RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ACRE

Vice-governadora Mailza conhece Projeto Humanize em reunião com o presidente do TJAC

Publicados

ACRE

A vice-governadora Mailza Assis se reuniu, nesta segunda-feira, 23, com o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Laudivon Nogueira, que apresentou o Projeto Humanize, iniciativa voltada à incorporação de padrões internacionais de direitos humanos nas decisões judiciais.

Presidente do TJ-AC, Laudivon Nogeira, apresentou projeto para a vice-governadora, Foto: Ingrid Kelly/Secom

Durante o encontro, o presidente do TJAC explicou que a proposta busca aproximar a atuação do Judiciário acreano dos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. O projeto utiliza como base o exame de convencionalidade, mecanismo que verifica se as decisões estão alinhadas às normas e à jurisprudência do sistema interamericano de direitos humanos.

A vice-governadora, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, afirmou que o projeto representa um passo importante para fortalecer a proteção dos direitos humanos no estado.

“A iniciativa do Tribunal de Justiça dialoga com as políticas públicas desenvolvidas na área social, ao garantir que as decisões judiciais considerem padrões internacionais de proteção à dignidade humana, especialmente para os públicos mais vulneráveis. Integrar tratados internacionais ao cotidiano do Judiciário contribui para uma atuação mais sensível às desigualdades sociais e às violações de direitos, fortalecendo a rede de proteção que envolve o Sistema de Justiça e as políticas de assistência social”, reforçou Mailza.

Vice-governadora, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, afirmou que o projeto representa um passo importante para fortalecer a proteção dos direitos humanos no estado. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O presidente do TJAC destacou que o Projeto Humanize representa um avanço institucional na forma como o Judiciário acreano compreende e aplica os direitos humanos no dia a dia das decisões.

“Fortalece a atuação dos magistrados ao oferecer ferramentas que permitem alinhar as sentenças aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, garantindo maior segurança jurídica e proteção efetiva à dignidade da pessoa humana. O Humanize não se limita a um projeto teórico, envolve formação continuada, apoio técnico e difusão de conhecimento entre juízes, servidores e instituições parceiras, criando uma cultura institucional voltada à centralidade dos direitos fundamentais”, explicou.

Presidente do TJAC destacou que o Projeto Humanize representa um avanço institucional na forma como o Judiciário acreano compreende e aplica os direitos humanos no dia a dia das decisões. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O projeto integra os esforços institucionais do Tribunal de Justiça para consolidar uma atuação mais humanizada, alinhada aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil e voltada à garantia dos direitos fundamentais.

Participaram ainda da reunião Jonathan Santiago, assessor especial da vice-governadoria, o juiz auxiliar da Presidência do TJAC, Giordane Dourado, e o secretário-geral do TJAC, Júnior Martins.

Presidente do TJAC, na oportunidade, convidou antecipadamente a vice-governadora para participar da 57ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais, que será sediado no Acre, em maio. Foto: Ingrid Kelly/Secom

57º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje)

O presidente do TJAC, na oportunidade, convidou antecipadamente a vice-governadora para participar da 57ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais, que será sediado no Acre, em maio.

“Recebemos com grande alegria a oportunidade de sediar este fórum, que tem relevante importância não apenas para o aprimoramento do conhecimento jurídico e o intercâmbio de experiências entre magistrados e operadores do Direito, mas também para a valorização da nossa cultura e o incentivo ao turismo local, e queremos desde já contar com a presença de vossa senhoria, contribuindo para o sucesso do evento”, falou.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em almoço reservado, Gladson recebe Nicolau Jr e Luiz Gonzaga
Propaganda

ACRE

Governo do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo

Publicados

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), participou, entre quarta-feira, 24, e esta sexta-feira, 26, do 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo), realizado no Auditório Paulo Nogueira Neto, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF).

Com o tema “Ações estratégicas e articuladas para implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo”, o evento reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de instituições de pesquisa, sociedade civil e setor privado, para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.

O simpósio ocorre em um momento de consolidação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei nº 14.944/2024, fortalecendo a articulação entre diferentes esferas de governo para reduzir a incidência e os impactos dos incêndios florestais no país.

Governo do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo. Foto: cedida

A engenheira florestal Ylza Lima ressaltou que a atuação integrada entre as instituições tem sido essencial diante dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos anos.

“O trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Crise e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle tem priorizado ações antecipadas para minimizar os impactos de fenômenos climáticos, como o El Niño, por meio do monitoramento das condições meteorológicas e da preparação das equipes que atuarão durante situações de emergência”, explicou.

Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, major Freitas destacou a experiência acreana por meio da Operação Fogo Controlado, força-tarefa coordenada pelo CBMAC que atua na prevenção, monitoramento, fiscalização e combate aos incêndios florestais e urbanos durante o período de estiagem.

“Nos últimos cinco anos, a Operação Fogo Controlado vem apresentando resultados expressivos, consolidando o Acre como referência nacional nas ações operacionais de prevenção e combate aos incêndios florestais”, enfatizou.

Delegação acreana levou as experiências e boas práticas para o 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo. Foto: cedida

O primeiro-tenente Castelo Branco, coordenador dos brigadistas florestais da Sema, destacou que a participação no simpósio contribui para o aperfeiçoamento das estratégias desenvolvidas pelo Estado.

“O Sinafogo fortalece as discussões e o intercâmbio de experiências voltadas à implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, permitindo que possamos aprimorar cada vez mais as ações executadas no Acre”, disse.

A programação do simpósio contou com palestras e painéis conduzidos por especialistas de todo o país, abordando temas como governança, prevenção, monitoramento, combate aos incêndios florestais, meteorologia aplicada ao manejo integrado do fogo e os impactos econômicos das políticas públicas relacionadas ao manejo integrado do fogo.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governadora Mailza entrega equipamentos hospitalares e reforça investimentos na saúde pública do Acre
Continue lendo

RIO BRANCO

ACRE

POLÍCIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA