ACRE
Grupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas
ACRE
O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) realizou um encontro de acolhimento e reconhecimento com servidores e familiares participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo. A iniciativa teve como objetivo acolher, valorizar e parabenizar os participantes que vêm alcançando resultados positivos no processo de abandono do cigarro.

Atuando diretamente no Pronto-Socorro, o Nast desempenha um papel fundamental e estratégico na promoção de saúde dos servidores. Mais que oferecer suporte institucional, o núcleo cuida de quem cuida, promovendo ações voltadas à saúde, à prevenção de agravos e ao bem-estar físico e mental dos profissionais que enfrentam diariamente a rotina intensa da unidade de saúde.
Os profissionais da saúde passam muitas horas dentro da unidade, enfrentando longos plantões e uma carga emocional elevada. Para muitos, o tabagismo torna-se uma forma de enfrentar o estresse da rotina. É nesse contexto que o núcleo oferece um ambiente de acolhimento e cuidado, incentivando hábitos mais saudáveis e disponibilizando acompanhamento especializado para quem deseja deixar o cigarro, em um processo pautado pelo respeito, pela escuta qualificada e pelo apoio contínuo.
Esse trabalho de conscientização e busca ativa exige dedicação diária. João Lourenço, técnico em enfermagem do Nast, atua na identificação e no acolhimento de servidores interessados em participar do grupo, além de desenvolver ações de prevenção e combate ao tabagismo. “Estamos aqui em prol da saúde. Muitas pessoas recorrem ao cigarro como forma de lidar com o estresse, e este grupo proporciona vida, saúde e sonhos para os funcionários. Nossa missão é cuidar das pessoas”, pontua o técnico.

Um ano de transformações e qualidade de vida
Com um ano de existência, o grupo de combate ao tabagismo já alcança resultados expressivos: oito servidores conseguiram deixar o cigarro nesse período.
Para Jesus Xavier, enfermeira e coordenadora do Nast, o momento é de celebração e evidencia a importância das ações preventivas: “É de grande satisfação, principalmente por sabermos que os servidores têm procurado o grupo em busca de mais qualidade de vida e da superação do tabagismo. Nosso objetivo é contribuir para tenham mais saúde, bem-estar e longevidade”, afirmou.
Entre as histórias de sucesso está a de Fátima Araújo. Participante do projeto, ela conseguiu deixar o cigarro em apenas três meses após ingressar no grupo. As mudanças na saúde e na qualidade de vida foram percebidas rapidamente. “Consegui ganhar peso. Eu comecei a fumar aos 12 anos de idade e parar de fumar me deixou mais disposta e feliz. Só tenho a agradecer ao grupo e aos profissionais que atuam aqui, sempre comprometidos com a nossa saúde e qualidade”.
Fonte: Governo AC
ACRE
Estado compartilha experiências da Saúde durante evento de gestão pública e cidades
O Acre participou do Summit Cidades 2026, considerado o maior encontro do país voltado à gestão pública e ao desenvolvimento das cidades. O evento reuniu gestores públicos, especialistas, acadêmicos e representantes da iniciativa privada para debater inovações, urbanismo, sustentabilidade e soluções práticas voltadas para a modernização da gestão e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

A presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Soron Steiner, palestrou nesta quinta-feira, 25, sobre o tema “Eficiência nas Contratações em Saúde: Gestão, Controle e Resultados”.
O evento é realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 24 e 26 de junho. Além da presidente da Fundhacre, participaram como palestrantes nomes como o filósofo Mario Sergio Cortella e o economista belga Gunter Pauli, criador do conceito de Economia Azul.
Soron destacou a importância do evento como espaço de intercâmbio de experiências e fortalecimento da gestão pública: “Participar novamente do Summit Cidades é uma oportunidade valiosa para compartilhar as experiências que estamos construindo no Acre e, ao mesmo tempo, conhecer iniciativas que vêm transformando a gestão pública em diferentes regiões do país”, afirmou.

A presidente da Fundhacre também comentou sobre a importância da experiência e da troca de conhecimentos proporcionada pelo evento.
“Estar ao lado de profissionais e gestores que se dedicam diariamente a fazer a diferença na vida das pessoas é motivo de satisfação e responsabilidade. Retorno com novos aprendizados, ideias e perspectivas que poderão contribuir para o fortalecimento da saúde pública acreana e para a construção de soluções cada vez mais eficientes e humanizadas e voltadas às necessidades da nossa população”.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
POLÍTICA2 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
ACRE2 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
POLÍTICA2 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
MP AC2 dias atrásBujari: MPAC recebe visita institucional de representantes da Câmara Municipal

