RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Sena Madureira comemora 121 anos de história com investimentos e conquistas

Publicados

ACRE

Fundada em 1904, Sena Madureira comemora nesta quinta-feira, 25, 121 anos. Localizada na região do Purus, Sena Madureira é um dos polos econômicos do estado. Seu setor produtivo é ligado ao extrativismo, à pecuária e à agricultura familiar, garantindo a renda de muitas famílias e mantendo os investimentos na cidade.

A ‘terra de Padre Paolino’ tem recebido do governo do Acre muitos investimentos e melhorias, aumentando a qualidade de vida da população. Nos últimos anos, o governo Gladson Camelí investiu na infraestrutura viária e hidroviária, na comunicação, na regularização fundiária, na educação e na saúde.

Ponte em Sena Madureira foi um marco. Foto: Pedro Devani/Secom

Na área urbana, foram realizadas melhorias em vias importantes como nas avenidas Brasil e Avelino Chaves e a Rua Padre Egídio. Todas passaram por serviços de recuperação e manutenção realizadas pelo Deracre. Além disso, a entrega da Ponte Frei Paolino Baldassari, em dezembro de 2023, marcou a história recente do município. Com 230 metros de extensão, a obra custou cerca de R$ 36 milhões e hoje garante ligação segura entre os distritos. “Esta ponte é mais do que concreto e ferro, é o símbolo da união e do progresso de Sena Madureira. Estou emocionado por concretizar esse sonho antigo da comunidade, e reitero meu compromisso em continuar investindo no desenvolvimento do nosso estado. Juntos, somos mais fortes, e vamos seguir trabalhando para construir um Acre melhor para todos”, destacou o governador Gladson Camelí.

Dentre os benefícios está a assinatura da ordem de serviço para revitalização da quadra poliesportiva da cidade, oriunda da emenda parlamentar do atual prefeito da cidade, Gerlen Diniz, no valor superior a R$ 348 mil. Outra benfeitoria foi a finalização da Casa do Produtor, obra que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e para o escoamento das produções.

“Os produtores se dedicam todos os dias na zona rural, carregando a produção, enfrentando a lama e o sol para levar sustento para a família. A Casa do Produtor é um espaço pensado para acolher, dar conforto e oferecer suporte na hora de escoar os produtos. É o governo valorizando o trabalho de cada produtor e melhorando a vida da nossa gente”, afirmou Sula Ximenes, presidente do Deracre

Outra grande obra é construção da rampa de acesso para os ribeirinhos. A obra tem 90 metros de extensão e representa um marco para a mobilidade e a qualidade de vida das famílias ribeirinhas. O investimento de R$ 2 milhões é fruto de emenda parlamentar, articulada pelo governo do Estado.

A rampa garante melhoria no acesso das familias ribeirinhas e no escoamento da produção. Foto: Thauã Conde/Deracre

Garantindo a escoação da produção, o Deracre está na fase de imprimação, etapa essencial para preparar a estrada para receber o asfalto. As equipes atuam em trecho de 800 metros, garantindo que a base esteja pronta e adequada para a aplicação da camada asfáltica, assegurando durabilidade e qualidade na pavimentação futura.

Na habitação, o governo investiu mais de R$ 2,6 milhões por meio do Iteracre, assegurando a entrega de aproximadamente 400 títulos definitivos de propriedade, garantindo segurança jurídica e valorização dos imóveis das famílias sena madureirenses.

Foram entregues 400 títulos definitivos de propriedade, garantindo segurança jurídica e valorização dos imóveis. Foto: Arquivo Secom

Na educação, foram realizadas manutenções em escolas rurais e indígenas. “No Acre, nossas escolas rurais e indígenas vão além da sala de aula, são espaços com o ambiente e as tradições dos povos originários. Projetamos estruturas para resistir às sazonalidades amazônicas, utilizando materiais que suportam a umidade e garantem durabilidade. Desse modo, o aprendizado acontece de forma contínua, respeita as mudanças climáticas e as dinâmicas do interior amazônico. Mais do que infraestrutura, estamos construindo um modelo educacional que valoriza a cultura e fortalece o futuro das comunidades”, afirmou o secretário de Educação, Aberson Carvalho

A saúde também é prioridade. O governo do Acre mantém em andamento a obra do Hospital de Sena Madureira, considerado fundamental para ampliar a capacidade de atendimento no município e reduzir a sobrecarga em unidades da capital.

Esses investimentos mostram o compromisso do Estado em transformar a realidade da cidade, que ao longo de 121 anos se consolidou como a terceira maior do Acre em população e importância econômica.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo divulga processo seletivo simplificado para contratação de professores para a Educação Escolar Indígena
Propaganda

ACRE

Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.

Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Reunião da Replag promoveu alinhamento entre órgãos estaduais para fortalecer planejamento, orçamento e execução das políticas públicas no Acre. Foto: Ascom/Seplan

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.

Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.

Leia Também:  Governo divulga processo seletivo simplificado para contratação de professores para a Educação Escolar Indígena

A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Gestores compartilharam experiências e discutiram iniciativas voltadas ao planejamento estratégico, à captação de recursos e à sustentabilidade na administração pública. Foto: Ascom/Seplan

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse. 

Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.

Leia Também:  Saiba como curtir suas festas de fim de ano de maneira mais seguras e eficiente 

Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA