RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Com Operação Verão 2026, Deracre realiza vistoria para construção de ponte no Ramal Tupá, em Xapuri

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) avançou com mais uma ação da Operação Verão 2026, ao realizar, nesta quinta-feira, 25, uma vistoria técnica no Ramal Tupá, em Xapuri. No local será construída uma ponte de madeira com 26 metros de extensão, em parceria com a Prefeitura de Xapuri e a comunidade local.

Inspeção técnica marca o início dos preparativos para a construção de uma ponte de 26 metros no Ramal Tupá, como parte da Operação Verão 2026. Foto: Ascom/Deracre

A inspeção permitiu às equipes técnicas avaliar as condições da área e realizar os levantamentos necessários para a execução da obra, que substituirá a estrutura de travessia existente, proporcionando mais segurança aos moradores, facilitando o transporte escolar e melhorando o escoamento da produção agrícola. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou a importância da atuação integrada entre o Estado, a prefeitura e a comunidade para ampliar os investimentos na infraestrutura rural.

Nova ponte de madeira vai reforçar a ligação entre comunidades rurais e facilitar o escoamento da produção agrícola. Foto: Ascom/Deracre

“Quando a comunidade, a prefeitura e o governo caminham na mesma direção, conseguimos atender as demandas com mais rapidez. Essa vistoria é o primeiro passo para que a nova ponte saia do papel e leve mais segurança para quem utiliza esse ramal todos os dias”, afirmou.

Leia Também:  Em Porto Acre, governadora Mailza assina convênio e entrega kits escolares para mais de 5,5 mil estudantes

A nova ponte integra o conjunto de obras previstas na Operação Verão 2026, que mobiliza equipes do governo do Estado na recuperação de ramais, construção de pontes e melhoria da infraestrutura viária em todas as regiões do Acre.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Educação do Acre leva saúde mental e bem-estar aos servidores das escolas de Feijó

Publicados

em

Por

Cuidar de quem educa. Essa também tem sido uma finalidade da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). Por isso, esta semana a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da pasta está em Feijó, onde é realizada a oficina “Circuito bem-estar: cuidado e valorização do servidor”.

Entre as escolas contempladas com as ações estão a Raimundo Augusto de Araújo, a Nanzio Magalhães, a Imaculada Conceição, a Francisco Nunes Leitão, a Vicente Celso Brandão e a José Gurgel Rabelo.

Projeto-piloto se iniciou pelas escolas de Feijó. Foto: divulgação

A chefe da divisão, Jaqueline Guimarães, lembra que o setor levou aos profissionais das escolas uma programação inteiramente voltada para o alívio do estresse diário e o fortalecimento da saúde mental e física de quem executa a educação no estado.

“Trata-se de um projeto-piloto e essa ação da SEE tem sido marcada por um momento especial de cuidado, de renovação e também de atenção à saúde dos nossos servidores, que puderam desfrutar de uma série de práticas interativas”, explicou Jaqueline.

Diversos serviços foram oferecidos aos profissionais. Foto: divulgação

Entre os serviços oferecidos está a auriculoterapia, técnica que utiliza estímulos na orelha para harmonizar o corpo e é ideal para reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Outra atividade importante desenvolvida foi a quick massage, uma massagem rápida focada nas regiões do pescoço, ombros e costas, perfeita para aliviar a tensão muscular. Além disso, houve ainda o atendimento psicológico, um espaço de escuta, acolhimento e orientação focado na saúde mental e no equilíbrio emocional.

Atendimento psicológico para os profissionais das escolas. Foto: divulgação

Também foi aplicada a ventosaterapia, um tratamento que ativa a circulação sanguínea, oxigena os tecidos e elimina as dores provocadas pela postura e pelo cansaço. “Cuidar de quem educa é fundamental para construirmos uma comunidade escolar”, enfatizou a chefe da divisão.

“Dias melhores começaram a chegar em nossas vidas e estamos muito felizes e agradecidos por esse olhar. Como educadora, recebo essa acolhida, esse cuidado tão importante. Por isso, agradecemos à SEE pela iniciativa incrível, e a todos os servidores que reservaram um momento do seu dia para cuidar de si mesmos”, declarou Eline Nascimento Leite, da Escola Nanzio Magalhães.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo publica editais de convocação para concurso e processos seletivos da Educação
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA