RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Educação do Acre realiza investimentos na Escola Agrícola Jean Pierre Mingan

Publicados

ACRE

Localizada no km 6 do Ramal Progresso, no município de Acrelândia, a Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan, que este ano passará a ser integral, está recebendo do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), uma série de investimentos, sobretudo de manutenção predial.

Escola Jean Pierre Mingan passará a ser integral a partir de 2026. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Criada no dia 20 de dezembro de 2010, a instituição tem, além de 105 alunos, seis professores provisórios e um efetivo, lotado no último concurso realizado pela Educação. Possui três turmas de ensino médio, uma da 1ª série, outra da 2ª e uma outra da 3ª.

Os alunos estudam as disciplinas do eixo comum e mais disciplinas específicas à formação técnica agrícola. De acordo com o gestor da escola, Ricardo Barros, trabalha-se a pedagogia da alternância, em que os alunos ficam duas semanas na escola e outras duas com a família.

“Temos 9h de aulas diariamente e também atividades práticas do meio agrícola, com plantação de café, horta, urucum, macaxeira e banana. Essa manutenção está sendo muito importante, pois vamos ganhar uma cozinha nova, além da pintura e outras intervenções”, relata.

A maioria dos alunos da instituição são provenientes de Acrelândia, Plácido de Castro, Rio Branco, Senador Guiomard, Vila Campinas e Ramal Nabor Júnior, além de localidades do Amazonas (Boca do Acre e Lábrea) e Rondônia (Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã).

“Graças à secretaria temos feito um bom trabalho desde o ano passado. Temos alunos de três estados e agora ganhamos uma nova identidade: somos uma escola de ensino integral e nossos profissionais sempre trabalham bastante, visando à melhor educação para os nossos alunos, com o curso técnico em agropecuária”, explica.

Professor Ricardo Barros; “Importância da parceria com a Secretaria de Educação”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante o ano letivo, as aulas são divididas em dez sessões escolares e outras sessões familiares. “Tudo isso para que o aluno possa aprender, não somente a parte cognitiva, mas também a parte pedagógica, conviver em sociedade com todos os colegas e, ao fim da 3ª série, sair como um profissional apto a trabalhar como técnico agropecuário”, detalha.

Aluna de Lábrea, no Amazonas

Entre os alunos matriculados na escola está Joérica Zanateli. Acompanhada da sua mãe, Jéssica, e do pai, Silvano, a estudante é moradora do Projeto de Assentamento Monte, cujo acesso se dá pelo município de Boca do Acre (AM).

Como na cidade amazonense não há escola técnico-agrícola, Joérica resolveu se matricular na Jean Pierre Mingan. “Eu não quis ficar estudando lá; aqui a gente já sai com um diploma e gostei muito do espaço e do atendimento. As minhas expectativas são muito boas”, ressalta.

Aluna Joérica Zanateli com a família: opção pelo estudo técnico-agrícola. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Silvano Gomes tem a mesma explicação. “Achamos essa opção melhor, porque ela tem como fazer o ensino médio e sair formada em técnica agrícola”, explica.

Além da matrícula, a família foi fazer o reconhecimento da escola: “Gostamos, gostei muito da infraestrutura e achamos o lugar ideal para ela. Então resolvemos fazer a matrícula. Ela está muito interessada, porque é uma área que ela gosta muito”, conta.

Novos profissionais

A Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan ganhou dois novos profissionais efetivos no último concurso da Educação. Além de um professor efetivo, também foi lotado Fernando Alves, aprovado como apoio administrativo, contribuindo no processo de matrícula.

Aprovado no concurso da Educação, Fernando Alves já está trabalhando na escola e auxiliando no processo das matrículas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Morador de Acrelândia, o servidor já realizou outros processos seletivos, mas para a Educação foi o primeiro. “Fui aprovado em alguns processos, mas como efetivo é o primeiro e é também o meu primeiro trabalho no serviço público”, diz.

Para Fernando, ser aprovado no concurso e estar lotado na escola traz uma sensação especial e boas perspectivas: “É um sonho que está sendo realizado, porque não é para qualquer um passar em um concurso público efetivo. A minha expectativa aqui é somar com a Educação do Estado, fazer um bom trabalho aqui na escola e somar com os novos parceiros”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Cruzeiro do Sul, governo do Acre e parceiros lançam campanha Compra Premiada para fortalecer o comércio local
Propaganda

ACRE

Realizado pelo governo do Acre, evento sobre igualdade de gênero e liderança feminina com a ministra Cármen Lúcia e a coronel Marta Renata reúne centenas de pessoas

Publicados

em

Por

Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira, 25, do evento “Vamos falar de igualdade de gênero e liderança feminina”, realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte do programa Desperte a Liderança que Existe em Você.

A programação foi marcada por palestras emocionantes e inspiradoras que tocaram o público presente. A primeira com a comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, seguida da palestra proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Primeira palestra foi ministrada pela comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sediado no auditório da OAB-Acre, o encontro reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições em um momento de reflexão, aprendizado e inspiração sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre e a importância de ampliar os espaços de participação feminina.

“O Acre vive um momento histórico. Pela segunda vez em 64 anos de autonomia política, temos uma mulher à frente do governo do Estado. Esse contexto nos convida a fortalecer cada vez mais a liderança feminina e a ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão”, afirmou.

Ao lado da secretária da Mulher, Simone Santiago, e do adjunto da Segov, Reginaldo Ferreira, o secretário, Luiz Calixto, destacou o momento histórico vivido pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário também ressaltou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das lideranças femininas e enalteceu a governadora Mailza Assis, que não pôde estar presente por cumprir agenda internacional durante a Semana do Meio Ambiente, em Londres.

Entre as autoridades estavam a ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro; a deputada federal Antônia Lúcia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco; representantes da OAB Acre, do Ministério Público do Acre (MPAC) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de estudantes e professores dos cursos de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Faculdade Anhanguera e da Estácio Unimeta.

Leia Também:  Em Cruzeiro do Sul, governo do Acre e parceiros lançam campanha Compra Premiada para fortalecer o comércio local
Com participação marcante, a ministra Cármem Lúcia interagiu com as autoridades e o público presente. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Simone Santiago; a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Procon-Acre, Alana Albuquerque, entre outros servidores de órgãos e instituições e o público interessado na temática.

Em sua palestra, a coronel Martha Renata compartilhou os desafios enfrentados para se tornar a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre e refletiu sobre as barreiras culturais que ainda limitam a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Ser a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sei que minha trajetória abre caminhos para que outras mulheres possam sonhar e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados”, destacou.

O encontro foi sediado no auditório da OAB-Acre e reuniu autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Ao abordar as desigualdades de gênero, a comandante-geral chamou atenção para a forma como a autoridade feminina ainda é percebida pela sociedade. “Muitas vezes, a sociedade legitima a autoridade da mulher apenas quando ela está restrita ao ambiente doméstico e familiar. Quando ela ocupa espaços de poder e decisão, ainda enfrenta resistência e preconceito”.

A coronel também destacou a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres em todos os setores. “As atividades desempenhadas pelas mulheres não são invisíveis. Elas são invisibilizadas. Existe uma diferença importante entre não existir e não ser reconhecida”.

Leia Também:  Reunião debate avanços do PlanificaSUS e fortalecimento da rede de saúde no Acre
A ex-governadora Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro, estava entre os presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia abordou a trajetória das mulheres na conquista de direitos e espaços de liderança. Segundo ela, embora a Constituição Federal estabeleça a igualdade entre homens e mulheres, essa ainda não é uma realidade plena no Brasil. “A luta por espaços de liderança continua porque a igualdade ainda não aconteceu. É um processo lento, que exige persistência e compromisso permanente.”

A ministra destacou ainda que a defesa dos direitos das mulheres não é uma pauta concluída, mas uma construção contínua da sociedade. “A luta por direitos é uma conquista permanente.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Em um dos momentos mais emocionantes da palestra, declarou: “Os homens podem parar de nos matar, porque nós decidimos que não vamos morrer.”

Ao tratar da violência contra a mulher, Cármen Lúcia classificou o feminicídio como uma das maiores mazelas sociais da atualidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A ministra também refletiu sobre as diversas formas de discriminação ainda presentes no cotidiano e sintetizou sua mensagem em uma frase que deu o tom do encontro: “O preconceito se passa pelo olhar”, disse.

Realizado por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o evento reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da liderança feminina, a promoção da igualdade de gênero e a ampliação dos espaços de participação das mulheres na sociedade.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA