RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Jardim da Vida fortalece a cultura da doação de órgãos no Acre

Publicados

ACRE

Um ato emocionante marcou a Campanha Setembro Verde nesta sexta-feira, 26, em Rio Branco. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), inaugurou o Jardim da Vida, um espaço simbólico em homenagem aos doadores de órgãos que transformaram vidas mesmo após a sua partida.

O ato, que integra a campanha de conscientização sobre a doação de órgãos, ocorreu no complexo hospitalar Fundhacre, ao lado da capela, onde agora ficará registrado para sempre o gesto de generosidade de famílias que, mesmo em meio à dor, conseguiram trazer um novo significado para a perda de um ente querido, salvando vidas por meio da doação. A partir de agora, a proposta é que cada paciente que receber um órgão possa plantar uma muda em homenagem ao doador, transformando o espaço em um lindo jardim que simbolizará o florescimento da vida.

Jardim da Vida é homenagem aos doadores de órgãos. Fotos: Gleison Luz/Fundhacre

Idealizador da ação, o médico Tércio Genzini, cirurgião do aparelho digestivo e responsável técnico pelos transplantes hepáticos da Fundhacre, falou sobre a importância do momento. “É um momento de comemoração à vida para aqueles que tiveram uma segunda chance e de homenagem àqueles que partiram deixando um legado de generosidade. A campanha está colhendo frutos. Ontem realizamos um transplante de fígado em uma paciente de Rondônia com um órgão doado de Manaus e, durante esse procedimento, tivemos a notificação de dois potenciais doadores locais. Isso demonstra o que uma campanha de solidariedade com muita informação é capaz de fazer: salvar vidas, que é nosso objetivo final”, destacou.

Implantado no Acre em 2006, o programa de transplantes segue fortalecido ao longo dos anos, alcançando até o momento 557 vidas transformadas. Somente em 2025, já foram realizados 27 transplantes, entre as modalidades renal, hepática, óssea e de córnea, resultado que reforça o compromisso do governo do Acre em salvar vidas.

Durante este mês, Sesacre e Fundhacre realizaram uma série de atividades alusivas à doação de órgãos. Fotos: Gleison Luz/Fundhacre

Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, reforçou a emoção do momento. “É muito emocionante. Este mês de setembro, com a campanha Setembro Verde, tem sido marcante para nós, profissionais de saúde. Ver hoje o Jardim da Vida nascendo aqui na Fundhacre é importantíssimo para simbolizar exatamente aquilo que ele representa: ressignificar a vida de pessoas, contando com a colaboração da população e, principalmente, conscientizando. Um ‘sim’ para a sua família é muito importante, então aproveito para fazer um apelo a todos: deixem claro para seus familiares que vocês são doadores de órgãos. Cada doador pode salvar até oito vidas; você pode ser a esperança do amanhã de alguém”, enfatizou.

Para a presidente da Fundhacre, Soron Steiner, a data entrou para a história da Fundação Hospitalar. “Um dia muito emocionante, uma manhã muito feliz, um belo dia para realizarmos talvez a ação mais simbólica de toda a nossa campanha do Setembro Verde. Hoje, nossos pacientes — dois receptores de fígado e de rim — puderam plantar uma muda representando e homenageando, ao mesmo tempo, aqueles que se doaram para que eles pudessem permanecer vivos. Estamos em ações intensas do Setembro Verde, mas este jardim, o Jardim da Vida, vai permanecer por muitos anos, para que, a cada ano, possamos ver o seu crescimento, o florescimento e, quem sabe, que ele se torne pequeno diante das tantas doações que nosso estado ainda vai realizar”, destacou.

“Estou emocionado, porque aprendemos a valorizar mais a vida”, disse Lúcio Nepomuceno, primeiro paciente a passar por um transplante de fígado no Acre. Fotos: Gleison Luz/Fundhacre

O ato simbólico também contou com a participação especial do primeiro paciente a passar por um transplante de fígado no Acre. Lúcio Nepomuceno se emocionou ao falar sobre o momento.

“[Participar deste momento] não tem preço. É maravilhoso para mim estar aqui. Estou emocionado, porque aprendemos a valorizar mais a vida. Agradeço muito pela doação de quem disse ‘sim’, e este momento é muito importante para mim”, afirmou.

Setembro Verde

Ato simbólico foi realizado nesta sexta-feira, 26, na Fundação Hospitalar. Fotos: Gleison Luz/Fundhacre

Durante este mês, Sesacre e Fundhacre realizaram uma série de atividades alusivas à doação de órgãos como parte da campanha, com ênfase na última semana, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado neste sábado, 27 de setembro.

Para encerrar as ações, haverá uma Caminhada pela Vida neste sábado, a partir das 16h. O ponto de encontro será na entrada da Universidade Federal do Acre (Ufac), e o percurso será concluído no Lago do Amor.

A participação é gratuita e o evento é aberto ao público.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Atleta da natação conquista a primeira medalha de ouro para o Acre durante os JEBs
Propaganda

ACRE

Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no programa Jovem Senador 2026

Publicados

em

Por

A estudante Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, é a grande vencedora acreana do Concurso Jovem Senador 2026 e representará o estado em Brasília durante a Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal, entre os dias 17 e 21 de agosto.

Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, vai representar o Acre em Brasília. Foto: Cedida

Yasmin conquistou o primeiro lugar no concurso de redação com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, destacando-se entre os participantes de todo o estado.

A vencedora receberá passagens aéreas e um troféu, além da oportunidade de vivenciar o cotidiano do Senado Federal. Os professores orientadores também são contemplados com viagem, hospedagem, alimentação, notebook e certificado de participação.

O segundo lugar ficou com Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, de Sena Madureira, enquanto Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, de Cruzeiro do Sul, conquistou a terceira colocação.

Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, de Sena Madureira, é a 2º colocada no concurso. Foto: Cedida

As escolas das estudantes classificadas em segundo e terceiro lugares receberam exemplares da coleção de livros do Senado Federal, já encaminhados às unidades de ensino.

O Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de ampliar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

No Acre, a iniciativa é coordenada pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) e pela Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).

Leia Também:  ALEAC reforça campanha do Judiciário contra importunação sexual na Expoacre

Para a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, professora Euresty Abreu, o envolvimento das escolas e dos professores orientadores foi fundamental para o sucesso da iniciativa.

Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, de Cruzeiro do Sul, conquistou a terceira colocação. Foto: Cedida

“A participação efetiva de cada escola foi essencial para o fortalecimento e o êxito do programa. Destacamos, de forma especial, o importante trabalho desenvolvido pelos professores orientadores, cuja dedicação incentivou os estudantes à pesquisa, à reflexão e ao desenvolvimento da consciência cidadã, revelando grandes talentos em nossas escolas”, ressaltou.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes selecionados participam de uma programação intensa, com debates, palestras e atividades que simulam o trabalho parlamentar. Os professores orientadores acompanham as ações por meio de visitas guiadas e momentos formativos. A participação integral é requisito para o recebimento das premiações e certificações concedidas pelo programa.

Trajetória dos jovens senadores do Acre

Desde 2008, o Acre já contou com diversos representantes no programa nacional. Confira os estudantes que levaram o nome do estado ao Senado Federal:

2008 – Lucas Costa Vichinsk – Colégio Acreano, Rio Branco;

2009 – Francisca Eline Pereira de Queiroz – Escola Kairala José Kairala, Brasiléia;

2010 – José Vange do Nascimento Alves – Escola Professora Clícia Gadelha, Rio Branco;

Leia Também:  Atleta da natação conquista a primeira medalha de ouro para o Acre durante os JEBs

2011 – Alex Uilian Almeida de Alencar – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2012 – Ana Cristina Pinto do Nascimento – Escola Jovem Boa União, Rio Branco;

2013 – Aline da Conceição Andrade – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;

2014 – Maria Carolina da Silva Wiciuk – Escola Jornalista Armando Nogueira, Rio Branco;

2015 – Eduarda Moura Pinheiro – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2016 – Soraia de Freitas Barbosa – Escola José Ribamar Batista, Rio Branco;

2017 – Sarah Evellyn Oliveira Borges – Escola José Rodrigues Leite, Rio Branco;

2018 – Giulia Lima Mendes – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2019 – Bruna Luiza Souza Silva – Colégio Militar Dom Pedro II, Cruzeiro do Sul;

2022 – Ana Beatriz de Freitas Amorim – Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, Cruzeiro do Sul;

2023 – Ana Sophie Silva dos Santos – Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul;

2024 – Eglaíny Inácio da Silva – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul;

2025 – Nicoly Ketlen Silva Mendonça – Escola Craveiro Costa, Cruzeiro do Sul.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA