ACRE
Obra de Centro de Treinamento da Polícia Penal entra em fase de conclusão
ACRE
Com objetivo de garantir um espaço adequado para os treinamentos, cursos e capacitações dos policiais penais, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio do Departamento de Desenvolvimento e Infraestrutura, vem avançando com a obra do Centro de Treinamento da Polícia Penal do Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Obra do Centro de Treinamento da Polícia Penal entra em fase de conclusão. Foto: Zayra Amorim/IapenA obra, uma das 12 que se encontram em andamento no sistema prisional do Estado, foi iniciada em maio e encontra-se na reta final. O espaço, que contou com um investimento de R$ 178 mil, vai além de um estande de tiro, é um centro de treinamento para os policiais penais.
Caio Borges, chefe do Departamento de Operações Penitenciárias explica que o local “vai impactar de forma muito positiva nos treinamentos e nas instruções dos cursos”. Foto: Zayra Amorim/IapenCaio Borges, chefe do Departamento de Operações Penitenciárias e instrutor, explica a importância da nova construção para os policiais: “A Polícia Penal tem um papel essencial dentro da segurança pública, e iniciativas como essa demonstram o compromisso do Estado em oferecer condições adequadas para que o policial penal possa atuar com eficiência, preparo e segurança”.
Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Infraestrutura do Iapen, Paulo Renato, explica que a nova construção é mais que um estande de tiro, é um espaço de treinamento voltado para acapacitação operacional do policial. Foto: Zayra Amorim/IapenO chefe do Departamento de Desenvolvimento e Infraestrutura do Iapen, Paulo Renato Dantas, fala sobre a nova estrutura: “É um centro de treinamento que vai capacitar o policial para a parte operacional. Um espaço coberto, com instalações sanitárias, espaço administrativo, adaptado para esse tipo de atividade e 18 baias que vão contemplar essa parte da instrução de tiro.”
ACRE
Educação do Acre leva saúde mental e bem-estar aos servidores das escolas de Feijó
Cuidar de quem educa. Essa também tem sido uma finalidade da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE). Por isso, esta semana a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da pasta está em Feijó, onde é realizada a oficina “Circuito bem-estar: cuidado e valorização do servidor”.
Entre as escolas contempladas com as ações estão a Raimundo Augusto de Araújo, a Nanzio Magalhães, a Imaculada Conceição, a Francisco Nunes Leitão, a Vicente Celso Brandão e a José Gurgel Rabelo.
Projeto-piloto se iniciou pelas escolas de Feijó. Foto: divulgaçãoA chefe da divisão, Jaqueline Guimarães, lembra que o setor levou aos profissionais das escolas uma programação inteiramente voltada para o alívio do estresse diário e o fortalecimento da saúde mental e física de quem executa a educação no estado.
“Trata-se de um projeto-piloto e essa ação da SEE tem sido marcada por um momento especial de cuidado, de renovação e também de atenção à saúde dos nossos servidores, que puderam desfrutar de uma série de práticas interativas”, explicou Jaqueline.
Diversos serviços foram oferecidos aos profissionais. Foto: divulgaçãoEntre os serviços oferecidos está a auriculoterapia, técnica que utiliza estímulos na orelha para harmonizar o corpo e é ideal para reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
Outra atividade importante desenvolvida foi a quick massage, uma massagem rápida focada nas regiões do pescoço, ombros e costas, perfeita para aliviar a tensão muscular. Além disso, houve ainda o atendimento psicológico, um espaço de escuta, acolhimento e orientação focado na saúde mental e no equilíbrio emocional.
Atendimento psicológico para os profissionais das escolas. Foto: divulgaçãoTambém foi aplicada a ventosaterapia, um tratamento que ativa a circulação sanguínea, oxigena os tecidos e elimina as dores provocadas pela postura e pelo cansaço. “Cuidar de quem educa é fundamental para construirmos uma comunidade escolar”, enfatizou a chefe da divisão.
“Dias melhores começaram a chegar em nossas vidas e estamos muito felizes e agradecidos por esse olhar. Como educadora, recebo essa acolhida, esse cuidado tão importante. Por isso, agradecemos à SEE pela iniciativa incrível, e a todos os servidores que reservaram um momento do seu dia para cuidar de si mesmos”, declarou Eline Nascimento Leite, da Escola Nanzio Magalhães.
Fonte: Governo AC
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásSoja sobe em Chicago com suporte do farelo, mas mercado segue atento ao clima nos EUA e à demanda por exportação
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásBalneário do SESC em Bonito (MS) vai a leilão com pagamento facilitado em até seis vezes
-
POLÍTICA2 dias atrásJarude cobra prioridade para os Bombeiros e diz que governo está mais preocupado com eleição do que com os problemas do Acre
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásII Seminário Apícola do Vale do Aço 2026 fortalece cadeia produtiva do mel em Minas Gerais
-
ACRE2 dias atrásEducação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásAmérica Latina e Caribe registram superávit de US$ 21 bilhões no comércio de produtos aquícolas em 2024, aponta FAO
-
POLÍTICA2 dias atrásEdvaldo Magalhães defende convocação integral dos aprovados do Corpo de Bombeiros e critica excesso de burocracia
-
MP AC2 dias atrásBujari: MPAC recebe visita institucional de representantes da Câmara Municipal


Foto: Isabelle Nascimento/Iapen
Foto: Zayra Amorim/Iapen
Foto: Zayra Amorim/Iapen
Foto: Zayra Amorim/Iapen