A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta sexta-feira (26), mais uma entrega de kits de frutas aos usuários do Restaurante Popular José Marques de Souza, localizado na Baixada da Sobral. Ao todo, foram distribuídos 200 kits como parte das ações permanentes de fortalecimento da segurança alimentar desenvolvidas no município.
A iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, que representou o prefeito Alysson Bestene durante a agenda.
Iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Rio Branco, Roberta Lins, e de Lene Petecão, representante do prefeito Alysson Bestene na agenda. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Além das refeições servidas diariamente na unidade, a distribuição permite que os usuários levem alimentos saudáveis para casa, contribuindo para a alimentação de suas famílias e ampliando o alcance da política municipal de segurança alimentar.
Segundo a chefe da Divisão e coordenadora do Restaurante Popular, Márcia Andreatto, a iniciativa fortalece uma política pública que atende diretamente as pessoas que mais precisam.
“Para muitas pessoas, o Restaurante Popular garante a principal refeição do dia. Com os kits de frutas, ampliamos essa alimentação também para casa, fortalecendo a saúde e a segurança alimentar”, destacou Márcia. (Foto: Mateus Machado/Secom)
“Há pessoas que encontram no Restaurante Popular a única refeição saudável do dia. Com a entrega dos kits de frutas, conseguimos complementar essa alimentação também em casa. Nosso objetivo é promover saúde e fortalecer a segurança alimentar da população”, destacou a coordenadora.
Os alimentos são adquiridos por meio de parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cooperativas da agricultura familiar. A iniciativa garante a oferta de frutas frescas aos usuários e, ao mesmo tempo, incentiva a produção local. A cada ação, entre 200 e 300 pessoas são beneficiadas.
Durante a visita, a primeira-dama acompanhou a entrega dos kits, conversou com os usuários e reforçou o apoio às ações de segurança alimentar promovidas pela Prefeitura de Rio Branco. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Durante a visita, a primeira-dama Roberta Lins acompanhou a distribuição dos kits, conversou com os usuários e conheceu de perto o trabalho desenvolvido no Restaurante Popular, reforçando o apoio às ações sociais promovidas pela Prefeitura de Rio Branco.
Entre os beneficiários estava Janésio Alves, de 73 anos, que ressaltou a importância da iniciativa para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Na nossa idade, as frutas fazem muita diferença, mas estão muito caras. Essa ação da Prefeitura é muito importante, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio. (Foto: Mateus Machado/Secom)
“A gente não tem condições de comprar frutas. Na nossa idade, elas fazem muita diferença, mas estão muito caras. É uma ação muito boa que a Prefeitura está realizando, e eu agradeço muito”, afirmou Janésio.
As entregas dos kits de frutas integram o conjunto de ações contínuas desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco para fortalecer a segurança alimentar, incentivar hábitos mais saudáveis e proporcionar mais qualidade de vida à população atendida pelo Restaurante Popular.
“Isso aqui é muito importante pra nós. A gente aprende, distrai a mente, conhece outras pessoas e muda a vida da gente.” Foi assim que a aluna Maria Apurinã resumiu o impacto dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Rio Branco na Casa Fio a Fio. Integrante da primeira turma de corte e costura e, atualmente, aluna do curso de beleza, ela representa dezenas de mulheres que encontraram no espaço uma oportunidade de aprendizado, autonomia e recomeço.
“Isso aqui é muito importante pra nós. A gente aprende, distrai a mente, conhece outras pessoas e muda a vida da gente”, resumiu Maria Apurinã. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
Nesta quinta-feira (25), a primeira-dama do município, Roberta Lins, visitou a Casa Fio a Fio para acompanhar o início de uma nova turma do curso de beleza e o andamento das atividades de corte e costura. O espaço, criado para fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade, também oferece acolhimento e apoio psicossocial.
Segundo Roberta Lins, a iniciativa representa um importante investimento da Prefeitura no fortalecimento da independência financeira das participantes.
“É uma satisfação ver a Casa Fio em funcionamento, com mulheres participando dos cursos e tendo a oportunidade de aprender, se qualificar e transformar suas vidas”, destacou Roberta. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
“A Casa Fio nasceu com esse propósito. Hoje estamos acompanhando o início do curso de beleza e também o curso de corte e costura, que já está em andamento. Temos mulheres participando dos dois cursos, o que demonstra o interesse e a importância dessa iniciativa. É uma realização para a Prefeitura ver essa casa funcionando e transformando vidas”, destacou a primeira-dama.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Coronel Bino, ressaltou que o espaço atende uma demanda crescente de mulheres que buscam oportunidades para reconstruir suas trajetórias.
“Esse é um espaço de recomeço, que oferece ferramentas para que mulheres possam empreender, conquistar autonomia e alcançar independência financeira”, afirmou Bino. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
“Esse é um espaço onde muitas mulheres podem fazer um recomeço em suas vidas. São ferramentas que a Prefeitura coloca à disposição para que elas possam empreender, conquistar autonomia e garantir sua independência financeira”, afirmou.
A diretora de Desenvolvimento Econômico da SDTI, Lara Costa, explicou que o atendimento é permanente e que novas capacitações já estão previstas.
“Diariamente, recebemos mulheres interessadas nos cursos, com oferta de apoio psicológico e novas formações em corte e costura, artesanato, customização de roupas e produção de sandálias com materiais reutilizados”, informou Lara. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
“Recebemos diariamente mulheres interessadas nos cursos, oferecendo também apoio psicológico. Além do corte e costura, teremos cursos de artesanato, oficinas de customização de roupas e produção de sandálias com materiais reutilizados”, informou.
Ainda durante a agenda desta quinta-feira, a primeira-dama Roberta Lins esteve no Educandário Santa Margarida para uma reunião com a direção da instituição e o secretário municipal de Saúde. O encontro teve como objetivo ouvir as principais demandas da entidade e alinhar novas ações para fortalecer o atendimento às crianças e adolescentes assistidos.
Ainda na agenda desta quinta-feira, a primeira-dama Roberta Lins se reuniu com a direção do Educandário Santa Margarida e o secretário de Saúde para ouvir demandas e alinhar ações voltadas ao fortalecimento do atendimento a crianças e adolescentes atendidos pela instituição. (Foto: Thaynar Moura/Secom)
A visita dá continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Rio Branco em apoio ao educandário. Nos últimos meses, a gestão municipal, por meio da articulação da primeira-dama, realizou melhorias na estrutura física da instituição, revitalizou espaços de convivência, promoveu intervenções nos ambientes utilizados pelas crianças e destinou insumos para atividades educativas.
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em atuar de forma integrada, ampliando políticas públicas que promovam inclusão social, geração de oportunidades a população.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.