RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ESPORTES

Dupla brasileira Fonseca/Melo estreia com vitória no Rio Open

Publicados

ESPORTES

A parceria brasileira formada pelo jovem João Fonseca, de 19 anos, e o experiente Marcelo Melo, de 42, começou com o pé direito no torneio de duplas do Rio Open. Na tarde desta segunda-feira (16), a dupla superou o argentino Ramón Burruchaga e o italiano Andrea Pellegrino por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, na Quadra Guga Kuerten, principal palco do Jockey Club Brasileiro, na Gávea.

A vitória marca um excelente início para a dupla, que combina a ascensão de Fonseca, atual 38º do mundo em simples e principal nome do tênis brasileiro na atualidade, com a vasta experiência de Melo, um especialista em duplas. Diferentemente de Fonseca, que não tem o foco principal nas duplas, Marcelo Melo já foi número 1 do mundo na modalidade em 2015 e é o atual campeão do Rio Open, tendo conquistado o título no ano passado ao lado do gaúcho Rafael Matos.

Mudanças de última hora e adversários inesperados

A partida teve um tempero a mais devido a mudanças de última hora na chave. Inicialmente, Fonseca e Melo enfrentariam o bósnio Damir Dzumhur e o francês Alexandre Müller. Contudo, minutos antes do confronto, a organização do torneio informou a desistência de Müller por uma distensão muscular. Com isso, Burruchaga – filho do ex-jogador de futebol Jorge Burruchaga, campeão mundial pela Argentina em 1986 – e Pellegrino foram chamados para substituir a dupla. Burruchaga também participa da chave principal de simples, enquanto Pellegrino havia sido eliminado no qualifying por Villius Gaubas no último domingo (15).

Leia Também:  Bahia arranca empate heroico do Internacional no Beira-Rio

Próximos desafios

Nas quartas de final, a dupla brasileira terá pela frente os vencedores do confronto entre os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º) e a parceria do equatoriano Gonzalo Escobar (76º) com o holandês Jean-Julien Rojer (85º). A data e horário deste próximo duelo ainda serão definidos pela organização.

Além da campanha nas duplas, João Fonseca tem um importante compromisso na chave de simples. Ele fará sua estreia em um confronto 100% brasileiro contra o cearense Thiago Monteiro, atual 208º do mundo e que já figurou entre os top 61 em 2022. A expectativa é que essa partida ocorra nesta terça-feira (17), com horário e quadra a serem anunciados em breve.

O Rio Open, que acontece desde 2014, é uma competição de nível 500, sendo o terceiro em importância e pontuação no calendário do tênis mundial, atrás apenas dos torneios Masters 1000 e dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Botafogo perde para Nacional Potosí e sai em desvantagem na Libertadores

Publicados

em

Por

O Botafogo amargou sua sexta derrota consecutiva na temporada ao ser superado pelo Nacional Potosí por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (18.02), no jogo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores. O confronto, disputado no desafiador Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, a 4.090 metros de altitude, foi marcado pelas dificuldades impostas pelo cenário boliviano, deixando o time carioca em situação delicada para a partida de volta.

O único gol do embate veio logo no primeiro minuto do segundo tempo, com o lateral-direito Baldomar aproveitando uma cobrança de falta ensaiada para cabecear firme e balançar as redes de Léo Linck. O gol deu ao Nacional Potosí a vantagem mínima necessária para a decisão no Rio de Janeiro.

O jogo

No primeiro tempo, o Nacional Potosí tentou impor seu ritmo, explorando as bolas paradas. Otormin teve uma chance em cobrança de falta que passou por cima, e Baldomar, em escanteio, cabeceou para a trave após desvio em Alex Telles. O goleiro Léo Linck também foi acionado em chute de Otormin. O Botafogo, por sua vez, demonstrou dificuldade na saída de bola e na adaptação à altitude, mas conseguiu criar duas oportunidades no final da etapa inicial, com Barrera e Newton finalizando perto do gol adversário.

Leia Também:  Enfrentando desgaste físico, Palmeiras tem 8 jogos nos próximos 30 dias

Segundo tempo

A volta do intervalo foi fatal para o Alvinegro. Com menos de um minuto, Baldomar abriu o placar, colocando o time boliviano em vantagem. A equipe de Martín Anselmi buscou reagir e teve sua melhor chance aos nove minutos, quando Vitinho cruzou rasteiro e Montoro, dentro da pequena área, acertou a trave, perdendo a oportunidade de igualar o marcador. O Nacional Potosí ainda teve um gol anulado por impedimento e continuou a ameaçar, enquanto o Botafogo parecia sentir os efeitos da altitude, priorizando a manutenção da desvantagem mínima.

Cenário para a Volta

Com o resultado, o Botafogo terá que reverter o placar no jogo de volta, que será realizado na próxima quarta-feira (25) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Para garantir a classificação direta à próxima fase, os alvinegros precisarão vencer por dois ou mais gols de diferença. Um triunfo por apenas um gol levará a decisão para os pênaltis. O Nacional Potosí, por sua vez, jogará por um empate para avançar.

FICHA TÉCNICA
                                                  Nacional Potosí 1 X 0 Botafogo
Competição 2ª rodada da Pré-Libertadores (jogo de ida)
Local Estádio Víctor Agustín Ugarte
Data 18 de fevereiro de 2026
Horário 21h30 (de Brasília)
Gols Baldomar, aos 1′ do 2ºT (Nacional Potosí)
Cartões Amarelos Mateo Ponte, Newton e Barrera (Botafogo)
Arbitragem Árbitro: Augusto Aragon (Equador)
Assistentes: Ricardo Baren (Equador) e Dennys Guerrero (Equador)
VAR: Gabriel González (Equador)
Nacional Potosí Galindo, Baldomar, Restrepo, Demiquel e Torrico (Orellana); Azogue, Nuñez (Rojas), Otormin (Hoyos) e Solis (Abastoflor); Álvarez e Villalba (Tobar)
Técnico: Leonardo Egüez
 Botafogo Léo Linck, Barboza, Bastos e Mateo Ponte (Ythallo); Vitinho, Wallace Davi (Villalba), Newton e Alex Telles; Montoro (Kauan Toledo), Barrera (Marquinhos) e Matheus Martins (Kadir)
Técnico: Martín Anselmi

Fonte: Esportes

Leia Também:  Santos cede gol nos acréscimos para o Guarani, mas está na zona de classificação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA