RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Grupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas

Publicados

ACRE

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) realizou um encontro de acolhimento e reconhecimento com servidores e familiares participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo. A iniciativa teve como objetivo acolher, valorizar e parabenizar os participantes que vêm alcançando resultados positivos no processo de abandono do cigarro.

Grupo de Combate ao Tabagismo do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre

Atuando diretamente no Pronto-Socorro, o Nast desempenha um papel fundamental e estratégico na promoção de saúde dos servidores. Mais que oferecer suporte institucional, o núcleo cuida de quem cuida, promovendo ações voltadas à saúde, à prevenção de agravos e ao bem-estar físico e mental dos profissionais que enfrentam diariamente a rotina intensa da unidade de saúde.

Os profissionais da saúde passam muitas horas dentro da unidade, enfrentando longos plantões e uma carga emocional elevada. Para muitos, o tabagismo torna-se uma forma de enfrentar o estresse da rotina. É nesse contexto que o núcleo oferece um ambiente de acolhimento e cuidado, incentivando hábitos mais saudáveis e disponibilizando acompanhamento especializado para quem deseja deixar o cigarro, em um processo pautado pelo respeito, pela escuta qualificada e pelo apoio contínuo.

Leia Também:  Primeiro dia do Vem pro Acre no Rio marca acordos em energia limpa e logística internacional

Esse trabalho de conscientização e busca ativa exige dedicação diária. João Lourenço, técnico em enfermagem do Nast, atua na identificação e no acolhimento de servidores interessados em participar do grupo, além de desenvolver ações de prevenção e combate ao tabagismo. “Estamos aqui em prol da saúde. Muitas pessoas recorrem ao cigarro como forma de lidar com o estresse, e este grupo proporciona vida, saúde e sonhos para os funcionários. Nossa missão é cuidar das pessoas”, pontua o técnico.

João Lourenço, técnico em enfermagem do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador. Foto: Abigail Sunamita/Sesacre

Um ano de transformações e qualidade de vida

Com um ano de existência, o grupo de combate ao tabagismo já alcança resultados expressivos: oito servidores conseguiram deixar o cigarro nesse período.

Para Jesus Xavier, enfermeira e coordenadora do Nast, o momento é de celebração e evidencia a importância das ações preventivas: “É de grande satisfação, principalmente por sabermos que os servidores têm procurado o grupo em busca de mais qualidade de vida e da superação do tabagismo. Nosso objetivo é contribuir para tenham mais saúde, bem-estar e longevidade”, afirmou.

Leia Também:  Governo e prefeitura de Manoel Urbano recuperam ruas do bairro Elshaday

Entre as histórias de sucesso está a de Fátima Araújo. Participante do projeto, ela conseguiu deixar o cigarro em apenas três meses após ingressar no grupo. As mudanças na saúde e na qualidade de vida foram percebidas rapidamente. “Consegui ganhar peso. Eu comecei a fumar aos 12 anos de idade e parar de fumar me deixou mais disposta e feliz. Só tenho a agradecer ao grupo e aos profissionais que atuam aqui, sempre comprometidos com a nossa saúde e qualidade”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Estado compartilha experiências da Saúde durante evento de gestão pública e cidades

Publicados

em

Por

O Acre participou do Summit Cidades 2026, considerado o maior encontro do país voltado à gestão pública e ao desenvolvimento das cidades. O evento reuniu gestores públicos, especialistas, acadêmicos e representantes da iniciativa privada para debater inovações, urbanismo, sustentabilidade e soluções práticas voltadas para a modernização da gestão e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Soron Steiner palestrou sobre “Eficiência nas Contratações em Saúde: Gestão, Controle e Resultados”. Foto: cedida

A presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Soron Steiner, palestrou nesta quinta-feira, 25, sobre o tema “Eficiência nas Contratações em Saúde: Gestão, Controle e Resultados”.

O evento é realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 24 e 26 de junho. Além da presidente da Fundhacre, participaram como palestrantes nomes como o filósofo Mario Sergio Cortella e o economista belga Gunter Pauli, criador do conceito de Economia Azul.

Soron destacou a importância do evento como espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento da gestão pública: “Participar novamente do Summit Cidades é uma oportunidade valiosa para compartilhar as experiências que estamos construindo no Acre e, ao mesmo tempo, conhecer iniciativas que vêm transformando a gestão pública em diferentes regiões do país”, afirmou.

Leia Também:  Operação integrada resulta na prisão de suspeitos de tráfico durante Festival de Praia em Manoel Urbano
Summit Cidades 2026: o maior encontro do país sobre gestão pública. Foto: cedida

A presidente da Fundhacre também comentou sobre a importância da experiência e da troca de conhecimentos proporcionada pelo evento.

“Estar ao lado de profissionais e gestores que se dedicam diariamente a fazer a diferença na vida das pessoas é motivo de satisfação e responsabilidade. Retorno com novos aprendizados, ideias e perspectivas que poderão contribuir para o fortalecimento da saúde pública acreana e para a construção de soluções cada vez mais eficientes e humanizadas e voltadas às necessidades da nossa população”.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA