plantar e de assumir compromissos, quais critérios serão usados para receber sua soja. Quem trabalha dentro da lei precisa de previsibilidade para investir. Também é necessário dar transparência às exigências dos compradores, para que o agricultor consiga avaliar suas alternativas de venda e os custos envolvidos”, disse Rezende.
“Agora, o setor precisa concentrar esforços para ampliar mercados e construir condições comerciais mais claras. Sair de um acordo coletivo não significa, necessariamente, abandonar as restrições de compra. Por isso, a representação dos produtores deve acompanhar as regras adotadas por cada empresa e buscar soluções que preservem o acesso aos mercados e a renda de quem produz”, recomendou o presidente do IA.
Fonte: Pensar Agro
-
SEM CATEGORIA5 dias atrásPrefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica casa a casa neste sábado no Conjunto Universitário
-
AGRONEGÓCIO1 dia atrásInmet prevê chuva forte e falta de água até 20 de outubro
-
AGRONEGÓCIO1 dia atrásAgro mira novo recorde de exportações, mas clima e mercados desafiam a renda do produtor
-
AGRONEGÓCIO1 dia atrásEstado se aproxima de 1 milhão de toneladas e 1/4 do algodão brasileiro
-
FAMOSOS7 dias atrásEx-BBB Larissa Santos curte dia em praia no Leblon e posa de biquíni: ‘Solzinho!’
-
AGRONEGÓCIO1 dia atrásBrasil soma 700 novos mercados e R$ 20 bilhões em negócios mesmo sob pressão de tarifas
-
TJ AC7 dias atrásPlano de trabalho prevê ações para facilitar o acesso ao emprego após o cumprimento da pena
-
SEM CATEGORIA2 dias atrásPrefeitura prepara revitalização do Calçadão da Quintino Bocaiúva para fortalecer o comércio de Rio Branco