RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Educação amplia oferta de cursos de línguas EaD e inclui municípios de fronteira em 2026

Publicados

ACRE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), amplia em 2026 a oferta de cursos de línguas estrangeiras na modalidade de ensino a distância (EaD). A partir do próximo ano, os municípios de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro também passarão a ser atendidos pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL), com cursos de inglês e espanhol.

Atualmente, o CEL EaD já oferece os cursos para estudantes de sete municípios acreanos: Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Com a ampliação, o governo avança no objetivo de democratizar o acesso ao ensino de línguas em todo o estado, priorizando regiões estratégicas e de fronteira.

Estudantes da rede pública têm prioridade nas vagas dos cursos EaD de línguas ofertados pela SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As aulas são ministradas em tempo real, de forma online, com transmissão ao vivo a partir do Centro de Mídias da Educação do Acre (CMEAC), em Rio Branco. Além das aulas ao vivo, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital, com videoaulas gravadas e atividades complementares, que auxiliam no aprofundamento do conteúdo e no cumprimento da carga horária dos cursos.

Segundo a coordenadora do CEL EaD, Ghislaine de Arruda, o formato das aulas online é fundamental para garantir a aprendizagem efetiva. “As aulas em tempo real são importantes, porque o aluno precisa interagir, praticar e colocar a língua em uso. Ele interage com o professor e com os colegas, em uma sala de aula virtual, como se fosse presencial”, explica.

A escolha de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro para a ampliação inicial em 2026 levou em consideração a localização estratégica desses municípios. “São municípios de fronteira com a Bolívia, e é muito importante que os alunos e a comunidade tenham acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras, especialmente o espanhol, sem deixar de lado a oportunidade de aprender inglês”, destaca a coordenadora.

Inglês e espanhol com aulas semanais ao vivo ampliam oportunidades de formação para jovens e adultos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O público prioritário do CEL EaD é formado por alunos da rede pública estadual, a partir do 8º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Havendo vagas remanescentes, a comunidade em geral também pode se matricular, incluindo adultos que não tiveram oportunidade anterior de estudar uma língua estrangeira.

O edital de matrículas será publicado em janeiro de 2026. Todas as informações, incluindo o cronograma e os links para inscrição, estarão disponíveis no site oficial do Centro de Estudo de Línguas (CEL).

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Seplan divulga resultados da pesquisa de custo da cesta básica do mês de julho
Propaganda

ACRE

Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.

Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Reunião da Replag promoveu alinhamento entre órgãos estaduais para fortalecer planejamento, orçamento e execução das políticas públicas no Acre. Foto: Ascom/Seplan

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.

Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.

Leia Também:  Comunidades do interior do Acre participam de palestras sobre prevenção ao câncer de mama

A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Gestores compartilharam experiências e discutiram iniciativas voltadas ao planejamento estratégico, à captação de recursos e à sustentabilidade na administração pública. Foto: Ascom/Seplan

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse. 

Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.

Leia Também:  Força Nacional tem atuação prorrogada pela 3ª vez no Acre e reforça segurança em áreas estratégicas

Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA