RIO BRANCO
Search
Close this search box.

SEM CATEGORIA

Prefeitura de Rio Branco abre 12ª Conferência Municipal de Saúde para discutir os rumos do SUS na capital

Publicados

SEM CATEGORIA

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou, nesta quinta-feira (25), a abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Centro Universitário Estácio Unimeta.

O evento reúne gestores, trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que nortearão as políticas públicas de saúde do município nos próximos quatro anos.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 15.55.20
Encontro reúne representantes da gestão pública, profissionais da saúde, usuários do SUS e membros da sociedade para discutir propostas e traçar as diretrizes que irão orientar a saúde pública de Rio Branco nos próximos anos. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência consolida-se como um dos principais espaços de participação popular e controle social na saúde pública, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a comunidade.

Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da conferência, Rennan Biths, destacou que o SUS é um patrimônio do povo brasileiro e que a participação da população é fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 15.55.11
“Estamos construindo, de forma integrada, os caminhos que irão fortalecer a saúde de Rio Branco e garantir um atendimento cada vez mais humanizado à população”, destacou o secretário Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Este é um momento em que reunimos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários para identificar desafios, construir soluções e definir os caminhos que a saúde de Rio Branco deverá seguir pelos próximos anos. O paciente não é do município, não é do Estado nem do governo federal. O paciente é do SUS. Por isso, precisamos atuar de forma integrada, com cada ente cumprindo o seu papel, para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco mantém obras de pavimentação mesmo durante o inverno amazônico

Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro ressaltou a relevância da conferência para o planejamento das ações de saúde.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 15.55.16 1
“As conferências são essenciais para definir as prioridades da saúde pública e fortalecer a participação democrática na construção dos rumos do SUS”, ressaltou o promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“As conferências são fundamentais para definir os próximos quatro anos da saúde pública. É nesse espaço que usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros apontam prioridades e ajudam a construir os rumos do SUS. O Ministério Público participa para acompanhar as discussões e contribuir com esse processo democrático”, destacou o promotor.

A participação popular também marcou a abertura do evento. Usuário do SUS e representante do Polo Benfica, Cleyton Nogueira enfatizou a importância da conferência para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 15.55.24
“Participar desse processo é essencial para apresentar as demandas da população e contribuir para o avanço contínuo do SUS”, afirmou Cleyton. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“É aqui que podemos apresentar as necessidades da população e ajudar a definir para onde o SUS deve caminhar. Sou apaixonado pelo SUS porque vejo, na prática, a assistência que ele oferece à minha família e a tantas outras pessoas. Participar desse momento é contribuir para que o sistema continue avançando”, disse.

Leia Também:  Nota de pesar – Antônia Claudia M. da Silva

Para a moradora do bairro Seis de Agosto, Maria Aparecida Cabral dos Santos, a conferência representa uma oportunidade de ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 15.55.14
“Participar dessas discussões ajuda a compreender melhor o funcionamento do SUS e contribui para uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da saúde e da vida”, afirmou. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Esse é um momento importante para entendermos melhor o que o SUS oferece e como ele cuida das pessoas. A saúde evolui a cada dia, e participar dessas discussões nos ajuda a construir uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da vida”, afirmou.

A programação continua nesta sexta-feira (26), com palestras, debates e grupos de trabalho organizados em eixos temáticos. Entre os assuntos abordados estão democracia, financiamento do SUS, emergências climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 15.55.17
Programação segue nesta sexta-feira (26) com palestras, debates e grupos de trabalho, abordando temas como democracia, financiamento do SUS, mudanças climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que representarão Rio Branco nas próximas etapas do processo conferencial.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

Prefeito de Rio Branco acompanha obras e serviços em bairros de Rio Branco

Publicados

em

Por

Uma manhã de trabalho marcada por vistorias, diálogo com moradores e acompanhamento de serviços em diferentes regiões de Rio Branco. Nesta quinta-feira (25), o prefeito Alysson Bestene cumpriu uma extensa agenda nos bairros Nova Estação, Conjunto Tangará, Laélia Alcântara e Novo Calafate, onde acompanhou obras e ações do Programa Prefeitura nas Ruas.

No bairro Nova Estação, o gestor vistoriou a reforma da Quadra Edson Rodrigues da Silva, os serviços de manutenção de uma ponte, a limpeza do canal que atravessa a comunidade e as condições das ruas da região.

Servicos em bairros de Rio Branco 54
A Prefeitura já realizou serviços de roçagem, limpeza e retirada de entulhos na área do canal. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Entre os trabalhos já realizados pela Prefeitura estão a roçagem, a limpeza e a retirada de entulhos no entorno do canal. A gestão municipal também avalia novas intervenções para a recuperação e pavimentação de vias, além da continuidade dos serviços de limpeza urbana.

“Estamos visitando algumas obras, acompanhando a manutenção das ruas e verificando a situação do canal que corta a comunidade. Já iniciamos o processo de limpeza, roçagem e remoção de entulhos e vamos avançar na recuperação de algumas vias, na pavimentação e na continuidade da limpeza urbana”, afirmou o prefeito.

Um dos principais pontos da agenda foi a reforma da Quadra Edson Rodrigues da Silva. O espaço está recebendo melhorias para oferecer mais segurança e melhores condições para a realização de atividades esportivas, culturais e de lazer.

Servicos em bairros de Rio Branco 39
Também estão sendo avaliadas novas ações para recuperação e pavimentação de ruas, além da continuidade da limpeza urbana. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para Junior Evangelista, presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Estação, a recuperação do equipamento esportivo representa um importante avanço para os moradores da comunidade e de bairros próximos.

Leia Também:  Nota de pesar – Antônia Claudia M. da Silva

“Esse equipamento é de suma importância e vai atender não somente a nossa comunidade, mas também os bairros adjacentes. Vai contribuir muito com as crianças, os jovens e os idosos. Já desenvolvemos um projeto com as nossas crianças e, com essa melhoria, o trabalho será fortalecido cada vez mais”, destacou.

Segundo a liderança comunitária, a revitalização da quadra também contribuirá para incentivar a prática esportiva, ampliar as opções de lazer e afastar crianças e adolescentes da ociosidade.

Servicos em bairros de Rio Branco 12
“A gestão municipal realiza ações de pavimentação no bairro Tangará, utilizando equipamentos próprios e planejando ampliar a frota para agilizar os serviços e atender mais localidades de Rio Branco”, disse o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a visita, o prefeito informou ainda que a região entre os bairros Conquista e Nova Estação deverá receber investimentos do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). A intervenção prevê a ampliação da rede de distribuição, com o objetivo de aumentar a capacidade do sistema e melhorar o abastecimento de água nas residências.

Após acompanhar os serviços no Nova Estação, o gestor municipal seguiu para o Conjunto Tangará, onde vistoriou os trabalhos de manutenção da pavimentação realizados pelas equipes do Programa Prefeitura nas Ruas.

No bairro, o prefeito acompanhou o funcionamento de um caminhão utilizado na recuperação das vias. O equipamento foi adquirido durante a gestão do ex-prefeito Tião Bocalom e integra a estrutura utilizada pelo Município para dar mais agilidade aos serviços.

Servicos em bairros de Rio Branco 36
Ações nos bairros fazem parte do planejamento da Prefeitura para fortalecer a presença do poder público, identificar demandas da população e agilizar serviços de infraestrutura, limpeza urbana e mobilidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com o gestor, a Prefeitura conta atualmente com dois caminhões destinados a esse tipo de trabalho e pretende adquirir um terceiro, diante dos resultados alcançados nas ações de recuperação asfáltica.

Leia Também:  Éber Machado volta a cobrar esclarecimentos sobre coleta de lixo hospitalar em Rio Branco

“Aqui no Tangará já estamos realizando várias ações de pavimentação. Temos esse caminhão, que foi adquirido na gestão do ex-prefeito Tião Bocalom, e já contamos com dois equipamentos. Vamos trabalhar para adquirir o terceiro, porque temos observado que esses caminhões ajudam muito na solução dos problemas de pavimentação em várias localidades de Rio Branco”, explicou.

A agenda também passou pelo bairro Laélia Alcântara, onde o prefeito acompanhou os serviços do Programa Prefeitura nas Ruas. No local, as equipes da gestão municipal executam trabalhos de manutenção e recuperação de vias, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança aos moradores e condutores que circulam pela região.

Servicos em bairros de Rio Branco 21
De acordo com o gestor, a Prefeitura já possui dois caminhões para recuperação asfáltica e avalia a compra de um terceiro, em razão dos bons resultados obtidos nas ações de pavimentação. (Foto: Val Fernandes/Secom)

No bairro Novo Calafate, o gestor também acompanhou as frentes de manutenção viária e conversou com moradores e lideranças comunitárias sobre as principais necessidades da localidade.

Para Marcondes Bernardo, presidente da Associação de Moradores do Novo Calafate, a presença da Prefeitura representa uma resposta importante às demandas da população, especialmente diante das condições da rua principal e das vias transversais.

Servicos em bairros de Rio Branco 43
“É importante ver o prefeito acompanhando de perto as necessidades do bairro, principalmente na recuperação das ruas e transversais que precisam de manutenção”, destacou Marcondes Bernardo. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A rua principal já tinha vários buracos, e as nossas transversais também precisam de manutenção. É importante ver o prefeito junto da comunidade, próximo do bairro. Temos acompanhado a presença dele nas comunidades, realizando esse trabalho tão necessário para a população”, afirmou Marcondes Bernardo.

As ações realizadas nos bairros fazem parte do planejamento da Prefeitura para ampliar a presença do poder público nas comunidades, identificar as principais demandas da população e acelerar a execução de serviços de infraestrutura, limpeza urbana e mobilidade.

“Vamos continuar trabalhando com o Programa Prefeitura nas Ruas, levando os serviços e as ações do poder público até as comunidades”, concluiu o prefeito de Rio Branco.

,

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA